Fechar menu lateral

I Simpósio de Preservação digital no TJMG

No dia 10 de março de 2020, nossas colegas Andréia de Freitas Rodrigues e Arlene Xavier Santos Costa estiveram presentes no  I Simpósio de Preservação digital no TJMG: Desafios e Prespectivas para a Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos. O evento, promovido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), teve como objetivo discutir a responsabilidade de servidores públicos diante da necessidade de preservação dos documentos digitais que têm crescido em volume e importância na sociedade.

Foram abordados assuntos como transformação digital, documentos digitais, implantação de rotinas e desenvolvimento de tecnologias para efetivar a gestão de documentos eletrônicos e sua preservação. Além disso, foi destacado o papel do gestor de informação documental frente aos novos desafios e os reflexos dessa nova realidade no âmbito das instituições públicas.

Cumprindo seu objetivo inicial, o Simpósio mostrou a importância da compreensão do cenário de transformação digital, que vem alterando de forma irreversível os processos de trabalho, e a responsabilidade legal dos servidores públicos quanto à preservação dos documentos digitais produzidos no exercício de suas atividades.

O evento evidenciou que a preservação e outras ações como organização e oferecimento de acesso ao cidadão são inerentes a todos os documentos, não importando se são criados ou recriados em meio digital.  Arlene e Andréia destacam que o trabalho com documentos, que estão em meio digital, apresenta alguns desafios e problemas específicos que devem ser atendidos sempre levando-se em conta a integração em sistemas de gestão da informação.

A imagem abaixo sugere o plano de gestão desenvolvido pelo TJMG:

seminário

 

Continue lendo sobre o simpósio.