Fechar menu lateral

Participação do Arquivo Central da UFJF em encontro nacional de arquivistas

Em novembro, os funcionários  do Arquivo Central, Alessandra Germano e David Sucar, participaram do VI Encontro Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior (Enarquifes). O evento aconteceu em Goiânia/GO e teve como propósito discutir a gestão e a preservação de documentos arquivísticos, em um ambiente de uso de sistemas eletrônicos, nessas instituições.

Segundo Alessandra, o Enarquifes é o melhor momento para os arquivistas das instituições federais de ensino superior (IFES) conhecerem a realidade de outras universidades e institutos federais proporcionando a troca de experiências e dividindo resultados de trabalhos bem sucedidos em suas instituições.

O Enarquifes é bianual e teve por base a apresentação dos estudos realizados por Grupos de Trabalho (GTs) temáticos formados no encontro anterior. Os temas foram Processo Eletrônico Nacional (PEN); Acervo Acadêmico; Classificação e Temporalidade; Repositórios Digitais Confiáveis e Plataformas de Acesso (RDC-Arq); Assentamento Funcional Digital (AFD), além de apresentações individuais sobre os trabalhos desenvolvidos, na área da informação, nas diversas universidades.

Neste encontro, a UFJF assumiu um GT sobre políticas institucionais de arquivos tendo como coordenadora do grupo a arquivista Alessandra Germano que, nos próximos dois anos, juntamente com outros arquivistas e técnicos de arquivo, estudará o tema para apresentação dos resultados no próximo Enarquifes.