Criação do assentamento funcional digital dos trabalhadores da UFJF

Está sendo digitalizado o assentamento funcional dos servidores da UFJF. O objetivo é criar uma cópia digital de cada pasta funcional, que existe em papel, na PROGEPE. As imagens criadas serão acessadas por meio do Sistema de Gestão Assentamento Funcional Digital (SGAFD) pelo pessoal autorizado.

Segundo a Escola Nacional de Administração Pública, esse sistema foi criado tendo em vista a “[…] relevância dos documentos que constam nas pastas funcionais dos servidores e empregados públicos do poder executivo federal” e a necessidade de acesso rápido e seguro  a esses documentos.  Entre outras peculiaridades, o sistema atende às “[…] exigências legais em relação à guarda e à preservação dos documentos”, facilita o acesso, subsidia tomada de decisão e resguarda direitos e deveres dos envolvidos.

Nessa perspectiva, recentemente a UFJF iniciou essa atividade, que está sendo realizada pela funcionária do Arquivo Central, Andrea Carneiro, e um bolsista, o que garante a proteção dos dados e uma grande economia de recursos para a instituição.

Leia também a portaria normativa.