Fechar menu lateral

Eventos passados

1. O Evento Inaugural do grupo Anthropos, foi uma palestra de Introdução à Antroposofia com  Prof. Emerson Rocha de Castro e Silva. Para assistir a gravação do evento, clique aqui.

Esse evento inicia uma série de palestras programadas para estudantes da UFJF e demais interessados acerca de temáticas fundamentais da Antroposofia. O propósito do encontro é nos acercar de um debate em torno da validade do pensamento antroposófico e o necessário elo entre o conhecimento acadêmico, propondo-se um paradigma no qual a Antroposofia se insere.  Este paradigma encontra sua influência no pensamento alemão, em especial na obra científica de Goethe. De certa forma, esse caminho nos leva a uma genealogia das ideias por ele apresentadas.  Aponta-se, então, o desenvolvimento de conceitos-chave que perpassam o fundamento filosófico da obra de Rudolf Steiner. A partir disso, explicitaremos como Rudolf Steiner percebia que as conquistas filosóficas alcançadas por ele deveriam ter um aspecto eminentemente aplicável à vida cultural humana e partindo dessa premissa é que ele aponta indicativamente uma estrutura geral sobre a qual se funda a Pedagogia Waldorf, situando-a em seu surgimento histórico. Chegando a este ponto, deve-se caracterizar a Pedagogia Waldorf em seus fundamentos psicológicos e metodológicos como uma forma pedagógica que está baseada no conhecimento das fases de desenvolvimento infanto juvenil cuja meta é a harmonização entre pensar sentir e querer, ou dito de outra forma, a formação humana integral – cognição, sensibilidade e espiritualidade. Em consonância com esta meta e com a filosofia que a sustenta, o currículo e a forma de elaborá-lo traz outrossim considerações sobre qual deveria ser o papel da ciência, da arte e da espiritualidade no desenvolvimento humano. Concluímos com a pergunta que orienta os trabalhos pedagógicos os quais apontam na direção de uma educação para o desabrochar de um ser humano autônomo em suas atividades e relações de forma que seja propiciada um espaço de autoeducação em sua vida adulta.

Professor Emerson Rocha

Graduado em Letras pela UECE (CE) com especialização em gramática  e literatura da língua portuguesa e inglesa, em Pedagogia pela UNAR, Araras (SP) e Psicologia pela UNIFAJ, Jaguariúna (SP). Mestre em Ciências da Religião pela PUC, Campinas. Atua na Escola Waldorf Veredas em Campinas (SP) onde foi professor de classe (2008 a 2015), hoje atua como professor do ensino médio (Literatura e Filosofia) e professor de Ensino Religioso no ensino fundamental. Trabalhou na Escola Municipal do Vale de Luz, em Nova Friburgo (RJ), como professor de classe (2001 a 2007) e como professor de inglês na Escola Waldorf Micael em Fortaleza (CE) (1998 a 2000). Na formação de adultos, é docente em cursos de fundamentação em Pedagogia Waldorf desde 2005. Atuou pelo Centro de Formação e Desenvolvimento Vale de Luz, em Nova Friburgo (RJ), coordenou o Curso de Fundamentação em Pedagogia Waldorf nos períodos de 2003 a 2007 e 2011 a 2015, bem como o projeto Café Pedagógico voltado para professores da rede municipal no período de 2005 a 2007. Atualmente, na coordenação do Centro de Formação Waldorf Clarice Lispector, em Juiz de Fora (MG).  Atua, também como professor convidado em outros núcleos. Trabalha com Tutoria e Assessoria em escolas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Membro do Fórum de Formadores e do Fórum de Tutores. Atualmente compõe a diretoria da FEWB (Federação das Escolas Waldorf no Brasil), a qual devemos especial agradecimento por ter disponibilizado a plataforma para a realização deste evento.

2. A segunda palestra foi com o Prof. Jonas Bach Jr. Para assistir, clique aqui.

No dia 17 de setembro às 16h, o Prof. Jonas apresentou a trajetória do  pensamento Antroposófico e o elo entre este conhecimento e as pesquisas acadêmicas. Clique aqui para assistir a gravação do evento. Jonas Bach Jr.  trabalha, desde fevereiro de 2017, como professor de Filosofia da Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), onde também desenvolve pesquisas relacionadas à Pedagogia Waldorf, à fenomenologia de Rudolf Steiner e ao âmbito biográfico. No PPGE da UFTM, orientando mestrandos e doutorandos, e supervisiona pós-doutorados. É também conselheiro da Faculdade Rudolf Steiner. Em 2019, organizou o livro A Educação Waldorf no Século XXI com a colaboração de diversos autores experientes na Pedagogia Waldorf. O eBook pode ser baixado gratuitamente na página da Biblioteca da Faculdade Rudolf Steiner. Tornou- se pós-doutor (2015) pelo Departamento de História e Filosofia da Educação, da Unicamp, com uma pesquisa sobre a fenomenologia de Goethe e a educação em Steiner. Na Unicamp, lecionou como Professor Participante no mestrado e doutorado em educação a disciplina Antropologia Filosófica e Educação. Seu doutorado foi sobre a filosofia da educação de Rudolf Steiner, onde abordou a Pedagogia Waldorf e sua relação com a liberdade, dialogando com o educador brasileiro Paulo Freire. Seu  estágio de doutorado foi realizado na Alanus Hochschule, com bolsa do Programa Capes-DAAD. No ramo das pesquisas acadêmicas, iniciou com um projeto sobre a educação ecológica na Pedagogia Waldorf, que se tornou uma dissertação de mestrado (UFPR). No ano de 2014, desenvolveu na Alemanha o Projeto Ecosofia, que vem sendo implantado no Brasil em 2015. Para mais informações sobre o Professor, clique aqui.

3. No dia 5 de novembro às 19h tivemos a presença do Dr. Ronaldo José de Lima Perlatto no Anthropos. Dr  Ronaldo é  Médico pela Universidade Federal de Juiz de Fora. e atua como médico Antroposófico há 40 anos. Presidiu a Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA Nacional). Docente dos cursos da ABMA Nacional e Regionais. Formado Aconselhador Biográfico é fundador e gestor da Escola Livre de Estudos Biográficos – São Paulo, atuando como coordenador e docente. Participou da fundação da Associação dos Aconselhadores Biográficos. Atua como coordenador de grupos biográficos há 25 anos. Parceiro do Instituto Eco Social. Membro do International Trainers Forum (ITF). Moderador do Comitê Multidisciplinar Antroposófico Brasil (CMA Brasil). Sua palestra versou sobre a contribuição da Antroposofia na compreensão do ser humano. As inscrições foram feitas no formulário da bio do Instagram. Para assistir a gravação do evento, clique aqui

4. No dia 30 de março às 19 horas recebemos a Professora  Vanda Elisa de Farias Roulino, que está na prática da Pedagogia Waldorf há 33 anos, sendo que seu último trabalho foi como professora no Jardim de infância na Escola Waldorf Veredas, Campinas, na qual também colaborou como docente no ensino médio nas disciplinas de filosofia e ensino religioso. Formou-se pelo Instituto de Educação do Ceará em 1988 com especialização em Educação Especial, posteriormente graduou-se em Pedagogia pela UVA – Universidade Estadual do Vale do Acaraú em 2001. Foi diretora da FEWB (Federação das Escolas Waldorf do Brasil) e uma das coordenadoras do Fórum de Formações desta Instituição. Sua palestra foi sobre o Desenvolvimento humano e o primeiro setênio. Para assistir a gravação do evento, clique aqui.

5. No dia 28 de abril às 19 h recebemos Ana Maria Zinsly Calmon, que foi Professora da Paineira Escola Waldorf em  Juiz de Fora por quinze anos, se formou Psicologia pelo IUP/SP, no  Curso de Filosofia – PUG/Roma, fez Especialização em Filosofia, História da Filosofia – PUG/Roma, também Especialização em Clínica Psicanalítica – IF/JF, Mestrado em Filosofia – PUG/Roma, Mestrado em Ciência da Religião – UFJF/MG e Doutorado em Ciência da Religião – UFJF/MG. Sua atuação principal é em  psicologia, hermenêutica filosófica, história da filosofia. Para ver a palestra sobre desenvolvimento humano e segundo setênio com a professora Ana Maria,  clique aqui.

6. No dia 9 de junho às 19h recebemos o Professor João Sant’ana, para falar sobre desenvolvimento  humano e terceiro setênio. Ele é biólogo, mestre em planejamento ambiental e professor Waldorf. Em sala de aulas há 12 anos, ele é atualmente o tutor no ensino médio da Escola Waldorf Veredas, além de tutor de professor de ensino médio em diferentes escolas Waldorf. João é também coordenador do Seminário de Formação de Professores Waldorf de Botucatu (SP) e coordenador do curso de pós-graduação “Pedagogia Waldorf e os desafios da Contemporaneidade”, da Faculdade Rudolf Steiner. Para ver a palestra clique aqui.

 

7. No dia 24 de outubro de 2022 às 13h recebemos a Professora Luciana Betti, para falar sobre “O papel do desenho  na construção do conhecimento”. Ela é artista plástica, ilustradora e professora. Trabalha com formação em pedagogia Waldorf  desde 1990. É coordenadora do seminário de formação de professores em Botucatu e coordenadora do curso de pós graduação em artes na faculdade Rudolf Steiner em São Paulo. Para ver a gravação do evento, clique aqui.

8. No dia 5 de dezembro às 14h recebemos a Professora Rosely Romanelli para falar sobre “O papel da arte no desenvolvimento cognitivo do ser humano.” Com graduação em Comunicação Social, mestrado e doutorado em Educação pela USP, a professora atualmente é professora adjunta da UNEMAT e líder do grupo de pesquisa em Pedagogia Waldorf e professora do PPG em Educação.

9. No dia 23 de março de 2023 às 19h tivemos a presença da Professora Verônica Calandra Martins para falar da “Linguagem das Cores”.  A Professora Verônica é artista plástica, desenhista projetista e Pedagoga Waldorf. Atualmente é professora de Artes da Escola Comunitária Municipal Vale de Luz. 

10. VI Congresso Brasil de Pedagogia Waldorf Clique aqui para ver a página do evento.

11. No dia 19 de outubro de 2023 às 19:30 tivemos a roda de conversa com o Professor Artur Andriolo, do Departamento de Zoologia da UFJF, para falar sobre o resgate da experiência da natureza no humano. Para rever o evento clique aqui.