Projeto Economia e Arte

No primeiro semestre letivo de 2021, iniciamos o Projeto Economia e Arte, cujos objetivos foram, por um lado, contribuir no aprimoramento do ensino de Economia no Ensino Médio e, por outro, incrementar a motivação pelo aprendizado por parte dos graduandos em Economia. Esta proposta vem de um caminho apontado na literatura acerca do uso da arte para o ensino da Economia, tendo então amplo suporte nas pesquisas sobre aprendizado ativo.

O campo de trabalho no Ensino Médio foi a Paineira Escola Waldorf em conjunto com estudantes de Economia da UFJF que se interessaram por conciliar o estudo da Economia com a Arte, mas o projeto pode se expandir para demais escolas que queiram fazer esta parceria.

A escolha da Escola Paineira deve-se ao fato de seu currículo ser todo permeado por atividades artísticas, pois desde muito cedo seus estudantes tem experiências nas mais diversas formas de expressão pela pintura, desenho, escultura, música, poesia, literatura, dança, circo, teatro,  marcenaria, proporcionando muitos caminhos de desenvolvimento individual e social.

Assim, com este projeto, além de ampliar o entendimento das questões em Economia, podemos contribuir para o diálogo entre os estudantes de diferentes universos intermeado pelo caminho da arte. Esperamos, com isso, dar aos alunos da graduação e do ensino médio um espaço de criação para o entendimento da Economia no seu plano fraterno e não somente financeiro.

No segundo semestre de 2021 tivemos inclusive a participação de ex-alunas da Faculdade de Economia, Dryelli Jales Costa (que trouxe o tema água virtual) e Marina Marques (que falou sobre desigualdades salariais no  mercado de trabalho).

Para ver os primeiros trabalhos artísticos dos alunos, clique aqui

As últimas oficinas do Projeto Economia e Arte foram dedicadas ao entendimento da invisibilidade no mercado de trabalho. Foi feito um relato da mãe de uma aluna do grupo que trabalha como Margarida e que foi entrevistada pela filha. Após o belo depoimento dela, os alunos fizeram uma carta que depois se tornou uma carta para todo(a)s Garis e Margaridas. Para ler a carta, clique  aqui.

Em junho de 2024 iremos oferecer oficinas para professores(as) de ensino médio! Clique aqui para maiores informações.

Professoras Coordenadoras em 2024

Gabriela Machado

Gisele Ogera

Silvinha Vasconcelos