Fechar menu lateral

Livros

 Ambiente Construído – Estratégias sustentáveis

Organizadores: Maria Teresa Barbosa; Maria Manuela de Almeida; José Alberto Barroso Castañon;

EDITORA UFJF

Ano: 2019

ISBN 978-85-93128-54-7

Os diferentes tópicos abordados neste livro buscam suprir os leitores das diferentes áreas de atuação no setor. assim, os autores tiveram a liberdade na abordagem dos assuntos que lhe foram destinados, respeitando as especialidades de cada um. além disso, há que se destacar a pluralidade de pontos de vista apresentados, decorrentes tanto do caráter multidisciplinar dos artigos quanto do intercâmbio luso-brasileiro, que a engrandece a obra.

 

 Arquitetura e Urbanismo em Juiz de Fora

Organizadores: Klaus Chaves Alberto; Antonio Colchete ; Frederico Braida e José  Gustavo Abdalla.

EDITORA: UFJF – e-book

Ano: 2019

ISBN: 978-85-7878-183-5

“Neste livro, destacamos um conjunto de temas-chave sobre os usos dos edifícios que foram construídos na cidade e que são, certamente, parte da identidade local. Conhecer um pouco mais sobre alguns períodos históricos e as ações que se deram no espaço através de empreendimentos arquitetônicos é permitir que história e memória se fortaleçam como fundamentos que enriquecem uma sociedade. Portanto, neste primeiro volume, destacamos quatro usos que consideramos fundamentais para o surgimento, o crescimento e a solidificação da cidade como locus simbólico da vida urbana: a habitação, o comércio, os edifícios para a saúde e as escolas”.

Geomática na prática

Autor: Cézar Henrique Barra Rocha

EDITORA: CRV

Ano: 2019

ISBN: 978-85-444-1245-9

A Geomática dá suporte para planejamento, apoio e execução de levantamentos da superfície terrestre com a finalidade de espacialização de quaisquer entidades e eventos em sistemas de projeção e coordenadas oficiais. Portanto, a 1ª parte deste livro aborda os fundamentos dessa Ciência: Geodésia, Cartografia, Fotogrametria, Sensoriamento Remoto, GNSS, SIG, MDT e algumas metodologias de avaliação ambiental. A 2ª parte, prática, apresenta um “cardápio” para montagem de bases de dados de acesso livre para diferentes aplicações. Baseado no software ArcGIS, são apresentados menus passo a passo de “como fazer” carta índice, cartas de hidrografia (nascentes e córregos), vias de transporte e curvas de nível a partir de dados do IBGE e DSG; mosaicos através de imagens gratuitas do GoogleEarth Pro, Basemap da ESRI, Bing da Microsoft, e Google Earth Images Downloader. Sistemas de radar como o ALOS/Palsar, com resolução espacial de 12,5 m e o SRTM com 30 m do Earthdata da NASA, disponibilizam MDEs que permitem geração de cartas hipsométricas, declividade, modelos 3D, de sombreamento, e hidrológicos com drenagem e bacias. Para geração de cartas de uso da terra, abordam-se dois sistemas de satélite gratuitos: Sentinel-2, da ESA, com resolução de 10 m é o mais indicado para produtos atuais; para séries mais antigas e com tutorial de correção atmosférica e de sombras, apresenta-se o Landsat 5 e 8. É possível fazer monitoramentos desde os anos 80, conseguindo mais de 30 anos de pesquisas sobre modificações na paisagem. Por fim, ainda é possível cartografar as Áreas de Preservação Permanente – APPs hídricas, de encostas e topos de morros com base nos códigos florestais antigo (Lei Federal 4771/1965) e novo (Leis Federais 12.651/2012 e 12.727/2012) mostrando, comparativamente, as alterações dessas paisagens após essas mudanças

 

 

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL : CONTRIBUTO DAS FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO

Organizadores: Maria Teresa Barbosa; Maria Manuela de Almeida

EDITORA: CRV

Ano: 2017

ISBN: 978-85-444-1245-9

Muitos países possuem (ou estão em processo de desenvolvimento) métodos de avaliação de sustentabilidade aplicáveis à indústria da construção civil que determinam critérios e orientam os profissionais em prol da “construção verde”; apresenta-los e analisa-los propondo a redução das inconsistências existentes é o principal objetivo desse livro.

 

 101 Conceitos de Arquitetura e Urbanismo na era digital

Autor/ Organizadores: Fernando Lima; Frederico Braida; Juliane Fonseca; Vinicius Morais.

Editora: ProBooks
Ano: 2016
ISBN:9788561453503

O livro 101 Conceitos de Arquitetura e Urbanismo na Era Digital é uma coleção exemplar de verbetes, escrita e organizada por professores e pesquisadores que são conhecedores das novas tecnologias e conectados com a realidade da academia e do mercado, no Brasil e na América Latina. Como se trata de um guia de referência único em língua portuguesa, acreditamos que ele tem tudo para ser uma indicação obrigatória por professores de disciplinas ligadas à tecnologia nas escolas técnicas e faculdades de Arquitetura e Engenharia em todo o país.

 

A Supremacia do Pedestre

Autores: Fábio Fonseca; Antonio Colchete Filho

Editora: FUNALFA/ JF

Ano: 2014

ISBN: 978-85-7878-181-1

 “Dentro do contexto contemporâneo, em que se discute a degradação dos centros urbanos, esse livro constitui um estudo sobre os espaços públicos e sua importância para a qualidade da área central de Juiz de Fora. Neste caso, os espaços públicos se destacam por sua função na manutenção da vivacidade que reafirma o Centro e o torna capaz de congregar diversas funções, mantendo-o com referencial para toda a cidade. A abordagem metodológica sugerida apresenta uma classificação tipológica bem estruturada, apontando para a formação de um sistema coeso e vital pelos espaços estudados. A pesquisa desenvolvida com foco sobre os calçadões abarca um histórico geral sobre a evolução do espaço público voltado ao pedestre e, especificamente, sobre o movimento da transformação de ruas em calçadões, a exemplo de diversas cidades no mundo. Para os calçadões de Juiz de Fora, a análise de seus projetos de reurbanização, bem como o levantamento dos motivos e condições em que se deram cada uma das intervenções urbanas, apresenta um panorama detalhado que contribui para a memória social, urbana e paisagística da cidade. Portanto, esta obra de linguagem simples e direta é recomendável para alunos e pesquisadores interessados na temática abordada, e também para a comunidade de Juiz-forana em geral, auxiliando na construção de um olhar mais aguçado sobre ruas significativas e marcantes para a formação de uma cultura urbana”.
Prof. Dr. José Gustavo Francis Abdalla

 

Ambiente Construído e sua Sustentabilidade

 Organizadoras: Maria Teresa Barbosa; Maria Manuela de Almeida

EDITORA: UFJF

Ano: 2014

ISBN: 978-85-7672-208-3

Este livro se sintetiza nas três fases que compõem o Ambiente Construído na indústria da Construção Civil, a saber: o Projeto, a Técnica e a Gestão. Os diversos tópicos abordados buscam suprir os leitores com um panorama acerca da sustentabilidade na construção civil. Os estilos são diversos e foram respeitados, pois os autores tiveram a liberdade na abordagem dos assuntos que lhe foram destinados, respeitando as especialidades de cada um, bem como a internacionalização do conhecimento, conferindo um caráter multidisciplinar a presente obra, com uma variedade de ponto de vista luso-brasileiro que a engrandece. 

 

 

Por que design é linguagem?

Autor: Frederico Braida e Vera Lúcia Nojima.
Editora: Rio Book’s
Ano: 2014
ISBN: 978-85-61556-67-9

As abordagens dentro do campo do design nem sempre têm tratado o termo “linguagem” com o cuidado e com a precisão requeridos, ou então, repetem-se os modelos que propõem adaptações simplistas e mecanicistas dos conceitos desenvolvidos dentro do campo da linguística. Parafraseando Garroni (1972, p.55), quando buscava compreender o cinema como linguagem, o objetivo deste livro é tentar esclarecer em quais sentidos são legítimos os usos do termo linguagem, quando se trata do campo do design. Em razão de sua abordagem didática, o livro é apontado como uma ferramenta acadêmica, indicado para alunos de graduação, pós-graduação e professores.

 

Tríades do design: um olhar semiótico sobre a forma, o significado e a função.

Autor: Frederico Braida 
Editora: Rio Book’s
Ano: 2014
ISBN: 978-85-61556-76-9

Conforme reiterado ao longo de todo o texto, a semiótica de Charles Sanders Peirce nos possibilita refletir sobre o design, como fenômeno de linguagem e sobre os seus três principais fundamentos: forma, significado e função. O que procuramos fazer neste livro foi evidenciar como o escopo amplo e abstrato das categorias peirceanas, primeiridade, secundidade e terceiridade, constituem o substrato das articulações entre os fundamentos do design supracitados, as dimensões semióticas da linguagem e do design, sintática, semântica e pragmática, e a funções do design estética, simbólica e prática. Assim foram estabelecidas e correlacionadas as tríades do designo.

 

   

   Ambiente Construído – Projeto, Técnica e Gestão

Organizadores: José Alberto Castañon; M. Aparecida Steinherz Hippert; M. Teresa  Barbosa

EDITORA TEMPLO

Ano: 2013

ISBN: 978-85-98026-44-2

 

 

 

Volta Voltar Seta - Gráfico vetorial grátis no Pixabay