Fechar menu lateral

Infraestrutura

Recursos de Informática:

O programa possui um Gabinete de Pesquisa exclusivo para seus alunos, climatizado, equipado com 16 estações de trabalho individuais equipadas com computador com acesso à internet e com programas básicos necessários ao desenvolvimento de suas pesquisas.

Além do Gabinete de Pesquisa, os pós-graduandos contam com dois laboratórios de informática dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção da UFJF que possuem softwares instalados e computadores de alto desempenho para experimentações com simulação. Tais laboratório contam com 25 computadores cada um.

Deve-se, ainda, considerar as Salas Virtuais de Reunião (SVR) equipadas com a estrutura necessária para a realização de vídeo conferência. Essas salas encontram-se no CEAD – Centro de Ensino à Distância da UFJF e estão disponíveis (sob agendamento) para o programa e viabilizam a realização de bancas de defesa de dissertação de mestrado e demais participações de professores colaboradores externos à instituição.

 

Biblioteca:

O Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) da Universidade Federal de Juiz de Fora é responsável pelo gerenciamento das 16 bibliotecas da Instituição (Biblioteca Universitária e 15 bibliotecas setoriais com acervos especializados), dispondo de espaços destinados para estudo com 359 assentos na Biblioteca Universitária e 1440 nas bibliotecas setoriais. O CDC conta com 43 servidores técnico-administrativos e também 37 colaboradores terceirizados, possuindo inclusive alguns membros da equipe treinados na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

As bibliotecas oferecem os seguintes serviços: orientação para consulta ao acervo, empréstimo de obras, treinamento para buscas no Portal de Periódicos CAPES e outras bases científicas, curso de gerenciamento de referências bibliográficas (END NOTE), comutação bibliográfica (COMUT), Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos (SCAD), Normalização e Elaboração de Ficha Catalográfica, além dos centros de informática onde é disponibilizado o acesso a vários computadores para o público interno e externo à Instituição. Possuem redes de internet sem fio, biblioteca digital online de serviço público e acesso ao Portal CAPES de Periódicos.

O acesso ao Portal de Periódicos CAPES adquiriu serviços de bibliotecas digitais como: (1) Biblioteca Virtual Pearson que dispõe de E-books da área multidisciplinar; (2) ABNT Coleção (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que regulamenta trabalhos e publicações de ordem intelectual e científica em todas as áreas do conhecimento; (3) JSTOR que é considerado um dos melhores acervos de periódicos e monografias do mundo na área multisdisciplinar; (4) Atheneu Livros Eletrônicos com acervos dedicados à área da saúde. Essa biblioteca virtual dispõe de bibliografias atualizadas e supre a limitação de armazenamento físico das bibliotecas, bem como permite o acesso direto e simultâneo aos livros. O aluno do programa poderá acessar as bibliotecas virtuais com seu número de matrícula através do sistema “SIGA Ebooks”, podendo fazer download dos conteúdos e imprimir até 50% do conteúdo do livro.

A UFJF disponibiliza, periodicamente, recursos que visam atualizar o acervo bibliográfico através de Editais específicos. O Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) da instituição possui um repositório de teses e dissertações produzidas internamente, denominado BDTD-UFJF, o qual está integrado a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, cujo objetivo é disponibilizar na rede a produção acadêmica da UFJF.

Acervo físico por área de conhecimento é dividido em: Ciências da Saúde (Número de obras superior a 11.000); Ciências Biológicas (Número de obras superior a 4.000); Ciências Humanas (Número de obras superior a 57.000), Ciências Sociais (Número de obras superior a 23.000); Ciências Exatas (Número de obras superior a 10.000); Engenharia (Número de obras superior a 6.000); Letras (Número de obras superior a 26.000),  Biblioteca Virtual Multidisciplinar; Atheneu: Saúde e Medicina; ABNT: toda a coleção de normas técnicas da ABNT; JStor: Multidisciplinar. Há uma forte política de expansão do acervo do CDC, especialmente, para os   programas de pós-graduação por meio de editais internos de aquisição de títulos e por meio da participação de editais externos como o da FAPEMIG.

Por último, destaca-se que o horário de funcionamento tanto da Biblioteca Universitária, conhecida como Biblioteca Central é: segunda à sexta-feira:  7:00 hs às 22:00hs / sábado – 8:00hs às 12:00h quanto as Bibliotecas setoriais: segunda à sexta-feira de 8:00 hs às 18:oohs, o que permite que os usuários acesso ao acervo e consultas em turnos variados.

 

Laboratórios:

Pelo caráter multidisciplinar do PROAC, o programa desfruta de uma ampla estrutura de laboratórios localizados tanto na Faculdade de Engenharia quanto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – ambas concentradas em uma única plataforma da UFJF, o que facilita o fácil acesso a esses espaços. Considerando a multidisciplinaridade do curso, há possibilidade do uso de outros laboratórios situados nos demais setores da UFJF.

Os laboratórios localizados na plataforma onde se localiza o PROAC podem ser divididos em dois grandes grupos:

– Laboratórios de Pesquisa: espaços que concentram núcleos de pesquisa coordenados pelos professores do PROAC, equipados com recursos digitais e espaços de reunião para que os alunos da pós- graduação possam desenvolver suas atividades em inter-locução direta com outros pesquisadores pós- doutores, professores visitantes, mestrandos, bolsistas de iniciação científica entre outros membros dos núcleos.

– “Laboratório de Ensino e Pesquisa”: Laboratórios temáticos que compartilham as funções de ensino e pesquisa para a graduação e pós-graduação. Esses espaços possuem equipamentos que permitem os mais variados ensaios, testes e simulações que possibilitam o desenvolvimento de estudos experimentais mais aprofundados nas diversas áreas de atuação do mestrado. Esses laboratórios estão vinculados ao programa por meio de seus professores .

Cabe destacar que esses “Laboratórios de ensino e pesquisa”, bem como os demais existentes nos diversos setores da UFJF possibilitaram o desenvolvimento das dissertações experimentais que resultaram no desenvolvimento de pedidos de patente de Inovação Tecnológica registradas junto ao INPI.

 

Outras Informações:

O programa localiza-se na Faculdade de Engenharia que, como dito, compartilha com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo a mesma plataforma do Campus da UFJF o que facilita o fácil acesso aos espaços de pesquisa e de estudo, inclusive a biblioteca setorial. O programa constitui-se espacialmente por uma sala de aula (com data show) para realização das suas atividades docentes, o gabinete de pesquisas para os pós-graduandos, uma sala de reuniões e uma secretaria/ coordenação.

O apoio administrativo é feito por uma funcionária do quadro permanente da UFJF. Para as atividades de maior público o PROAC utiliza o centro de eventos da Faculdade de Engenharia que é composto por 4 auditórios de tamanhos variados equipados com data show sendo que um deles possui cabine de tradução simultânea.

Volta Voltar Seta - Gráfico vetorial grátis no Pixabay