O programa possui um Gabinete de Pesquisa exclusivo para seus alunos, climatizado, equipado com 16 estações de trabalho individuais equipadas com computador com acesso à internet e com programas básicos necessários ao desenvolvimento de suas pesquisas.
Além do Gabinete de Pesquisa, os pós-graduandos contam com dois laboratórios de informática dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção da UFJF que possuem softwares instalados e computadores de alto desempenho para experimentações com simulação. Tais laboratório contam com 25 computadores cada um.
Há, ainda, as Salas Virtuais de Reunião (SVR) equipadas com a estrutura necessária para a realização de vídeo conferência. Essas salas encontram-se no CEAD – Centro de Ensino à Distância da UFJF e estão disponíveis (sob agendamento) para o programa e viabilizam a realização de bancas de defesa de dissertação de mestrado e demais participações de professores colaboradores externos à instituição.
O Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) da Universidade Federal de Juiz de Fora é responsável pelo gerenciamento das 16 bibliotecas da Instituição (Biblioteca Universitária e 15 bibliotecas setoriais com acervos especializados), dispondo de espaços destinados para estudo com 359 assentos na Biblioteca Universitária e 1440 nas bibliotecas setoriais. O CDC conta com 43 servidores técnico-administrativos e também 37 colaboradores terceirizados, possuindo inclusive alguns membros da equipe treinados na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
As bibliotecas oferecem os seguintes serviços: orientação para consulta ao acervo, empréstimo de obras, treinamento para buscas no Portal de Periódicos CAPES e outras bases científicas, curso de gerenciamento de referências bibliográficas (END NOTE), comutação bibliográfica (COMUT), Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos (SCAD), Normalização e Elaboração de Ficha Catalográfica, além dos centros de informática onde é disponibilizado o acesso a vários computadores para o público interno e externo à Instituição. Possuem redes de internet sem fio, biblioteca digital online de serviço público e acesso ao Portal CAPES de Periódicos.
O acesso ao Portal de Periódicos CAPES adquiriu serviços de bibliotecas digitais como: (1) Biblioteca Virtual Pearson que dispõe de E-books da área multidisciplinar; (2) ABNT Coleção (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que regulamenta trabalhos e publicações de ordem intelectual e científica em todas as áreas do conhecimento; (3) JSTOR que é considerado um dos melhores acervos de periódicos e monografias do mundo na área multisdisciplinar; (4) Atheneu Livros Eletrônicos com acervos dedicados à área da saúde. Essa biblioteca virtual dispõe de bibliografias atualizadas e supre a limitação de armazenamento físico das bibliotecas, bem como permite o acesso direto e simultâneo aos livros. O aluno do programa poderá acessar as bibliotecas virtuais com seu número de matrícula através do sistema “SIGA Ebooks”, podendo fazer download dos conteúdos e imprimir até 50% do conteúdo do livro.
A UFJF disponibiliza, periodicamente, recursos que visam atualizar o acervo bibliográfico através de Editais específicos. O Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) da instituição possui um repositório de teses e dissertações produzidas internamente, denominado BDTD-UFJF, o qual está integrado a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, cujo objetivo é disponibilizar na rede a produção acadêmica da UFJF.
Acervo físico por área de conhecimento é dividido em: Ciências da Saúde (Número de obras superior a 11.000); Ciências Biológicas (Número de obras superior a 4.000); Ciências Humanas (Número de obras superior a 57.000), Ciências Sociais (Número de obras superior a 23.000); Ciências Exatas (Número de obras superior a 10.000); Engenharia (Número de obras superior a 6.000); Letras (Número de obras superior a 26.000), Biblioteca Virtual Multidisciplinar; Atheneu: Saúde e Medicina; ABNT: toda a coleção de normas técnicas da ABNT; JStor: Multidisciplinar. Há uma forte política de expansão do acervo do CDC, especialmente, para os programas de pós-graduação por meio de editais internos de aquisição de títulos e por meio da participação de editais externos como o da FAPEMIG.
Por último, destaca-se que o horário de funcionamento tanto da Biblioteca Universitária, conhecida como Biblioteca Central é: segunda à sexta-feira: 7h às 22h e sábado – 8h às 12h e quanto às Bibliotecas setoriais: segunda à sexta-feira de 8h às 18h, o que permite que os usuários acesso ao acervo e consultas em turnos variados.
Pelo caráter multidisciplinar do PROAC, o programa desfruta de uma ampla estrutura de laboratórios localizados na Faculdade de Engenharia – concentrados 4ª plataforma da UFJF, o que facilita o fácil acesso a esses espaços. Considerando a multidisciplinaridade do curso, há possibilidade do uso de outros laboratórios situados nos demais setores da UFJF.
Os laboratórios localizados na plataforma onde se localiza o PROAC podem ser divididos em dois grandes grupos:
Cabe destacar que esses Laboratórios de ensino e pesquisa, bem como os demais existentes nos diversos setores da UFJF, possibilitaram o desenvolvimento das dissertações experimentais que resultaram no desenvolvimento de pedidos de patente de Inovação Tecnológica registradas junto ao INPI.
O programa localiza-se na Faculdade de Engenharia na 4ª plataforma do Campus da UFJF o que facilita o acesso aos espaços de pesquisa e de estudo, inclusive a biblioteca setorial. O programa constitui-se espacialmente por sala de aula (com data show) para realização das suas atividades docentes, gabinete de pesquisas para os pós-graduandos, sala de reuniões e secretaria/coordenação.
O apoio administrativo é feito por um funcionário. Para as atividades de maior público o PROAC utiliza o centro de eventos da Faculdade de Engenharia que é composto por 4 auditórios de tamanhos variados equipados com data show sendo que um deles possui cabine de tradução simultânea.