O conceito de Ambiente Construído se configura como uma fértil área de conhecimento, pois considera a articulação das áreas de gestão, projeto e técnicas no seu processo de criação e consolidação. Nesse sentido, a presença do trabalho profissional de áreas distintas, no conjunto das etapas que organizam o ambiente construído, assume como sua base fundante a questão da habitabilidade e sustentabilidade em suas expressões e particularidades em prol do desenvolvimento sustentável.
Nessa perspectiva de unidade torna-se relevante considerar que áreas distintas convergem a um ponto comum. Sua atuação na formulação e gestão, bem como as alianças que se estabelecem no seu contexto, resultam na perspectiva de sua ampliação crescente e realçam sua importância.
Desta forma, o profissional e pesquisador formado, possui uma capacitação que lhe permite a atuação além das fronteiras específicas das engenharias e arquitetura, com a possibilidade de atuação profissional e acadêmica em pesquisa que permite a integração de conhecimentos e a permeabilidade entre as três linhas de pesquisa (Gestão, Projeto e Técnicas).
O acompanhamento dos egressos é feito pelo PROAC por meio de um formulário eletrônico enviado a todos, bem como pela consulta ao currículo Lattes. Sendo assim, tona-se possível avaliar a inserção profissional e acadêmica dos egressos e o alcance geográfico do programa.