Fechar menu lateral

CAPES APROVA MESTRADO NA UFJF

 

Corpo docente do Mestrado em Ambiente Construído

 

a

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) obteve a aprovação da CAPES para oferecer o curso de Mestrado em Ambiente Construído, que será desenvolvido pela Faculdade de Engenharia. A expectativa é de que ocorra uma grande procura, visto que é um mestrado multidisciplinar, englobando as áreas de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo.

Para o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Luiz Carlos Ferreira de Andrade, a região, que tem várias unidades a acadêmicas de Arquitetura, carecia de uma Pós-Graduação Stricto Sensu. Segundo ele, a luta para a implantação desse curso durou dois anos. “Acho que todos nós estamos de parabéns, principalmente a equipe da Engenharia e da Arquitetura que vê, agora, a nossa persistência ser coroada com êxito.” Ele informou, ainda, que há mais seis mestrados e quatro doutorados esperando por aprovação na CAPES.

Segundo a coordenadora de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, Maria Teresa de Assunção Freitas, com essa aprovação subiu para 24 o número de cursos oferecidos pela UFJF. “Essa aprovação é muito importante tanto para a cidade como para a região. A criatividade da proposta foi muito elogiada pela CAPES. O curso terá uma abordagem multidisciplinar das problemáticas do ambiente construído.” Ela lembrou ainda, que a aprovação, no dia 17 de agosto, veio como um presente para a Faculdade de Engenharia, pois, nesta data, ela comemorava 95 anos de existência.

Aprovado pela CAPES com Conceito 3, o Mestrado em Ambiente Construído terá 15 vagas e a aulas terão início em março de 2010. O corpo docente é formado por 12 professores permanentes da UFJF.

A coordenadora do curso e professora da Engenharia Civil, Maria Teresa Gomes Barbosa, ressalta que a idéia de criação do mestrado partiu da necessidade de preencher uma lacuna existente na área. “Ele tem por objetivo a integração entre o projeto, a técnica e a gestão do ambiente construído. A expectativa é grande visto que faltava um mestrado acadêmico na região de Juiz de Fora e o curso vai atender a esse público.” Segundo ela, as datas ainda serão definidas, mas a expectativa é de que as inscrições ocorram em outubro e a seleção em novembro e dezembro.

Para o professor Márcio Marangon, do Departamento de Transportes e Geotécnica da Faculdade de Engenharia e membro do corpo docente do Mestrado em Ambiente Construído, o curso é uma grande oportunidade para alavancar boa parte da Engenharia Civil. “Temos um envolvimento inicialmente de dois departamentos que correspondem a três grandes áreas de atribuição profissional, e isto será extremamente positivo para o grupo de docentes da Engenharia Civil. Outro aspecto interessante é a integração da Engenharia Civil com a Engenharia de Produção e com a Arquitetura e Urbanismo. Envolve três grandes cursos, o que vai permitir a qualificação de um profissional com este diferencial de integração de conhecimento nessas várias áreas profissionais.”

Outras informações:
(32) 2102-3994 (Pós-Graduação Stricto Sensu)
(32) 2102-3405 (Coordenação do Mestrado em Ambiente Construído – Faculdade de Engenharia)
www.propg.ufjf.br/

www.ufjf.br/ambienteconstruido