Entrega do material foi realizada na sede do Departamento de Serviços Funerários e Cemitérios de GV (Foto: Divulgação)

O departamento de Odontologia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) repassou na última quinta-feira, 8, 4.200 luvas e 2.700 máscaras para o Departamento de Serviços Funerários e Cemitérios da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.

A demanda surgiu em reunião do Conselho Municipal de Saúde. A partir de então o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Governador Valadares entrou em contato com o programa de extensão Covid Zero, que, por sua vez, viabilizou o repasse junto ao departamento de Odontologia da UFJF-GV. “Já tínhamos encaminhado 80 face shields, mas com este repasse adicional atendemos a demanda de forma mais completa. Considero indispensável esta rede de apoio criada para atender as necessidades dos serviços públicos, pois temos ciência das dificuldades para aquisição de equipamentos de proteção em um cenário de escassez de insumos pela elevada demanda causada pela pandemia atual. Neste cenário, precisamos da máxima sinergia dos atores públicos do município, estado e união para combatermos a disseminação Covid-19″, destacou Peterson Andrade, coordenador do Covid Zero.

A iniciativa busca reforçar a proteção dos 80 servidores municipais do departamento que realizam os procedimentos para os enterros das vítimas da Covid-19. Ciente da desgastante realidade, a professora Mariane Floriano Lopes Santos Lacerda, agradeceu, em nome do departamento de Odontologia, o empenho e dedicação que o Departamento funerário do Município desenvolve desde o início da pandemia. “A fim de contribuir para que a saúde dos funcionários seja preservada com a maior seguridade possível, repassamos EPIs (luvas e máscaras) do Departamento e desejamos que o enfrentamento ao COVID-19 seja minimizado e finalizado o mais breve possível”, ressaltou.

De acordo com Jurandir Almeida Nicolau, diretor do Departamento de Serviços Funerários e Cemitérios de Governador Valadares, o material será fundamental para a rotina de atividades dos servidores. “Em razão da pandemia, tem havido um atraso na entrega dos equipamentos adquiridos pelo Município e, diante desse contexto, a doação da UFJF-GV veio em boa hora. Desde que assumi a diretoria do Departamento, o aumento no número de óbitos em razão da pandemia tem trazido um desgaste muito grande para os funcionários, diante do sofrimento das famílias atendidas no Departamento.”

Além dos itens de proteção, o programa Covid Zero viabilizou o envio de materiais educativos disponíveis no Instagram do Programa e uma cartilha para o uso correto dos face shields. Confira!