Reunir pessoas para discutir, junto a cientistas, temas importantes da atualidade: este é o objetivo do Pint of Science (Foto: Divulgação)

Reunir pessoas em bares para discutir, junto a cientistas, temas importantes da atualidade: este é o objetivo do Pint of Science (Foto: Divulgação)

Não são poucos os questionamentos em relação à ciência e a necessidade de discutir temas atuais com pesquisadores que possam falar com propriedade sobre eles — que tal, então, reunir o útil ao agradável e conversar com cientistas renomados em um bar, sem a necessidade da formalidade acadêmica e com direito a bebidas e aperitivos? Esse é o objetivo do Pint of Science, o festival internacional de divulgação científica que chega pela primeira vez em Juiz de Fora.

Investido em promover um bate papo informal entre quem faz ciência e o grande público, o evento não impõe a necessidade de inscrição, de pagamento ou de reserva para participar — é só marcar de encontrar em um dos bares que participam da programação do festival. O Pint of Science conta com a organização da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e, ao longo de três dias, 14, 15 e 16 de maio, passa por três bares em diferentes pontos da cidade, abordando temas diversos em cada um deles. No primeiro dia do evento, os assuntos abordados são drogas, fake news e como o conceito de loucura é tratado em sociedade.

A “loucura” na sociedade
O bar Na Garganta recebe a jornalista Daniela Arbex e a psicóloga e psicanalista Rita de Cássia Almeida para uma conversa que questiona a forma como a sociedade aborda o que é considerado como loucura. Qual seria a melhor maneira de lidar com essas pessoas que não se encaixam no que é considerado o padrão social? Enquanto Rita discute a medicalização da vida como uma forma atual de encarar o mal-estar, Daniela discorre sobre as histórias por trás do maior hospital psiquiátrico brasileiro, responsável pela internação compulsória de milhares de pessoas durante décadas de funcionamento, retratado no livro “Holocausto brasileiro”. O painel começa às 19h30 e segue até às 21h. O Na Garganta fica localizado na avenida Barão do Rio Branco, 267, bairro Manoel Honório.

Drogas — um bate papo multidisciplinar
Também no primeiro dia do evento, o Arteria – Fábrica de Cultura recebe um dos consultores da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, Telmo Mota Ronzani, e o especialista no uso de tecnologia para prevenir o uso abusivo de álcool, Leonardo Fernandes Martins. Eles serão os responsáveis por conduzir a conversa sobre uma das temáticas mais complexas e relevantes da atualidade: drogas. Mas como e por quê esse assunto ganhou tanta notoriedade? Quais os reais impactos delas para a saúde ou para a sociedade? O que está por trás do discurso das guerras às drogas e quais as evidências que temos sobre isso? Estas e outras questões serão debatidas considerando a realidade brasileira e latino-americana. O painel começa às 19h30 e segue até às 21h. O Arteria fica localizado na rua Chanceler Oswaldo Aranha, 545, bairro São Mateus.

Fake news e pós-verdade
Em um contexto em que fatos objetivos têm menos influência sobre a opinião pública do que apelos à emoção e às crenças pessoais, o fenômeno das fake news encontra um campo fértil para se propagar, impactando até mesmo grandes eleições no mundo. Os convidados para debater este tema são ambos professores da UFJF: o doutor em Ciência Política e Sociologia, Paulo Roberto Figueira Leal, e o doutor em Filosofia, Fábio Fortes. Enquanto o primeiro discute o que são as notícias e, portanto, aponta criticamente os problemas do sentido de fake news, o segundo aborda o que podemos aprender com Platão para fugirmos das armadilhas do discurso, além dos desafios para moldar nossos posicionamentos. O painel acontece a partir das 19h30 e segue até às 21h, no Brauhaus Zeppelin, localizado na rua Roberto Stiegert, 21, bairro São Pedro.

Segundo dia do Pint of Science: terrorismo, células-tronco e música

Terceiro dia do Pint of Science: tecnologia, africanidades, gênero e sexualidade