2017relatorioA gestão “Reconstruir a UFJF” assumiu a Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em abril de 2016. Um dos principais compromissos de campanha, à época, era de oferecer transparência às atividades desenvolvidas pela Administração Superior, tornando possível a participação da comunidade acadêmica nas tomadas de decisão que envolvem a Universidade. Esta série de reportagens apresenta um balanço do que foi realizado em 2017 e as perspectivas para o próximo ano, a partir das informações e ações das pró-reitorias e diretorias de gestão acadêmica. Nesta quarta matéria, destaque para o trabalho da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) .

A  Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) trabalhou, ao longo de 2017, para dar continuidade ao que a Reitoria já havia sinalizado, desde que a gestão “Reconstruir a UFJF” assumiu a Administração Superior. “Logo no início da gestão, criamos o Fórum Permanente de Avaliação, Discussão e Orientação da Política de Assistência Estudantil, composto paritariamente por membros indicados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e por servidores da Proae, com intuito de institucionalizar a participação dos estudantes nas decisões relacionadas à política de assistência estudantil da Universidade”, destaca o pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Freitas.

Marcos Freitas: “Esse foi um grande marco (a moradia estudantil), não só para o ano de 2017, como para a história do movimento estudantil, visto que isso é uma demanda que há muitas décadas vinha sendo pleiteada pelos estudantes” (Foto: Gustavo Tempone)

Marcos Freitas: “Esse foi um grande marco (a moradia estudantil), visto que era uma demanda que há muitas décadas vinha sendo pleiteada pelos estudantes” (Foto: Gustavo Tempone)

Segundo ele, o produto mais significativo do Fórum foi a criação do regimento da Moradia Estudantil, aprovado, em abril, pelo Conselho Superior, além da viabilização da instalação da assistência estudantil, por meio de obras de adequação feitas nos prédios da Moradia e da instalação de equipamentos necessários à vivência dos estudantes, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar. “A própria reestruturação da moradia estudantil, considerando até mesmo a decoração feita, criou um ambiente mais saudável.”

Após a abertura de edital e sorteio das chaves, a Moradia Estudantil foi inaugurada no dia 28 de junho, quando 60 alunos sorteados falar à comunidade acadêmica sobre satisfação em poder ingressar nos prédios, depois de alguns anos de ansiedade. Para Freitas, “esse foi um grande marco, não só para o ano de 2017, como para a história do movimento estudantil, visto que isso é uma demanda que há muitas décadas vinha sendo pleiteada pelos estudantes”.

Para Maiara Pereira, a economia com a Moradia permitirá que  visite a família mais vezes por ano (Foto: Alexandre Dornelas)

Para Maiara Pereira, a economia com a Moradia permitirá que visite a família mais vezes por ano (Foto: Alexandre Dornelas)

 

Programa Fora de Casa oferece suporte a estudantes  

Criado pela Proae, o programa Fora de Casa é uma iniciativa da UFJF que busca expandir, reunir e discutir as questões dos estudantes de fora da cidade. Neste ano, o projeto passou por ampliações em novas frentes de atuação para atender melhor às demandas dos alunos. “Nós pegamos esse programa e o ampliamos: deixou de ser apenas o ‘Grupo Fora de Casa’ e continuou existindo contido dentro de um programa maior. Nós conseguimos desenvolver, além do grupo, outros eixos de ação como, por exemplo, atividades voltadas para a integração dos estudantes fora de casa, além de fazermos um seminário de integração.”

Roda Viva visa ampliar rede de apoio

A partir do seminário, outras ações foram discutidas e planejadas para contribuir para a efetividade do Programa Fora de Casa. Entre elas, encontra-se o Roda Viva, projeto que visa engajar alunos veteranos para auxiliarem na adaptação dos calouros. Freitas conta que o projeto já está mapeado e a ideia é lançar este espaço de acolhimento no início de 2018. “A nossa expectativa é muito boa. O nome é Roda Viva porque o estudante que inicialmente vai ser acolhido, com o passar do tempo, vai acolher novos estudantes. Isso veio de uma demanda que observamos dos próprios alunos.”

Tempero Cultural preenche hora do almoço

Com o objetivo de dar espaço para que os alunos possam expressar suas habilidades artísticas, a Pró Reitoria de Assistência Estudantil, em parceria com o DCE, desenvolveu, desde setembro, uma atividade cultural em frente ao Restaurante Universitário (RU). Por meio de concurso, os próprios estudantes escolheram o nome da iniciativa, que foi batizada de “Tempero Cultural”. De acordo com Freitas, o projeto teve, como norte, “a oportunidade de nossos estudantes expressarem suas diversas formas culturais, através de música, poesia, dança, exposição de fotografia e artes plásticas. A ideia é que avance mais em 2018, no entendimento de que esse tipo de atividade favorece o sentimento de pertencimento dentro da própria Universidade e consequentemente uma integração maior entre os estudantes”.

Primeira edição do Tempero cultural ocorreu em agosto (Foto: Twin Alvarenga)

Primeira edição do Tempero cultural ocorreu em agosto (Foto: Twin Alvarenga)

Apoio nunca é demais

Por sua vez, o “Boas Vindas” é outra ação voltada para a recepção dos novos alunos. A Proae mapeou a Universidade em grandes áreas para apresentar aos estudantes bolsas, programas e atividades desenvolvidas pela Pró-reitoria. Já as Oficinas Pedagógicas trabalham os conteúdos relacionados com a gestão e a organização do tempo no contexto acadêmico, além de estratégias e atitudes para um melhor desempenho nas provas e nas apresentações de trabalhos acadêmicos. Ambos os projetos tiveram continuidade em 2017.

Iniciativas acompanham mais de perto a vida dos estudantes

A fim de apresentar, de forma prática e objetiva, exercícios e experiências para que o estudante possa se relacionar melhor com a ansiedade, em agosto a Proae deu início às atividades do grupo “De Boas – lidando com a ansiedade”. O “De Boas” é um grupo psicoeducativo, do qual o aluno pode participar de até seis sessões teórico-práticas, ministradas pela equipe da pró-reitoria. “As avaliações dos participantes dos grupos foram muito boa e a gente vai continuar tentando ampliar isso para o ano que vem.”

Segundo o pró-reitor, neste ano a Proae conseguiu fazer um acompanhamento mais específico dos estudantes, mapeando-os e propondo, aos que se encontram com baixo rendimento acadêmico, ações nos campos psicológico e pedagógico. “Estamos ouvindo esses estudantes para que possamos perceber melhor quais são as necessidades, para melhorar o desempenho. Então, este ano nós fizemos esse mapeamento, chamamos todos os estudantes que estavam com baixo rendimento em dois semestres, conversamos com eles, ouvimos depoimentos e oferecemos algumas ações que podem melhorar esse desempenho”.

Novos projetos

O Centro de Psicologia Aplicada (CPA) oferece atendimento clínico psicoterápico individual e em grupo, avaliações psicológicas, orientação vocacional e profissional, além de atender a grupos temporários, vinculados a projetos de pesquisa e extensão, coordenados por professores e pesquisadores da instituição. Em 2016, o CPA registrou 360 usuários para atendimento individual e a demanda por atendimento tem crescido significativamente.

Em função disto, a Proae criou, em parceria com o CPA, o Projeto de Acompanhamento Psicológico ao Discente, visando acolher demandas específicas encaminhadas pela Pró-reitoria. Outras formas de acolhimento destas demandas têm sido discutidas para ampliar as possibilidades de suporte aos alunos, estabelecendo uma rede de apoio.

Em junho, a pró-reitoria lançou edital para o preenchimento de seis vagas destinadas ao projeto de Treinamento Profissional intitulado “As Ações de Assistência Estudantil na Perspectiva da Formação Integral”. A iniciativa trabalha conteúdos extraclasse, agregando conhecimento à formação acadêmica dos participantes. Segundo Freitas, “os bolsistas têm participado ativamente dessas conversas e tem sido muito interessante, porque eles aprendem um pouco mais sobre a própria Universidade e, em especial, sobre o universo acadêmico”.

Visando melhorar a condição de atendimento social aos estudantes, no segundo semestre foi criado uma espécie de plantão social, pelo qual as assistentes sociais promovem um atendimento individualizado, “não só tirando dúvidas sobre as questões relacionadas à análise socioeconômica, como também tendo a oportunidade de ouvir outras demandas dos nossos estudantes”.

Conscientização e acolhimento

Em setembro, com o apoio da Proae e da Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf), o Diretório Acadêmico da Faculdade de Engenharia da UFJF (Daeng/UFJF) organizou a 1ª Semana de Saúde Mental. O evento teve como objetivo, conscientizar a comunidade acadêmica sobre a relevância do bem-estar emocional e acolher quem sofre com o adoecimento psíquico. A atividade incluiu diversas abordagens: desde rodas de conversa com psicólogos, oficinas e intervenções culturais, até a prática de yoga.  

Ciclo de debates combate assédio

Promover discussões e reflexões acerca da responsabilidade das pessoas na construção de relações de trabalho saudáveis em toda comunidade acadêmica, além de enfatizar o compromisso em coibir ações que possam caracterizar assédio ou outros tipos de violência nos ambientes acadêmicos. Esses foram os objetivos do Ciclo de Debates sobre as relações interpessoais e assédios na UFJF, promovido pelas pró-reitorias de Gestão de Pessoas (Progepe) e de Assistência Estudantil, pelas ouvidorias Especializada em Ações Afirmativas e Geral da UFJF, e diretorias de Ações Afirmativas e de Imagem Institucional.  O ciclo promoveu encontros mensais entre agosto e novembro.

Segundo o pró-reitor, “a questão do assédio moral é um tema muito caro para a Universidade e estamos fomentando novos debates na busca de um relacionamento mais adequado e mais progressista dentro do nosso espaço universitário”.

Capacitação e autoconhecimento

Ainda de acordo com Freitas, neste ano a Proae obteve uma efetiva participação nos Fóruns de Assistência Estudantil regionais e nacionais. “No último fórum, em São João del-Rei, nós tivemos a oportunidade de levar seis servidores para participar do debate e se capacitarem para aprimorar nosso trabalho aqui na Universidade. No Fórum Nacional também tivemos a participação de mais uma servidora.”

“Vamos trazer em 2018, pela primeira vez na história da UFJF, o Fórum Regional de Assistência Estudantil, que envolve todas as universidades, todos os pró-reitores e diretores de Assistência Estudantil da região Sudeste. Ele vai acontecer aqui em abril e já estamos convidando para que todos participem.”

Temas relacionados ao funcionamento da mente foram abordados, em novembro, no curso Neurociência x Educação, oferecido pela Proae, por meio do projeto Educação e Aprendizagem. Contando com a presença do especialista em neuroaprendizagem Adriano Freitas, da Universidade Federal Fluminense (UFF), o curso objetivou capacitar profissionais não só da área da educação, alunos e professores, como demais interessados. “Foi muito proveitoso para a equipe”, comemora Freitas.

Pró-reitoria viva

Confiante, o pró-reitor vislumbra 2018: “Pretendemos ampliar nossas ações e, paralelo a isso, consolidar a presença da Proae junto com os estudantes, que tem assumido um papel protagonista dentro da pró-reitoria. A ideia é que possamos estar como uma pró-reitoria viva, que represente efetivamente as demandas dos nossos estudantes, para que eles possam se manter e ter um bom desenvolvimento acadêmico nesse percurso de formação”, finaliza.

Outras informações: (32) 2102-3777 (Pró-reitoria de Assistência Estudantil)

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