Evento acontece uma vez por mês, até novembro (Foto: Visualhunt)

Evento acontece uma vez por mês, até novembro (Foto: Visualhunt)

Promover discussões e reflexões acerca da responsabilidade das pessoas na construção de relações de trabalho saudáveis em toda comunidade acadêmica, além de enfatizar o compromisso em coibir ações que possam caracterizar assédio ou outros tipos de violência nos ambientes acadêmicos. Esses são os objetivos do Ciclo de Debates sobre as relações interpessoais e assédios na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que terá encontros mensais entre agosto e novembro.

Com início no próximo dia 24, o Ciclo é voltado para membros da comunidade acadêmica e aborda temas como saúde no ambiente de trabalho, assédio na Universidade e relações do universo discente no contexto da academia. O evento é organizado pelas pró-reitorias de Gestão de Pessoas (Progepe) e de Assistência Estudantil (Proae), pelas ouvidorias Especializada em Ações Afirmativas e Geral da UFJF, e diretorias de Ações Afirmativas (Diaaf) e de Imagem Institucional.

O assédio moral é, atualmente, um dos grandes problemas enfrentados por profissionais nos mais diversos setores do mercado de trabalho. Atitudes abusivas têm crescido e prejudicado o estado físico ou psíquico dos funcionários e alunos. O desconhecimento sobre essa tema, por exemplo, envolve uma grande dificuldade de se prevenir a ocorrência dessa coerção. “Entendemos que esse processo de discutir sobre esses assuntos pode trazer ideias de intervenções futuras. O ciclo é o primeiro passo a ser dado para pensarmos na melhoria desse contexto”, explica a coordenadora da Cossbe, Renata Faria.

O psicólogo José Roberto Heloani, professor da Unicamp, é um dos convidados para participar do evento, em outubro. Especialista em temas como estresse, organização do trabalho e assédio moral, o profissional tem inúmeros artigos publicados sobre o assunto e frequentemente é requisitado para falar sobre o tema nos principais veículos de comunicação do país. Em suas entrevistas, ele afirma que agressões a professores e histórias de humilhação no trabalho em diferentes ambientes mostram o quanto os trabalhadores têm sido cada vez mais atingidos por uma doença social com relação direta ao trabalho.

O primeiro encontro acontece no dia 24 de agosto, às 9h, no auditório da Faculdade de Comunicação. Na palestra, serão apresentados conceitos teóricos e práticos sobre a importância de humanizar as relações interpessoais no trabalho, com intuito de ampliar as discussões e a capacitação sobre a temática. “Estamos vivendo em um mundo onde essas relações estão cada vez mais desumanas; por isso é necessário retomar esses conceitos, mostrar a importância da humanização e como o trabalho pode contribuir para saúde pessoal”, afirma a palestrante e professora da Faculdade de Enfermagem da UFJF, Rosangela Greco.

No mesmo encontro, a coordenadora da Cossbe, Renata Faria, vai explicitar os resultados obtidos em sua tese de doutorado, na qual estudou a relação de trabalho e saúde entre os assistentes administrativos da UFJF. Na pesquisa, ela identificou diversos elementos que ampliam a saúde no trabalho, como o reconhecimento social, valorização das relações interpessoais, bom ambiente de trabalho e a questão da gestão participativa.

As inscrições para todas as palestras são gratuitas e podem ser feitas nos dias dos encontros. Será conferido certificado aos participantes.

Confirme sua presença aqui!

Programação:

Dia 24 de agosto, às 9h 
Tema: Relações humanas e saúde no trabalho
Convidadas: Renata Mercês Oliveira de Faria (coordenadora da Cossbe/UFJF) e Rosangela Greco (professora da Faculdade de Enfermagem/UFJF)
Local: Auditório da Faculdade de Comunicação

Dia 21 de setembro, às 9h 
Tema: Assédio no ambiente de trabalho
Convidadas: Ellen Rodrigues Brandão (professora da Faculdade de Direito/UFJF) e Teresa Cristina Soares (professora aposentada da Faculdade de Enfermagem/UFJF)
Local: Anfiteatro do Centro de Ciências

Dia 17 de outubro, às 9h 
Tema: Desafios no contexto universitário no enfrentamento do assédio
Convidado: Roberto Heloani (Unicamp)
Local: Anfiteatro de Estudos Sociais (Faculdade de Direito)

Dia 23 de novembro, às 9h 
Tema: O universo discente e as suas relações no contexto universitário
Convidado: Leonardo Barbosa (UFU)
Local: Anfiteatro de Estudos Sociais (Faculdade de Direito)

Outras informações:
(32) 2102-3930 Pró-reitoria de Gestão de Pessoas
(32) 2102-6919 – Diretoria de Ações Afirmativas