2017relatorioA gestão “Reconstruir a UFJF” assumiu a Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em abril de 2016. Um dos principais compromissos de campanha, à época, era de oferecer transparência às atividades desenvolvidas pela Administração Superior, tornando possível a participação da comunidade acadêmica nas tomadas de decisão que envolvem a Universidade. Esta série de reportagens apresenta um balanço do que foi realizado em 2017 e as perspectivas para o próximo ano, a partir das informações e ações das pró-reitorias e diretorias de gestão acadêmica. A primeira matéria destaca o trabalho da Diretoria de Avaliação Institucional.

Um dos principais trabalhos desenvolvidos pela diretoria no ano foi o acompanhamento às visitas de comissões do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação. No campus avançado de Governador Valadares, sete cursos foram avaliados: Administração (nota 4); Direito (nota 4); Odontologia (nota 4); Farmácia (nota 4); Ciências Contábeis (nota 4); Educação Física (nota 3); e Fisioterapia (nota 4).

Já no campus de Juiz de Fora, quatro cursos foram avaliados e tiveram sua renovação de reconhecimento obtidas com o apoio da Diretoria de Avaliação: Música (habilitação em Composição – nota 4); Medicina (nota 4); Ciências Exatas (nota 4); e Enfermagem (licenciatura EAD – nota 4)Os conceitos são referentes a três grandes dimensões: corpo docente e tutorial, organização didático-pedagógica e infraestrutura e o máximo que pode ser emitido por esta avaliação é a nota 5.

A Diretoria de Avaliação Institucional é um setor vinculado à Reitoria cujo objetivo principal é oferecer suporte e propor diretrizes relacionadas à operacionalização da Avaliação da Universidade, conforme previsto na Lei 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para Michèle, o trabalho de acompanhamento nas avaliações é fundamental e só foi possível graças à estruturação da diretoria (Foto: Twin Alvarenga)

Para Michèle, o trabalho de acompanhamento nas avaliações é fundamental e só foi possível graças à estruturação da diretoria (Foto: Twin Alvarenga)

Para a diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farage, o trabalho de acompanhamento nas avaliações é fundamental e só foi possível graças à estruturação da diretoria. “Ano passado, tínhamos uma técnica-administrativa em educação (TAE) e, agora, temos mais duas. Então, hoje, nosso quadro conta com três TAEs e quatro bolsistas de Treinamento Profissional, o que ajudou muito no desenvolvimento das nossas atividades.”

Apoio a coordenadores e estudantes dos cursos avaliados pelo Enade

Outro evento que demandou atenção da Diretoria de Avaliação Institucional em 2017 foi o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que neste ano contou com a participação de 25 cursos da UFJF. Em junho, a Diretoria reuniu todos os coordenadores dos cursos avaliados para esclarecimentos a respeito do Exame.

Foram abordados, dentre outros assuntos, as instruções para gerar as listagens de alunos via Siga e como inseri-las no sistema Enade; as responsabilidades e as ações de coordenadores e estudantes; além das especificidades e cronograma do Exame. “A fim de melhorar o apoio aos coordenadores, nós estruturamos a atualização e o aprimoramento de um módulo no Siga para suporte na geração de listas. A partir do ano que vem, será possível que o coordenador ateste, neste módulo, a situação de regularidade do estudante, o que vai facilitar muito a comunicação com a Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos – responsável por dizer se o aluno está apto ou não para colar grau.”

Iniciativas visam consolidar a autoavaliação na Universidade

Em atendimento à Resolução 13/2015 do Conselho Superior, que regulamenta a avaliação das atividades acadêmicas na Universidade, segundo a qual a Diretoria de Avaliação é responsável por coordenar a implementação de atividades de avaliação das atividades acadêmicas, foi desenvolvido um módulo de avaliação, via Siga.

“O projeto iniciou em abril de 2016, quando solicitamos ao Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) o desenvolvimento de um módulo específico de avaliação no Siga. Este módulo nos foi entregue no segundo semestre de 2017 e estamos trabalhando na elaboração de um questionário, inicialmente voltado para os estudantes. Em dezembro deste ano, vamos iniciar um pré-teste, tanto do questionário, quanto do módulo, com a participação de discentes de dez cursos, dos dois campi.”

De acordo com a diretora, uma vez estabelecido como será o questionário para os estudantes, o próximo passo é trabalhar com o destinado aos docentes. A ideia é ter uma avaliação que envolva professores e alunos já no final do primeiro semestre de 2018. “Trata-se de uma autoavaliação com a garantia de participação da comunidade acadêmica.”

A diretora de Avaliação Institucional finaliza, vislumbrando um 2018 que consolide a avaliação na UFJF, “primeiro com o projeto da autoavaliação das disciplinas e do trabalho dos professores. Depois, trabalhar na implementação de uma outra avaliação, via Siga, que envolva os três segmentos – professores, alunos e TAEs – sobre aspectos mais institucionais, para ajudar na coleta de informações destinadas à elaboração do relatório de autoavaliação institucional, pela Comissão Própria de Avaliação”.

Outras informações: (32) 2102-3915 (Diretoria de Avaliação Institucional)