Entre os dias 26 e 27 de outubro (quinta e sexta-feira), ocorre o “Seminário: Educação Popular, Inclusão Social e Troca de Saberes na Extensão Universitária”. A iniciativa é uma estratégia de fortalecimento das áreas temáticas de extensão, realizada pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (Proex/UFJF), após debate no Conselho Setorial de Extensão e Cultura. O evento acontece no auditório da Faculdade de Enfermagem da UFJF e visa fortalecer os princípios e as ações desenvolvidas pelos programas e projetos das diferentes áreas, proporcionando a integração entre docentes, técnico-administrativos e estudantes que desenvolvem atividades extensionistas.

O Seminário

As áreas temáticas “Meio Ambiente, Educação e Saúde” inauguram a série de atividades que serão realizadas.  O professor do Departamento de Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF (ICB) e Diretor do Jardim Botânico da Universidade, Gustavo Taboada Soldati, que coordena a área temática do Meio Ambiente, afirma: “A gente reuniu os representantes destas áreas porque acredita que a extensão universitária não deve ser assistencialista, mas uma construção dialética entre a Universidade e os parceiros dos projetos de extensão, partindo do pressuposto de que todas as soluções são construídas de forma participativa e dialógica. Quando a gente faz essa construção, rompem-se vários paradigmas e um dos principais deles é a gente, enquanto academia, enquanto ciência, conversar com outras áreas do saber”.

As outras duas áreas temáticas que participam do evento, Educação e Saúde, são coordenadas pelas professoras Raquel Fellet, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Faculdade de Letras, e Zuleyce Lessa, do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem, respectivamente.

O Seminário também visa estimular o debate entre a comunidade acadêmica e beneficiários das ações de extensão universitária, como professores e alunos da rede pública, movimentos sociais, membros de entidades parceiras, coletivos culturais.

A atividade possui apoio de verba de emenda parlamentar da Deputada Federal Margarida Salomão (PT-MG). Todas as inscrições são gratuitas e serão feitas meia hora antes do início de cada atividade, no auditório da Faculdade de Enfermagem. Somente a oficina de percussão, com 25 vagas, terá suas inscrições antecipadas para o dia 27 de outubro, a partir das 13h, no mesmo local.  

Os participantes receberão certificado de participação emitido pela Pró-Reitoria de Extensão. A programação completa do Seminário pode ser conferida neste link

Outras informações: (32) 2102-3971 – Pró-reitoria de Extensão