dfdfd

Evento é aberto aos estudantes do Programa de Pós-graduação em Linguística e da graduação em Letras (Foto: Géssica Leine)

O Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora promove, na segunda e terça-feira, dias 24 e 25, uma palestra e roda de conversa sobre o tema “Letramentos acadêmicos”. A professora da Universidade Federal de Goiás, Laura Botelho, egressa do programa da UFJF, é a convidada.

Aberta aos estudantes do Programa e da graduação em Letras, a palestra “Letramentos acadêmicos e relações de poder na Academia” acontece no dia 24, no Anfiteatro da Faculdade de Letras (Fale), às 18h. Já no dia 25, haverá uma  roda de conversa, às 14h, na sala 1113 da Fale, também com a professora Laura Botelho, sobre “Dimensões escondidas na produção de gêneros acadêmicos”.

O evento é promovido pela linha de pesquisa Linguística e Ensino de Língua, e a professora do Programa, Marta Cristina da Silva, afirma que a discussão sobre letramentos acadêmicos é muito importante, pois “há um senso comum de que o estudante recém-chegado à academia possui um déficit para produzir textos acadêmicos, como resenhas e artigos, e até mesmo alunos com bom desempenho têm complicações para desenvolver monografias e dissertações.

Em seu doutorado, Laura pesquisou quais aspectos do nível macro estão envolvidos neste déficit, o que será abordado na palestra e na roda de conversa”.  Sendo  egressa do PPG Linguística da UFJF, Laura tem experiência na área de Linguística Aplicada, principalmente no ensino de Língua portuguesa, Teoria de Gêneros, Teoria de Letramentos, Letramentos Acadêmicos e Formação de Professores.