Fechar menu lateral

Publicações laboratoriais

Na formação em Jornalismo os discentes também produzem uma série de publicações. Na história do curso da UFJF, a primeira delas foi o Jornal de Estudos.

O produto impresso Jornal de Estudos teve sua primeira edição publicada em 1965, por uma equipe integrada por alunos de diferentes períodos. Anos mais tarde sua produção passou a ser vinculada à disciplinas práticas da Faculdade de Comunicação, como Técnica de Produção em Jornalismo Impresso (Mergulhão de Impresso – currículo anterior 2015). Com a publicação,  alunos e alunas experimentavam uma aproximação  com a rotina das redações, com participação em todas as etapas de produção da noticia. Acesso às últimas edições do Jornal de Estudos.

Mergulho Diário foi outro jornal laboratório produzido pelos alunos da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora para a disciplina Técnica de Produção em Jornalismo Impresso (Mergulhão de Impresso).

Sua primeira edição foi publicada em abril de 2016. No link para o repositório digital da publicação permite acessar produções também da revista Periscópio.

As publicações elaboradas por discentes, com supervisão de professoras e professores, também permitem conhecer parte da história da Facom. A edição de novembro de 2017, por exemplo, registrou a mudança da Faculdade de Comunicação Social para o Prédio Adilson Zappa, sua sede desde março de 2018.

Outra produção que faz parte da história da formação, em disciplinas laboratoriais, é o blog JF Hipermídia.  Produzido como parte das atividades desenvolvidas pela disciplina Técnica de Produção Jornalística em Hipermídia, ele procurava ser mais um espaço de criação e experimentação e de prática do jornalismo em publicações digitais. As matérias produzidas em diferentes editorias, investiam no uso de diferentes suportes: texto, imagem, vídeo e arte.  Esse é o caso por exemplo de reportagem publicada em outubro de 2013 sob os riscos da tecnologia para a saúde.

Outras matérias publicadas tratam de produções de discentes do curso de Jornalismo na área do audiovisual. É o caso do Culto Circuito um programa de televisão no formato de entrevista, realizado por alunos do curso de Jornalismo sob a orientação do jornalista e professor Eduardo Leão. Em 2014, ano de publicação da matéria, o programa tinha completado 10 anos e já somava cerca 550 edições. As gravações eram então feitas no estúdio da antiga Faculdade de Comunicação da UFJF (Facom). Os programas foram veiculados, durante anos, na TVE, estão disponíveis na internet.

Criado em 2008, outra produção relevante na área de audiovisual foi o programa Mosaico, que formou jornalistas hoje em atividade em emissoras de televisão aberta e por assinatura da região e de todo o país, incluindo canais especializados em jornalismo esportivo, outra área muito especial na graduação da Facom-UFJF.

Hoje as produções de discentes do curso de Jornalismo tem as redes sociais digitais como espaço de circulação, uma ampliação para o talento e a criativade.

Confira abaixo o endereço de algumas publicações:

TJ UFJF

FACOM NOTÍCIAS

JORNAL DA FACOM

LABJOR DIGITAL