Mapa da Região: Emerson Caneschi

O Mapa da Região é uma ação do INOVAGames que busca mapear toda a comunidade e projetos de desenvolvimento de jogos da Região da Zona da Mata. Conhece alguém que deveria estar por aqui? Manda pra gente!

Você poderia fazer uma breve apresentação e/ou compartilhar um pouco sobre sua formação?

Meu nome é Emerson Caneschi Coelho, tenho 20 anos e sou estudante de Ciência da Computação na UFJF, e atualmente faço parte do projeto INOVAGames. Tenho minha origem em Visconde do Rio Branco, uma cidadezinha no interior de Minas Gerais. Sempre fui apegado a jogos, e durante o isolamento da pandemia tive um tempo e me aprofundei mais em RPG de mesa, jogando online com meus amigos tive a oportunidade de me conectar com a programação.

Confraternização 2023 com o INOVAGames da UFJF: projeto de extensão que visa mapear e estimular o desenvolvimento de jogos na academia e indústria da região.

Como você descreve brevemente a sua atuação no mundo dos jogos e quais os projetos em que você está atualmente envolvido e gostaria de compartilhar?

Sou pouco experiente, porém gosto de aprender e me envolver em projetos, então atualmente estou no INOVAGames, onde vejo a oportunidade de aprender em conjunto com outros alunos e com apoio de docentes a usar ferramentas como Godot, me aprofundar mais no mundo dos jogos.
Participei da criação de um jogo, Ofensa em cartas, durante a Global Game Jam 2024 na sede da UFJF, auxiliei na produção de outro jogo, eternal jump, durante a React Jam 2024. Estou sempre envolvido em projetos pessoais, como a reta final do RPG de mesa que comecei há anos e está em sua reta final, desenvolvendo ferramentas e o sistema próprio, escrevendo a aventura em um livro próprio e mestrando a grande parte final, inspirado nele mesmo criando uma versão de jogo por turno e outra em tempo real, tudo em Godot, mas isso seria mais para adquirir experiência e me entreter com amigos.

Encerramento da Global Game Jam 2024 na sede da UFJF

Quais são os maiores desafios que você enfrentou em sua história relacionada a jogos?

O perfeccionismo relacionado aos trabalhos que eu faço, durante as produções sempre penso em como aprimorar e deixar a experiência melhor. Um exemplo é o recente projeto pessoal de jogo em Godot, que gostaria de desenvolver algo em tempo real e por muitas semanas tive problemas que foram me desanimando por nunca está da forma excepcional que gostaria, gastando muito tempo em coisas que eu sequer sabia implementar, mas com a ajuda de um colega mais experiente, ele me passou dicas e conselhos que me fizeram mudar a estratégia para algo mais de turno, mais tranquilo para primeiro projeto. Esse aspecto faz com que sempre retorne em coisas já feitas para melhorar ainda mais, aumentando o tempo gasto nesse aspecto.

Quais são as recompensas mais gratificantes que você encontrou ao trabalhar nesse campo?

Mostrar a alguns amigos os projetos que participei ou coisas que estou fazendo, porque é muito agradável ver pessoas que você conversa, convive, gosta elogiando seu trabalho e seu esforço. Por vezes passando horas aprimorando uma mecânica ou ideia diferente, o orgulho presente no momento não tem preço.

Se você estivesse começando agora, qual conselho você gostaria de ter recebido e quais habilidades você considera importantes?

Bom, me considero um iniciante, mas diria para ter mais paciência e ver mais vídeos para fixar melhor os conceitos, como sou do tipo de ler e colocar em prática para fixar na memória, acabo passando por cima de detalhes que se tivesse visto antes ou percebido teria salvado bastante tempo. Sou paciente, mas por vezes coisas bobas causavam erros e ter alguém para ajudar salva muito tempo e esforço, ou mesmo ter uma base maior e melhor, por isso consumir vídeos a respeito é bom, sendo que a criação de repertório e experiência é um processo lento, muitas pessoas podem perder a paciência e desistir antes de ver os frutos.

Além dos jogos, quais são seus outros hobbies e interesses e/ou existe alguma história curiosa ou engraçada que você gostaria de compartilhar?

Bom, em hobbies, gosto de me aventurar em mangás e histórias envolventes, ficar na pele de personagens e ficar imerso com os personagens, tomando escolhas juntos. Então acaba que me conecto muito fácil à personagens em histórias e as vezes quando elas encerram posso ficar triste ou magoado por sentir que perdi um amigo ou estou com falta de algo. Também gosto de conversar e passar um tempo com amigos, seja jogando em alguma plataforma, por jogos de tabuleiro ou mesmo gastando um tempo com eles, já que esse é um dos bens mais preciosos da vida.

Como você vê o papel dos jogos no contexto social e cultural?

Acredito que jogos assim como histórias em um contexto geral ajudam a formar caráter e de forma significativa a desenvolver pensamento crítico e reflexão nos consumidores dessa obra. Outro grande papel é como os jogos podem aproximar pessoas, ajudar a formar laços, ser pauta de conversas e discussões por toda a extensão da sociedade que consegue atingir.

E na sua região? Como você vê o desenvolvimento e trabalhos relacionados a jogos? Em pontos positivos e pontos que gostaria que melhorassem.

Ainda sou novo nesses aspectos, mas fico feliz que Universidade Federal de Juiz de Fora pôde abrir um espaço para uma iniciativa como essa floresça, e como jogador assíduo, tive interesse em participar e conhecer mais pessoas nesse meio, conhecer colegas que gostam e têm experiência com isso.

Como entrar em contato:

Através do e-mail emerson.caneschi@gmail.com ou através do Instagram (caneschi_emerson)