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O Bacharel em Ciências Exatas é um profissional que apresenta uma formação acadêmica interdisciplinar em nível superior, baseada em conceitos amplos e fundamentais, capacitado a enfrentar os problemas advindos de um intenso desenvolvimento tecnológico. Por ser diversificada, sua formação permite-lhe a adaptação à dinâmica científica e tecnológica, sem necessariamente ter uma especialização profissional. A flexibilidade curricular do curso proporciona ao Bacharel em Ciências Exatas uma formação alicerçada em uma visão humanística e abrangente. A depender de suas escolhas curriculares, este profissional já apresenta uma iniciação ao perfil profissional do Curso de 2° Ciclo de formação escolhido. Objetivos do curso: A ideia de implantar uma formação em ciclos nas universidades brasileiras surge em um contexto marcado pela expansão das matrículas na educação superior no âmbito do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Neste contexto, o modelo tradicional de uma graduação longa, com itinerários de formação rigidamente pré-definidos, voltada para uma profissionalização precoce e dotada de uma estrutura curricular engessada começou a dar sinais de esgotamento progressivo. Pioneiramente, junto a outras universidades, a UFJF construiu uma proposta de regime de ciclos na área de ciência e tecnologia e criou o Curso de Ciências Exatas. Os seus objetivos seguem sendo atuais e podem ser elencados: - promover uma formação generalista em consonância com as exigências do atual mundo do trabalho; - evitar a profissionalização precoce, propiciando um período mais amplo para experimentações e escolhas; - possibilitar a mobilidade acadêmica intra e interinstitucional, para que o discente tenha mais opções para realizar suas escolhas curriculares, bem como, inclusive, redirecionar sua formação; - fornecer formação baseada na interdisciplinaridade e no diálogo entre as áreas de conhecimento e os componentes curriculares; - promover alta flexibilização curricular, possibilitando múltiplos percursos formativos; - fornecer uma formação sólida para um possível ingresso no segundo ciclo ou, diretamente, na pós-graduação; - ampliar o quantitativo de vagas e de opções de formação profissional para atender a demanda local e regional; - evitar a evasão, tão comum na área de Ciências Exatas e Tecnologia.   1° e 2° Ciclos O 1° Ciclo constitui-se no Bacharelado em Ciências Exatas, com duração recomendada de seis semestres letivos. O discente terá a opção de escolher a área de formação específica após ter concluído pelo menos 360 (trezentos e sessenta) horas em disciplinas que integralizam o currículo do Curso de Ciências Exatas, com permanência mínima de 2 semestres letivos no Curso. No cômputo dessa carga horária mínima de 360 horas em disciplinas, serão consideradas somente carga horária em disciplinas obrigatórias, carga horária em disciplinas eletivas e, no máximo, 240 horas em disciplinas optativas; Após concluir o 1° Ciclo, o discente vincula-se automaticamente ao Curso de 2° ciclo para o qual tenha optado.   As áreas disponíveis para o 2° Ciclo são as seguintes:

  • Ciência da Computação (20 vagas – Tempo recomendado: 3 anos do 1° Ciclo + 1,5 ano do 2° Ciclo);
  • Engenharia Computacional (20 vagas – Tempo recomendado: 3 anos do 1° Ciclo + 2 anos do 2° Ciclo);
  • Engenharia Elétrica – Energia  (12 vagas – Tempo recomendado: 3 anos do 1° Ciclo + 3 anos do 2° Ciclo);
  • Engenharia Elétrica – Robótica e Automação Industrial  (12 vagas – Tempo recomendado: 3 anos do 1° Ciclo + 2 anos do 2° Ciclo);
  • Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos  (12 vagas – Tempo recomendado: 3 anos do 1° Ciclo + 2 anos do 2° Ciclo);
  • Engenharia Elétrica – Sistemas de Potência  (12 vagas – Tempo recomendado: 3 anos do 1° Ciclo + 2 anos do 2° Ciclo);
  • Engenharia Elétrica – Telecomunicações  (12 vagas – Tempo recomendado: 3 anos do 1° Ciclo + 2 anos do 2° Ciclo);
  • Engenharia Mecânica  (20 vagas – Tempo recomendado: 3 anos do 1° Ciclo + 2 anos do 2° Ciclo);
  • Estatística  (20 vagas – Tempo recomendado: 3 anos do 1° Ciclo + 1,5 ano do 2° Ciclo);
  • Física  (30 vagas – Tempo recomendado: 3 anos do 1° Ciclo + 1,5 ano do 2° Ciclo);
  • Matemática (25 vagas – Tempo recomendado: 3 anos do 1° Ciclo + 1,5 ano do 2° Ciclo);
  • Química  (50 vagas – Tempo recomendado: 3 anos do 1° Ciclo + 1,5 ano do 2° Ciclo).
  Como o número de vagas em cada área é limitado, o critério de seleção adotado para a admissão é a carga horária cumprida dentre as disciplinas obrigatórias para o Curso de Ciências Exatas até o terceiro período. O Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) dentre essas disciplinas será utilizado como critério de desempate.   Metodologia:  Por ter sido criado no contexto de ampliação de vagas nas universidades públicas, o Curso de Ciências Exatas desde o seu início enfrentou o desafio de trabalhar com um grande número de alunos ingressantes. As disciplinas básicas obrigatórias do curso, comuns a todos os cursos da área de Ciências Exatas e Engenharias, costumam receber cerca de mil matrículas por semestre. Devido a isso,  as disciplinas básicas teóricas do curso foram projetadas para turmas de 100 alunos e as disciplinas práticas de laboratórios para turmas de 50 alunos.  Outro fator de impacto na proposta é o fato dos alunos poderem optar por um curso de segundo ciclo após o segundo período e tendo o rendimento acadêmico dessas disciplinas básicas como parâmetro de classificação para prioridade de escolha, já que o número de vagas em cada curso é limitada.  Para garantir que os 245 ingressantes do curso tenham as mesmas oportunidades de aprendizado e uniformidade nas avaliações, mesmo estando em turmas diferentes, os docentes das disciplinas básicas trabalham formando equipes, naquelas que são chamadas turmas padronizadas. Os docentes das turmas de uma mesma disciplina se reúnem para decidir a divisão do conteúdo, escolher e elaborar o material e as ferramentas pedagógicas, bem como as avaliações.  Todo semestre, a coordenação do curso lança o Edital para Opção de Segundo Ciclo que segue regimento próprio estabelecido no PPC. Os alunos que já cursaram os dois primeiros períodos e obedecem a critérios mínimos estabelecidos no PPC podem participar. Os alunos de um mesmo ano de ingresso são classificados pelo número de horas integralizadas nas disciplinas obrigatórias e pelo rendimento acadêmico nessas disciplinas, definindo uma ordem para prioridade de escolhas. O aluno pode participar do edital já a partir do terceiro período ou adiar para outro semestre, quando estiver mais amadurecida a sua opção.   Em contrapartida ao aumento de ingressantes na universidade, houve o aumento de recursos para material físico e humano. No projeto da área de Ciências Exatas, a proposta definiu que parte do recurso para capital humano se daria em bolsas alocadas nos programas de pós-graduação, impulsionando estes programas no âmbito do ICE e Engenharias. Deste modo, os projetos pedagógicos das disciplinas básicas do curso puderam contar com o apoio do programa de tutoria e prática docente de alunos de pós-graduação. No caso das disciplinas teóricas, especialmente Cálculo I, Geometria Analítica e Sistemas Lineares e Física I, além das aulas ministradas pelos professores, tem-se a atuação desse tutores em atendimentos e oficinas de exercícios. Para as disciplinas experimentais, a participação dos tutores se dá durante a própria aula, em apoio aos discentes nos Laboratórios. Assim, geralmente, durante uma aula experimental estão presentes o professor, um tutor da pós-graduação e um monitor da graduação, assegurando um melhor atendimento aos alunos. Os docentes responsáveis, em cada semestre, elaboram o Plano de Ensino da respectiva disciplina onde definem as metodologias empregadas e os materiais de referências, sempre dentro do escopo definido pelo Departamento responsável. Há disponível o uso das plataformas MOODLE e Google Sala de Aula como ambientes virtuais de aprendizado. Um importante acervo de materiais nessas plataformas, como bancos de questões e vídeo-aulas, já foi produzido pelo corpo docente ao longo dos anos de ofertas.  A cada semestre de oferta, o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) identifica as turmas dos discentes atendidos e suas necessidades e reporta aos professores responsáveis por meio das coordenações.  Então, busca-se a adequação da oferta para garantir a acessibilidade, sempre com a orientação dos profissionais do NAI. No escopo das disciplinas profissionalizantes, muito pela variedade de áreas contempladas, há uma variada gama de metodologias empregadas: disciplinas teóricas de ciência de base, disciplinas práticas, disciplinas pedagógicas e de práticas docentes, disciplinas da área de tecnologia, etc. Isto proporciona ao discente, ao longo do seu percurso formativo e de acordo com as suas próprias e autônomas escolhas, experiências diferentes modelos de ensino e aprendizagem.

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