Vamos Ler! – festa de aniversário

Em seu primeiro ano de atuação, o Vamos Ler! emplacou sete edições!

A primeira edição do projeto aconteceu em janeiro de 2016 e homenageou os escritores valadarenses, rememorando a celebração dos 78 anos da cidade, comemorados no dia 30 de janeiro.  A ação contou com a parceria do Instituto Psia, uma associação cultural que, desde 2010, atua com projetos ligados à poesia, em Governador Valadares.

A segunda edição foi publicada em fevereiro e fez o levantamento de poemas e textos que celebram a maior festa brasileira, o Carnaval.

Em março rolou a terceira edição do Vamos Ler!, a primeira com foco na produção de mulheres escritoras. Na oportunidade, o projeto recordou a história do dia 08 de março, fazendo uma comparação com os tempos atuais. A edição lembrou sobre a desigualdade de gênero, o que também afeta a produção artística no país.

A quarta edição do Vamos Ler! se debruçou sobre a produção de escritores indígenas.  Para realizar o projeto a equipe contou com a consultoria do Núcleo Transdisciplinar de Estudos Indígenas (NUTEI) e do pesquisador Marco Túlio da Silva.

O grande e inalcançável Ariano Suassuna foi o homenageado na quinta edição do Vamos Ler!. Expondo a obra do escritor, o projeto recordou que, em junho de 2016, Ariano completaria 89 anos. O texto do cartaz, que foi produzido a partir de uma belíssima imagem do fotógrafo Hesíodo Góes, dizia que “Talvez ninguém ainda tenha descrito o nordeste brasileiro com tanto fervor, carinho e comicidade como Ariano Suassuna.”.

Em sua sexta edição o Vamos Ler!, inspirado nos versos “Poesia é voar fora da asa”, do escritor cuiabense (ou cuiabano) Manoel de Barros, deu destaque aos poetas e escritores da comunidade acadêmica.

Na sétima e última edição de 2016, para celebrar os dias Nacional da Poesia e do Poeta, o Vamos Ler! apresentou escritores que ousaram a produzir falar de si e do universo da poesia. Para fechar o cartaz da edição um lembrete: “… não importa se somos bons em escrever, cantar, desenhar ou lidar com bichos, plantas e pessoas… No fundo, no fundo, somos todos seres humanos com duas grandes preocupações: cuidar e ser cuidados; amar e ser amados!”.

Também em 2016 a equipe do Vamos Ler! teve um artigo selecionado para se apresentar no 19º Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, que aconteceu em Manaus (Amazonas). A apresentação foi feita pela bibliotecária Aline Costa.

Clique aqui e leia como foi a primeira publicação do projeto.