O concurso APO (Aparato de Proteção ao Ovo) é uma competição que desafia os participantes a projetar e construir um pórtico capaz de resistir a cargas crescentes de impacto. O objetivo é proteger um ovo que é colocado abaixo do pórtico, que deve resistir ao máximo o carregamento dinâmico aplicado.
De acordo com o Regulamento, os pórticos deverão ter dispositivos de ancoragem de espessura inferior a 5 mm e área máxima de 500 mm², com no máximo, 10 (dez) estribos de aço com diâmetro igual ou menor a 1,2 mm, altura máxima de e 250 mm, área plana de 50 a 70 mm x50 mm e pilares com dimensão mínima de 30 mm.
A forma de MDF foi confeccionada com base nas dimensões especificadas pelo regulamento e otimizada através de modelagem computacional para garantir a resistência necessária. O projeto detalhado foi desenvolvido no AutoCAD para assegurar precisão na construção da forma. Para garantir que a água do concreto não penetrasse no MDF, a superfície interna da forma foi revestida com papel adesivo.
Foram confeccionadas dois pórticos. Um com e outro sem armaduras.
Obtivemos um resultado extremamente satisfatório na competição.
Equipe de competição na arena do 65º Congresso Brasileiro de Concreto – IBRACON: