Este Concurso tem por objetivo avaliar a habilidade dos competidores na dosagem de concretos autoadensáveis coesos e translúcidos com o menor consumo de cimento possível, que apresentem a maior resistência em 24 h de idade. O desafio consiste em moldar 2 CORPOS DE PROVA cilíndricos, com 10 cm de diâmetro e 20 cm de altura E UMA PLACA com fibras translúcidas usando concreto autoadensável de classe de espalhamento SF 2 (slump flow de 660mm a 750mm – ABNT NBR 15823- 1:2010) e Índice de Estabilidade Visual (IEV) 0 ou 1 detalhado na imagem abaixo, com insumos disponibilizados pela organização do evento previstos no Regulamento. A prova inclui a dosagem, mistura, moldagem e limpeza da baia, devendo ser realizada em até 60 minutos. A pontuação final depende do consumo dos materiais, do slump flow, do índice de estabilidade visual e do tempo gasto.
Forma da placa: foi desenhado um projeto das dimensões internas da forma, que foi feita de MDF, e um gabarito indicando onde deveria conter furos de 1mm de diâmetro. Cada equipe deveria levar sua própria forma, com as fibras já no lugar.
Translucidez: transpassou-se fios de fibra óptica pelos furos para permitir que, ao lançar luz sobre a placa, fosse possível ver a logo do IBRACON iluminada. A imagem abaixo do concreto translúcido pronto foi obtida na internet.
Traço: previamente foi divulgada a lista dos materiais disponíveis e a umidade que se encontrava cada agregado. Para dosagem de cada material, utilizou-se o software EMMA.
Para 2024 vamos aprimorar nossa prática com concreto autoadensável, sabemos que devemos adicionar a água bem aos poucos e, só por garantia, levaremos uma forma a menos. O alto desempenho estará garantido e o primeiro lugar é a nossa meta!