Fechar menu lateral

CONCREBOL

Este Concurso tem por objetivo testar a habilidade dos competidores no desenvolvimento de métodos construtivos e na produção de concretos homogêneos com parâmetros de resistência otimizados. O desafio proposto é o de conceber uma esfera (BOLA) de concreto, com os materiais e as dimensões estabelecidos no Regulamento, que seja capaz de desenvolver uma trajetória retilínea, avaliada através de um aparato que “chuta” a bola em uma pista, ao final da qual a bola deve adentrar completamente um gol.

Para atender as dimensões e o peso estabelecidos, no ano 2023 foi necessário produzir um concreto leve, diferente do convencional. Além disso, a resistência a compressão da bola é fator fundamental na pontuação.

Parâmetros: diâmetro de 210mm a 240mm, massa de 6,0kg a 7,0kg.

Restrições: fibras, aditivo químico incorporador de ar, pérolas de vidro, pérolas de EPS (poliestireno expandido), PET ou PETE (tereftalato de polietileno), PEAD (polietileno de alta densidade), PVC (Policloreto de Vinila ou cloreto de vinila), PEBD (Polietileno de baixa densidade), PP (Polipropileno), PS (poliestireno), XPS (poliestireno estrudado), argila expandida, assim como qualquer outro agregado que utilize como matéria prima derivados dos insumos acima citados.

A forma usada foi uma esfera oca de poliestireno expandido (isopor) formada por duas metades que se encaixam. Preenchemos primeiro a metade inferior, adensando em camadas, e para a metade superior foi necessário abrir uma tampa no topo, que posteriormente foi fixada com silver tape. Para adensar toda a bola, usamos uma mesa vibratória.

Nossa professora orientadora teve a ideia de usarmos clara em neve para, assim como no bolo, incorporar ar e, por não se tratar de um aditivo químico, foi autorizado pela organização do concurso. Pesquisamos agregados leve e tentamos inicialmente com sical (brita expandida), mas a bola ficou muito pesada. Por fim, optamos por usar vermiculita fina, um mineral muito leve comumente usado para concreto leve, mas que absorve muita água. Para melhor trabalhabilidade, antes de incorporarmos a vermiculita à mistura, nós a saturamos.

Em 2024 iremos focar em estudar uma fôrma mais eficiente e um traço ideal, sem dúvida atingindo resultados fantásticos!

Banner CONCREBOL

Botão Voltar Retorno Passo Para - Imagens grátis no Pixabay - Pixabay