O curso de graduação em turismo da UFJF, em sua modalidade Bacharelado (abre outra aba), foi concebido para ser realizado em 7 semestres, ou seja, 3,5 anos, apresentando dois momentos claramente distintos.
Projeto Pedagógico do Curso – 2023 (formato .pdf, tamanho 1,3Mb)
O primeiro momento, compreendido entre o primeiro e o quarto período, é o momento do curso em que os estudantes vão se familiarizar com diferentes disciplinas que favorecem a compreensão dos diversos fatores inerentes à prática turística, como, por exemplo:
Mobilidades Contemporâneas; Dimensões da Hospitalidade; Fundamentos do Lazer; Fundamentos do Turismo; Estudos Sociológicos e Turismo; Abordagens Teóricas do Turismo; Organização do Espaço e Turismo; Organizações e Produção de Bens Turísticos; Turismo, Consumo e Comunicação; Políticas Públicas em Turismo; Turismo e Geografia da Natureza; Ambiente e Sociedade; Desenvolvimento, Comunidades e Turismo; e Fundamentos do Planejamento Turístico.
Além disso, os estudantes terão contato com disciplinas extensionistas, tendo contato com aspectos da extensão universitária (abre outra janela), um dos pilares da Universidade Brasileira.
Já a partir do quarto período, os estudantes passam a ter contato com disciplinas profissionalizantes, que fornecem instrumentos operacionais necessários à atuação do futuro profissional: Eis algumas disciplinas:
Marketing e Turismo, Aspectos Micro e Macroeconômicos do Turismo, Gestão de Destinos Turísticos e Gestão de Projetos em Turismo.
Um segundo momento do curso é referente ao momento em que o estudante ingressa no quinto período. Nesse momento, os bacharelandos passam a ter contato com conteúdos teórico-práticos, que referem-se às disciplinas de cunho prático, oportunizando ao discente o exercício de suas capacidades decisório-operacionais, dialogando de forma direta com o mercado de trabalho. Relaciona-se com as disciplinas: Gestão de Destinos Turísticos; Eventos; Gastronomia; Logística em Serviços Turísticos e Transportes; Meios de Hospedagem; Agenciamento e Elaboração de Roteiros; Trabalho Interdisciplinar em Turismo; Turismo e Ruralidades; Patrimônios Culturais e Turismo; Gestão de Atrativos Naturais; Gestão de Atrativos Culturais; Redes, Atores e Turismo; Estudos Urbanos e Turismo; Práticas e Representações Culturais em Turismo; Ação Coletiva e Governança em Contextos Turísticos.
É neste momento, a partir do quinto período, que os estudantes podem afunilar a sua formação para duas áreas abrangentes do curso, constituídas por 2 ênfases: Gestão de Empreendimentos Turísticos e Patrimônio e Gestão de Destinos Turísticos. [abre nova janela]
O Curso de Turismo tem entrada das turmas de 1º período apenas à tarde no primeiro semestre e somente à noite no segundo semestre.