Um usuário poderá submeter documentos para serem avaliados pelos arquivista. Para isto, é necessário (vide figura 1):
- Acessar o SIGAX pelo link https://sigax.ufjf.br/ (usar o mesmo login e senha do Siga Azul);
- Clicar em Arquivo Digital – Meus Documentos;
- Nesta tabela são exibidos os documentos, com o tipo, descrição e a situação. Para baixar o arquivo, clicar no ícone de seta para baixo (à esquerda do tipo);
- O botão adicionar documento deve ser clicado para submeter um novo documento para análise de um arquivista;
Após clicar no botão de adicionar, serão exibidos um campo para escolha do tipo e o arquivo digital correspondente (Figura 2). Então basta clicar no botão enviar:
Pronto! Agora é só aguardar a avaliação do arquivista, que poderá aceitar ou não o documento.
Atenção: Não é possível apagar documentos já arquivados, porém é possível acrescentar mais de um documento com o mesmo tipo. Um exemplo comum é quando há um casamento e o nome da pessoa é alterado. Desta forma, mantém-se a certidão antiga e envia-se a certidão atualizada, de forma a manter o histórico da documentação no sistema.