Fechar menu lateral

Projeto pedagógico

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Sistemas de Informação da UFJF descreve as concepções filosófica e a justificativa para a concepção do curso, os objetivos a serem alcançados, o perfil profissional do egresso, a caracterização e a organização da estrutura curricular, as diretrizes pedagógicas que orientarão o desenvolvimento das atividades, os planos de ensino das disciplinas que compões a matriz curricular, além das normas e regulamentos para o estágio supervisionado, o trabalho de conclusão de curso, a flexibilização curricular e as atividades curriculares de extensão.

 

Saiba mais sobre os PPCs:
  1. Reforma curricular de 2023
  2. Reforma curricular de 2016
  3. Criação do curso em 2010

Reforma curricular de 2023

Em 2023 ocorreu a segunda reforma curricular no Curso de Sistemas de Informação, necessária para atender à Resolução CES/CNE/MEC nº 7, de 18 de dezembro de 2018; e também à Resolução CONGRAD/UFJF nº 75, de 12 de julho de 2022. Essas resoluções estabelecem as diretrizes para a inserção da extensão nos cursos de graduação em âmbito nacional e na UFJF, respectivamente. As mudanças implementadas nesta reforma do PPC também incluem melhorias na matriz curricular, reflexos do contexto atual da área de sistemas de informação. A referida reforma foi aprovada pela Resolução CONGRAD/UFJF nº 82, de 22 de junho de 2023. Estudantes que ingressaram no curso a partir do ano de 2023 (inclusive) estão vinculados à este currículo.

Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação – Reforma curricular de 2023

Voltar ao sumário

Reforma curricular de 2016

Em 2016 ocorreu a primeira reforma curricular no Curso de Sistemas de Informação, com o intuito de adequar o PPC do curso às diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em Computação (que também abrangem os cursos de bacharelado em sistemas de informação), atualizadas à época pela Resolução CES/CNE/MEC nº 5, de 16 de novembro de 2016. Esta reforma deu origem à uma matriz curricular fortemente alinhada com os referenciais de formação para cursos de graduação em computação, atualizados à época pela SBC. A referida reforma curricular foi aprovada pela Resolução CONGRAD/UFJF nº 57, de 1 de junho de 2017. Na ocasião, todos os discentes ativos então vinculados ao currículo 2010 foram migrados para o novo currículo, de modo que pudessem ser diplomados em consonância com a legislação vigente à época. Estudantes ativos que ingressaram no curso até o ano de 2022 (inclusive) estão vinculados à este currículo.

Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação – Reforma curricular de 2016

Voltar ao sumário

Criação do curso em 2010

Em 2010, em meio ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), o Departamento de Ciência da Computação (DCC) propôs à UFJF, através do Instituto de Ciências Exatas (ICE), a criação do Curso de Sistemas de Informação, em período noturno, com 40 vagas anuais e início da primeira turma no segundo semestre letivo de 2011. Assim, uma comissão constituída em assembleia do DCC teve como encargo a elaboração da primeira versão para o Projeto Pedagógico do Curso, que foi efetivamente apresentado à comunidade acadêmica da UFJF na forma de projeto. O referido documento foi elaborado a partir da discussão sobre o perfil profissional e o papel na sociedade do egresso deste curso, considerando a experiência em ensino, pesquisa e extensão do corpo docente do DCC em consonância com o currículo de referência para os cursos de bacharelado em sistemas de informação, produzido à época pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos da área de computação e informática vigentes à época, e demais resoluções da UFJF, que foram posteriormente incorporadas no Regulamento Acadêmico da Graduação (RAG). Para a redação da primeira versão do PPC, também foram utilizados como referência os projetos pedagógicos dos cursos de bacharelados em Sistemas de Informação de conceituadas universidades públicas, com destaque para a UNICAMP, USP e UFMG. A experiência dessas instituições mostrou que cursos de computação noturnos e com a duração de quatro anos era viável e atraente. Ademais, o documento original também foi alinhado com os PPCs dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Engenharia Computacional e Licenciatura em Computação da UFJF, já ofertados pelo DCC, estabelecendo uma forte sinergia entre eles. A criação do curso foi aprovada pela Resolução CONSU/UFJF nº19, de 24 de setembro de 2010, e o primeiro PPC do Curso de Sistemas de Informação da UFJF foi aprovado pela Resolução CONGRAD/UFJF nº 32, de 26 de agosto de 2010. Não há mais estudantes ativos no curso vinculados à este currículo.

Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação – Criação do curso em 2010

Voltar ao sumário