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Disciplinas ofertadas

A tabela a seguir lista todas as disciplinas em que estão sendo ofertadas vagas aos discentes do Curso de Sistemas de Informação da UFJF no período letivo atual. Os horários e os docentes alocados nas disciplinas podem ser consultados clicando sobre a turma desejada. Cabe destacar que o Curso de Sistemas de Informação da UFJF é ofertado no turno noturno, com aulas majoritariamente de segunda a sexta-feira, das 19h às 23h, conforme sua grade curricular. No entanto, também são disponibilizadas vagas em turmas diurnas, ampliando as opções de escolha e facilitando a montagem das grades horárias pelos alunos.

Plano de Ensino

Disciplina: DCC065 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA

Horas Aula: 4

Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA COMPUTACAO /ICE

Ementa
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- Definição de objetos gráficos planares
- Modelos de Geometria
- Estudo da Cor
- Modelagem de objetos e construção de cenas 3D
- Visualização da cena
- Cenário Virtual
- Câmera Virtual
- Recorte, rasterização, cálculo das superfícies visíveis
- Iluminação
- Técnicas de Mapeamento de Texturas
- Animação
1. Definição de objetos gráficos planares
2. Modelos de Geometria
3. Estudo da Cor
4. Modelagem de objetos e construção de cenas 3D
5. Visualização da cena
6. Cenário Virtual
7. Câmera Virtual
8. Recorte, rasterização, cálculo das superfícies visíveis
9. Iluminação
10. Técnicas de Mapeamento de Texturas
11. Animação
FOLEY, J et al.. Computer graphics - principles and practice. 2ª Edição, Editora Addison-Wesley, 2010.
HEARN, D., Baker, M. P. e Carithers, W. Computer Graphics with OpenGL. 4ª Edição, Prentice Hall, 2010.
SHIRLEY, P. et al. Fundamentals of Computer Graphics. 3ª Edição, Editora AK Peters, 2009.
AZEVEDO, E. e CONCI, A. Computação Gráfica - Teoria e Prática. Editora Elsevier, 2003.
BURDEA, G., COIFFET, P. Virtual Reality Technology, Wiley, (2nd Edition). New York, 2003.
GONZALEZ, R, WOODS, R. Processamento Digital de Imagens, 3ª Edição, Pearson, 2010.
SHREINER, Dave. OpenGL Programming Guide: The Official Guide to Learning OpenGL. 5ª edição. Addison-Wesley. 2006.
VINCE, J. Mathematics for Computer Graphics. Springer, 2005.
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