Fechar menu lateral

Disciplinas ofertadas

A tabela a seguir lista todas as disciplinas em que estão sendo ofertadas vagas aos discentes do Curso de Sistemas de Informação da UFJF no período letivo atual. Os horários e os docentes alocados nas disciplinas podem ser consultados clicando sobre a turma desejada. Cabe destacar que o Curso de Sistemas de Informação da UFJF é ofertado no turno noturno, com aulas majoritariamente de segunda a sexta-feira, das 19h às 23h, conforme sua grade curricular. No entanto, também são disponibilizadas vagas em turmas diurnas, ampliando as opções de escolha e facilitando a montagem das grades horárias pelos alunos.

Plano de Ensino

Disciplina: CAD014 - ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE EMPRESAS

Horas Aula: 4

Departamento: DEPTO DE CIENCIAS ADMINISTRATIVAS

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
Administração, Organização e Ambiente.
As funções do Administrador: Planejamento, Organização, Direção e Controle.
As funções da Administração: Recursos Humanos, Marketing, Finanças e Produção.
Empreendedorismo.
Tópicos Avançados em Administração.
1. ADMINISTRAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E AMBIENTE.
1.1. Conceitos introdutórios de Administração e Organização
1.2. A organização e suas relações com o Ambiente
1.3. A Abordagem Sistêmica da Administração
2. PLANEJAMENTO
2.1. Conceitos de planejamento, planejamento estratégico e Estratégia.
2.2. Os modelos clássicos de Estratégia
2.3. As Escolas de Estratégia
3. ORGANIZAÇÃO
3.1. Princípios de Administração: Divisão do Trabalho, Especialização e Hierarquia.
3.2. Estruturação das Organizações: Critérios de Departamentalização
3.3. Centralização e Descentralização
3.4. O Processo de Delegação e Tomada de Decisão
4. DIREÇÃO
4.1. Liderança Tradicional e Situacional
4.2. Relações Interpessoais
4.3. Motivação no Trabalho
4.4. Participação no Trabalho
5. CONTROLE
5.1. Princípios do Controle Organizacional
5.2. Controle e Gestão
6. RECURSOS HUMANOS
6.1. Políticas de Recursos Humanos
6.2. Noções de Recrutamento e Seleção
6.3. Noções de Plano de Cargos e Salários
7. MARKETING
7.1. Conceitos iniciais de Marketing
7.2. Noções de Marketing Estratégico: Mercado e Consumidor
7.3. Noções de Marketing Tático: Preço, Produto/Serviço, Ponto/Canal de Distribuição e Composto Promocional.
8. FINANÇAS
8.1. Noções de Contabilidade Gerencial
8.2. Noções de custo e Precificação
8.3. Finanças de curto Prazo
9. PRODUÇÃO
10. Empreendedorismo
11. Tópicos Avançados em Administração
GILBERTO HEILBORN, FRANCISCO LACOMBE. ADMINISTRAÇÃO: PRINCÍPIOS E TENDÊNCIAS. 2a Edição. Editora Saraiva, 2009.
STEPHEN P. ROBBINS. ADMINISTRAÇÃO: MUDANÇAS E PERSPECTIVAS. 1a Edição. Editora Saraiva, 2000. Maximiano, Antonio César Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. Editora Atlas, 2006, 4. ed.
CHIAVENATTO, Idalberto. Administração: Teoria, Processo e Prática. Editora Elsevier
Voltar