Grupo de Pesquisa em Cognição e Linguagem (CogLin)
O grupo de pesquisa CogLin foi implantado na Universidade Federal de Juiz de Fora em 2013. Os líderes do grupo são a Profª. Drª. Cláudia Nascimento Guaraldo Justi e o Prof. Dr. Francis Ricardo dos Reis Justi, docentes efetivos do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFJF. Ambos os líderes são membros do Grupo de Trabalho (GT) “Desenvolvimento Sociocognitivo e da Linguagem”, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia – ANPEPP (http://www.anpepp.org.br/). Atualmente, integram o CogLin, além de seus líderes: alunos da graduação da UFJF em atividades de pesquisa e de extensão; alunos do Programa de Pós Graduação da UFJF; e, pesquisadores de outras instituições de ensino superior federais, como o Prof. Dr. Antonio Roazzi (UFPE), a Profª. Drª. Ângela Maria Vieria Pinheiro (UFMG), a Profª. Drª. Cláudia Cardoso-Martins (UFMG) e o Prof. Dr. Antônio Jaeger (UFMG).
O CogLin dedica-se ao estudo de processos psicológicos básicos como percepção, atenção e memória, tendo como objetivo estudar suas inter-relações com a linguagem. O estudo dessa temática ocorre através das seguintes linhas de pesquisa:
1) Desenvolvimento da linguagem oral e escrita – Tem como objetivo estudar variáveis cognitivas e metalinguísticas relacionadas ao desenvolvimento da linguagem, com ênfase em estudos sobre a aquisição da leitura e da escrita.
2) Reconhecimento visual de palavras – Tem como objetivo estudar variáveis relacionadas ao processamento lexical e sublexical durante o reconhecimento visual de palavras.
3) Medidas cognitivas e psicolinguísticas – Construção, adaptação e validação de testes que avaliam habilidades de leitura e escrita e variáveis relacionadas ao desenvolvimento dessas habilidades. Visa ao desenvolvimento, também, de levantamentos de características psicolinguísticas de itens utilizados em tarefas de leitura e escrita.
4) Memória e Linguagem – Estudo dos sistemas de memória humana dentro de uma abordagem cognitiva e suas relações com estímulos linguísticos.
Dois estágios curriculares são vinculados ao grupo, sendo um em Psicologia Escolar, no qual o(a) aluno(a) aplica os conhecimentos sobre as temáticas discutidas e pesquisadas pelo grupo no contexto escolar, de forma a prevenir as dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita, e um estágio em neuropsicologia clínica das dificuldades de aprendizagem, voltado para a remediação das dificuldades de aprendizagem no contexto clínico.
Desde a sua fundação, este grupo de pesquisa tem apresentado indicadores relevantes de recursos humanos, publicações e projetos financiados. Esses e os demais dados desse grupo de pesquisa podem ser visualizados em: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9296118724369520 e em http://www.ufjf.br/coglin/