Fechar menu lateral

Apresentação

O curso de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi criado em 1992, através da Resolução No. 15/91 do Conselho Universitário Superior (CONSU) da UFJF, sendo reconhecido pela Portaria No. 379 de 05/03/1999.

Formou sua primeira turma no ano de 1996 e, desde então, a procura pelo curso tem apresentado um aumento significativo, estando nos últimos anos, consistentemente, entre os cursos mais concorridos no Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) da UFJF.

O curso de Graduação em Psicologia da UFJF está vinculado ao Departamento de Psicologia, uma unidade acadêmica que integra o Instituto de Ciências Humanas (ICH/UFJF). Um indicador importante da qualidade do curso é o fato do mesmo ter obtido conceito 5 no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). O curso de Psicologia oferece 50 vagas anuais, com ingresso no início de cada ano letivo. O processo seletivo para o ingresso no curso de Psicologia ocorre através do SISU e do PISM, realizado de acordo com os procedimentos previstos no RAG da UFJF. As aulas são oferecidas em período integral, com a concentração de aulas nos turnos matutino e vespertino. O período mínimo para a integralização do curso de psicologia é de 5 anos.

O curso de Psicologia da UFJF oferece três ênfases curriculares: Processos e contextos educacionais – saberes e práticas em Psicologia; Processos psicossociais e da saúde – saberes, contextos e práticas em Psicologia; e, Psicologia e processos de investigação científica. O(A) discente deve escolher duas dessas ênfases para se concentrar. Ao fazer a escolha por uma determinada ênfase, o(a) discente deverá cursar com aproveitamento 6 disciplinas eletivas dessa ênfase, bem como fazer um estágio e um trabalho de conclusão de curso vinculados a essa ênfase.

O Projeto Pedagógico Curricular do curso de Psicologia passou por alterações, que foram aprovadas em reunião do Congrad em 2019:

PPC_Psicologia_UFJF_alterações_aprovadas_CONGRAD_2021-1 (formato pdf, 7MB)