a) Atividade de monitoria em disciplina do curso de Psicologia com, pelo menos, um ano de duração: permite a flexibilização de 60 horas.
b) Participação em grupo de estudo/pesquisa coordenado por docentes da UFJF por, pelo menos, um ano: permite a flexibilização de 30 horas.
c) Participação por, pelo menos, um ano, em programa e grupo de educação tutorial PET Psicologia e PET Saúde: permite a flexibilização de 60 horas.
d) Participação em empresa júnior por, pelo menos, um ano: permite a flexibilização de 60 horas.
e) Participação em programa de Treinamento Profissional vinculado à PROGRAD por, pelo menos, um ano: permite a flexibilização de 60 horas.
f) Realização de estágio não obrigatório: cada 125 horas de estágio permite a flexibilização de 60 horas.
g) Participar de representação estudantil por, pelo menos, um ano: permite a flexibilização de 15 horas.
h) Apresentação de trabalho em congressos: permite a flexibilização de 15 horas.
i) Organização de congresso: permite a flexibilização de 15 horas.
j) Participação em congresso: permite a flexibilização de carga horária proporcional à carga horária do evento, limitando-se a 15 horas.
k) Participação em eventos (seminário, colóquio, simpósio, encontro, palestra, teleconferência, defesa de dissertação e tese): permite a flexibilização de carga horária proporcional à carga horária do evento, limitando-se a 15 horas.
l) Apresentar certificação em prova de proficiência em língua estrangeira* por órgãos reconhecidos, permite a flexibilização de 60 horas.
m) A carga horária em disciplinas cursadas em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu de instituições de ensino superior recomendados pela CAPES pode ser utilizada para flexibilização, considerando-se um limite máximo de 60 horas por disciplina.
* Na ausência de certificados, serão aceitas declarações do Test of English as a Foreign Language (TOEFL) e do International English Language Test IELTS, desde que as pontuações mínimas sejam as seguintes:
– 550 pontos na modalidade Paper Based Test do Test of English as a Foreign Language (TOEFL), ou
– 79-80 pontos na modalidade Internet Based Test do Test of English as a Foreign Language (TOEFL), ou
– 6,0 pontos do International English Language Test (IELTS).