Essa ênfase tem como meta desenvolver competências e habilidades necessárias para realizar avaliações e intervir em diferentes contextos e processos de educação formal e informal, atuando junto a diferentes personagens do ato educativo. Além do estágio curricular obrigatório e do trabalho de conclusão, para desenvolver as competências e habilidades necessárias à ênfase em Processos e Contextos Educacionais, os(as) discentes devem cursar 360h dentre as seguintes disciplinas eletivas:
PSI210 – Adolescência e Contexto Educacional (Ementa: Aspectos biopsicossociais da adolescência e suas implicações para a atuação do psicólogo escolar/educacional: ênfase proativa).
PSI211 – Neuropsicologia 1 (Ementa: História e fundamentos da Neuropsicologia. Técnicas de Pesquisa em Neuropsicologia e Neurociências. Neuropsicologia das funções mentais superiores e suas implicações educacionais. Avaliação e reabilitação neuropsicológica).
PSI212 – Neuropsicologia 2 (Ementa: Neuropsicologia da linguagem e da emoção e suas implicações educacionais. Avaliação, reabilitação e tratamento de desordens emocionais e da linguagem).
PSI213 – Psicolinguística 1 (Ementa: Propriedades da linguagem oral. Grandes debates no desenvolvimento da linguagem oral. Base biológica do desenvolvimento da linguagem oral. Desenvolvimento comunicativo. Desenvolvimento fonológico. Desenvolvimento lexical. Desenvolvimento da sintaxe e da morfologia. Bilinguismo. Linguagem, cultura e cognição. Contribuições do estudo da linguagem oral para a alfabetização).
PSI214 – Psicolinguística 2 (Ementa: Diferenças e similaridades entre a linguagem oral e a linguagem escrita. As bases biológicas da leitura. Processos de reconhecimento de palavras na leitura. Modelos computacionais de reconhecimento visual de palavras. Teorias sobre o desenvolvimento da leitura e da escrita. A compreensão da leitura. Variáveis preditivas do desenvolvimento da leitura e da escrita).
PSI215 – Psicologia da Sexualidade e Estudos de Gênero (Ementa: Campos de estudos da sexualidade: história e conceituação. Sexualidade e gênero como categorias analíticas para as ciências humanas e para as áreas da saúde e da educação. Sexualidade, diversidade de gênero e temas transversais: identidade de gênero, interseccionalidade, orientação do desejo. Os estudos de gênero e seus desdobramentos nas políticas públicas em saúde e educação. A construção da sexualidade e seus aspectos normativos: marcos psicopatologizantes, heteronormatividade, cisnormatividade e normalização das condutas, produção de corpos e governo das populações).
PSI216 – Psicologia e Direitos Humanos (Ementa: Categorias fundamentais em direitos humanos. Desigualdades sociais e seus enfrentamentos. Direitos humanos e as políticas públicas de saúde e educação).
PSI217 – Temas atuais em Psicologia do Desenvolvimento e Educacional 1 (Ementa: Disciplina de conteúdo variável que visa a aprofundar a discussão de temas atuais em Psicologia do Desenvolvimento e Educacional).
PSI218 – Temas atuais em Psicologia do Desenvolvimento e Educacional 2 (Ementa: Disciplina de conteúdo variável que visa a aprofundar a discussão de temas atuais em Psicologia do Desenvolvimento e Educacional).
PSI219 – Temas atuais em Psicologia do Desenvolvimento e Educacional 3 (Ementa: Disciplina de conteúdo variável que visa a aprofundar a discussão de temas atuais em Psicologia do Desenvolvimento e Educacional).
PSI223 – Temas em Psicologia Escolar e Educacional (Ementa: Temas atuais pertinentes ao campo da Psicologia Escolar e Educacional considerando a interface educação, saúde e desenvolvimento humano).
PSI220 – Temas atuais em Psicologia Escolar e Educacional 1 (Ementa: Disciplina de conteúdo variável que visa a aprofundar a discussão de temas atuais em Psicologia Escolar e Educacional).
PSI221 – Temas atuais em Psicologia Escolar e Educacional 2 (Ementa: Disciplina de conteúdo variável que visa a aprofundar a discussão de temas atuais em Psicologia Escolar e Educacional).
PSI222 – Temas atuais em Psicologia Escolar e Educacional 3 (Ementa: Disciplina de conteúdo variável que visa a aprofundar a discussão de temas atuais em Psicologia Escolar e Educacional).
PSI224 – Treino em Pesquisa Desenvolvimental 1 (Ementa: Principais características da pesquisa desenvolvimental. Delineamentos transversal, longitudinal e sequencial. Planejamento e coleta de dados em uma pesquisa desenvolvimental).
PSI225 – Treino em Pesquisa Desenvolvimental 2 (Ementa: Coleta e análise de dados em uma pesquisa desenvolvimental. Discussão das possibilidades e limites dos delineamentos transversal, longitudinal e sequencial).