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Matrícula

A matrícula na UFJF é feita eletronicamente através do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica– SIGA, pelo(a) próprio(a) aluno(a) a partir do SEGUNDO período do curso de graduação, usando qualquer tipo de computador ligado à Internet com um navegador instalado.

Solicitamos que vocês leiam todas as instruções para os procedimentos de matrícula, com atenção e caso não consigam resolver as pendências, procurem pessoalmente a coordenação do curso o mais rápido possível, nos horários de atendimento da mesma, divulgados em cada semestre.

Como funcionam as Etapas da matrícula

A matrícula nas disciplinas do seu curso é feita pelos alunos em várias etapas, antes do início de cada semestre letivo. Fiquem atentos às datas de cada etapa divulgadas no Calendário Acadêmico da UFJF, disponível na web na página eletrônica inicial da instituição.

Primeira etapa – Realização de Matrícula pelos(as) Acadêmicos(as) para o semestre X/ano Y no SIGA: cada discente escolhe as disciplinas em que deseja matricular-se, acessando sua conta, com sua senha pessoal, no SIGA- MATRÍCULAS.

Segunda etapa – Primeira análise de matrícula pelo Centro de Gestão do Conhecimento – CGCO: as matrículas são analisadas pelos profissionais de Tecnologia da Informação – TI da universidade que fazem parte do CGCO. O resultado é divulgado para os(as) discentes, bastando vocês acessarem as sua contasno SIGA para verificarem os dados. Esta análise é totalmente automatizada e nela são verificadas coincidências de horários entre disciplinas, falta de pré-requisitos, limite máximo de créditos, vagas, etc.. As matrículas em disciplinas sem tais aspectos podem ficar definitivas no “quadro de Matrículas” de cada discente, a menos que o(a) aluno(a) faça alguma alteração na Terceira etapa das matrículas.

Terceira etapa – Ajuste de matrícula pelos(as acadêmicos(as) para o semestre X/ano Y: os(as) alunos(as)podem ajustar as suas respectivas matrículas, em função da primeira análise feita pelo CGCO e ajustar suas matrículas nas disciplinas escolhidas, caso algo tenha algum dado errado ou equivocado.

Quarta etapa – Segunda análise pelo CGCO: é feita uma nova análise das matrículas realizadas pelos(as) estudantes via SIGA, por parte dos profissionais em TI do CGCO,com base nos ajustes feitos pelos(as) alunos(as) na Terceira

Quinta etapa – Ajuste de matrícula pelos(as) coordenadores de curso: os(as) coordenadores dos cursos de graduação da UFJF realizam os últimos ajustes nas matrículas dos(as) alunos(as) em casos de dificuldades, problemas ou situações acadêmicas específicas dos(as) alunos(as).

OBSERVAÇÕES:

  • As matrículas confirmadas após primeira análise do CGCO NÃO serão alteradas. Por isso é importante que o(a) aluno(a) se matricule logo na primeira etapa das matrículas divulgadas eletronicamente pela UFJF no Calendário Acadêmico.
  • Os critérios e prioridades de vagas em disciplinas estão todos definidos no Regimento Acadêmico da Graduação –  Artigo21.
  • Na segunda etapa das matrículas serão ofertadas apenas as vagas em disciplinas que restaram da primeira análise do CGCO.
  • Salientamos a importância do acompanhamento por parte dos(as) aluno(a) das datas e prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico da UFJF – para ficarem constantemente dispostos a verificar sua própria situação de matrícula, como membro do corpo discente na UFJF. Isso é importante, porque quando os técnicos em informática do CGCO fazem a análise das matrículas, pode ser que vocês percam alguma vaga em alguma disciplina e/ou consiga outra vaga em uma, ou outras disciplinas, dependendo dos critérios e pedidos de vagas e se você estiver dentro do limite de vagas ofertadas ou se vocês estiverem como “excedente” (que é uma espécie de lista de espera) aguardando pela criação ou liberação de mais vagas naquelas disciplinas específicas, de seu interesse, nas quais vocês ainda não foram matriculados. 
  • Caso vocês tentem se matricular e apareça mensagem de “Erro”, sugerimos vocês tentarem com calma novamente as operações no sistema ou mais tarde, pois pode estar ocorrendo uma sobrecarga de acesso no sistema.
  • Procurem não se matricular em muitas disciplinas para o mesmo semestre, pois o resultado das análises do CGCO poderá ser de cancelamento de suas matrículas devido à uma possível falta de tempo a(ao) aluno(a) para se dedicar suficientemente a cada uma delas.
  • Antes de vocês se matricularem em disciplinas de outros cursos (consideradas na UFJF como Disciplinas Opcionais) procurem o máximo de informações sobre as mesmas, seu conteúdo, seus possíveis professores, dias e horários em que serão ministradas, entre outros aspectos e avaliem se ela realmente poderá acrescentar em sua formação. Pode ser que não valha a pena não valer a pena cursar uma disciplina apenas para a obtenção de horas ou créditos opcionais no seu Histórico Escolar em disciplinas que não são muito do seu interesse.
  • Alguns alunos desinformados se matriculam em disciplinas opcionais de outros cursos e depois abandonam essas disciplinas quando descobrem tardiamente que não eram exatamente o que eles queriam. Atitudes assim podem resultar em reprovação por falta (infrequência) ou por nota o que diminui a média do seu Índice de Rendimento Acadêmico – IRA, que é um indicador do desempenho do estudante importante em seleções internas institucionais em projetos ou outras atividades que dão direito a bolsas de ajuda de custo aos estudantes. Um bom nível de IRA no seu Histórico Escolar, também vai contribuir na sua imagem profissional quando se formar.

Como realizar a matrícula em disciplinas de outros cursos (Opcionais)

  • Para realizar matrículas em disciplinas que NÃO são da grade curricular do seu curso e que fazem parte de outro curso de graduação da UFJF (estas, serão consideradas como disciplinas Opcionais em seu Histórico Escolar) e que não tenham vagas reservadas no Plano Departamental(rol total de disciplinas de um curso em cada semestre letivo) para o seu curso, os(as) alunos(as) devem procurar a Coordenação do Curso de graduação detentor da vaga e solicitar que seja transferida uma vaga da disciplina via SIGA para o curso de Psicologia, cujo código é 32A.
  • Após a vaga ter sido transferida eletronicamente pelo SIGA para o acesso da coordenação do seu curso,os(as) acadêmicos(as) devem solicitar sua matrícula na própria coordenação do seu curso. Para isso,os(as) estudantes deverão saber exatamente o código do curso, o código da disciplina e a turma (letra depois do código) e certamente, os dias e horários em que serão ministradas para verificar a sua disponibilidade de realizar as mesmas. Somente o Coordenador do seu próprio curso pode ajustar e efetivar as suas matrículas, tanto no seu curso, com em outros cursos da instituição.
  • Se vocês não conseguiram vagas nas disciplinas opcionais desejadas pela operação de transferência eletrônica de vaga pelo SIGA, uma nova alternativa é vocês pesquisarem nos Planos Departamentais dos cursos de graduação, disponibilizados no SIGA e verificarem a ocupação de vagas das disciplinas que lhes interessam, se existem vagas ociosas nas mesmas.
  • No Calendário Acadêmico da UFJF, geralmente próximo ao final do período de ajuste de matrículas das coordenações de curso, tem um dia específico em que os alunos podem solicitar a sua matrícula nas vagas ociosas de disciplinas de graduação. (Esse dia é conhecido pelos estudantes como o dia do “Bolsão de vagas”). Nesse caso, novamente os alunos deverão informar nas suas coordenações de curso, exatamente o código do curso, o código da disciplina e a turma (letra depois do código), para serem matriculados nas mesmas.
  • Se vocês tiverem dúvidas ou dificuldades para realizarem suas matrículas, entrem em contato por e-mail com a coordenação do curso de Psicologia: coord.psicologia@ufjf.edu.br ou liguem para o telefone da coordenação de Psicologia, nos horários de seu funcionamento previamente divulgados em cada semestre letivo: (32)2102-3117.