Esse eixo tem como objetivo permitir ao formando o conhecimento das bases epistemológicas presentes na construção do saber psicológico, desenvolvendo a capacidade para avaliar criticamente as linhas de pensamento em Psicologia. Além de estar presente em outras atividades e disciplinas do curso, esse eixo é constituído, principalmente, pelas seguintes disciplinas:
PSI173 – Introdução à História e Historiografia da Psicologia (Ementa: História e historiografia da psicologia. Antecedentes na filosofia e fisiologia. O projeto de uma psicologia científica no século XIX: Fechner, Wundt e James. A era das escolas. A era da especialização).
PSI175 – Fundamentos Epistemológicos da Psicologia 1 (Ementa: Principais tendências e correntes psicodinâmicas na história da psicologia. Fundamentos filosóficos das teorias psicodinâmicas. Natureza e estrutura do psiquismo nas teorias psicodinâmicas. Os fatores explicativos: determinismo e causalidade psíquica).
PSI176 – Fundamentos Epistemológicos da Psicologia 2 (Ementa: História e pressupostos filosóficos do cognitivismo na psicologia. Principais modelos explicativos no cognitivismo. Questões recentes no cognitivismo).
FIL027 – Introdução à Filosofia (Ementa: Origem do pensamento filosófico. Aspectos distintivos em relação ao mito, religião, senso comum e ciência. Ser humano e cultura. Conhecimento e ciência. Natureza da ciência. Ciências Humanas. Política, fundamentos, estado e democracia. Ética e moral. A questão da liberdade.).
Esse eixo tem como objetivo garantir a apropriação crítica do conhecimento disponível, assegurando uma visão abrangente dos diferentes métodos e estratégias de produção do conhecimento científico em Psicologia. Além de estar presente em outras atividades e disciplinas do curso, esse eixo é constituído, principalmente, pelas seguintes disciplinas:
EST001 – Elementos de Estatística (Ementa: Fornecer conhecimentos básicos de análise exploratória de dados e inferência estatística).
EST017 – Estatística Aplicada à Psicologia (Delineamentos Experimentais de Pesquisa. Variável Aleatória e Distribuições de Probabilidade. Distribuições Amostrais. Estimação. Testes de Hipótese Paramétricos. Análise de Variância. Testes de Hipótese não Paramétricos).
FIL024 – Filosofia da Ciência I (Ementa: Apresentação dos problemas da Filosofia da Ciência. Especificidade do conhecimento científico. Pressupostos filosóficos da ciência moderna. Revolução Científica. Positivismo. Positivismo Lógico. Racionalismo Crítico. Nova Filosofia da Ciência. Construtivismo Social. Temas contemporâneos em Filosofia da Ciência).
PSI172 – Métodos e Técnicas de Pesquisa em Psicologia (Ementa: Normas de escrita científica. Busca em bases de dados. Principais etapas na construção de um projeto de pesquisa. Métodos observacionais, correlacionais, experimentais e quasi-experimentais).
Esse eixo tem como objetivo garantir tanto o domínio de instrumentos e estratégias de avaliação e de intervenção, quanto a competência para selecioná-los, avaliá-los e adequá-los a problemas e contextos específicos de investigação e ação profissional. Além de estar presente em outras atividades e disciplinas do curso, esse eixo é constituído, principalmente, pelas seguintes disciplinas:
PSI180 – Psicometria e Medidas em Psicologia (Ementa: História da psicometria. Principais conceitos em psicometria: níveis de mensuração; validade; fidedignidade e normas. Construção de testes psicológicos).
PSI186 – Avaliação Psicológica (Ementa: O processo de avaliação psicológica e o uso de testes na psicologia. Os principais testes e suas diferentes aplicações. Padrão de avaliação, laudos, pareceres e relatórios.).
PSI178 – Estágio Básico em Psicologia 1 (Ementa: Observação e reflexão acerca das práticas profissionais e das pesquisas em quatro subáreas da Psicologia: Pesquisa/docência em Psicologia, Psicologia Escolar e Educacional, Avaliação Psicológica e Psicologia Organizacional e do Trabalho).
PSI184 – Estágio Básico em Psicologia 2 (Ementa: Observação e reflexão acerca da prática psicológica e da pesquisa em três subáreas da Psicologia: Saúde, Clínica e Social/Comunitária).
Esse eixo tem como objetivo garantir o conhecimento de fenômenos e processos psicológicos que constituem classicamente objeto de investigação e atuação no domínio da Psicologia, de forma a propiciar amplo conhecimento de suas características, questões conceituais e modelos explicativos construídos no campo, assim como seu desenvolvimento recente. Além de estar presente em outras atividades e disciplinas do curso, esse eixo é constituído, principalmente, pelas seguintes disciplinas:
PSI179 Processos Psicológicos Básicos A (Ementa: Discussão dos principais experimentos e fenômenos relacionados à sensação, percepção, atenção e memória. Principais teorias psicológicas acerca da sensação, percepção, atenção e memória.).
PSI185 – Processos Psicológicos Básicos B (Ementa: Principais experimentos e fenômenos relacionados à linguagem, representação do conhecimento, raciocínio e tomada de decisão. Principais teorias psicológicas acerca da linguagem, representação do conhecimento, raciocínio e tomada de decisão).
PSI181 – Psicopatologia Geral (Ementa: Conceito e breve histórico da Psicopatologia. Patologia das funções mentais. Perspectivas teóricas em Psicopatologia. Psicopatologia e psiquiatria. Tipologia e classificação de transtornos mentais e condutas psicopatológicas. Interações biológicas e psicológicas e os Transtornos Mentais. Hipótese de classificação dos transtornos (CID, DSM/APA). Diagnóstico psiquiátrico e psicológico).
PSI182 – Psicologia Social (Ementa: História da Psicologia Social, seus precursores e idealizadores. Objetos de estudo da Psicologia Social. Principais correntes e perspectivas teóricas da psicologia social e seus conceitos fundamentais. Vertentes e estudos contemporâneos em psicologia social).
PSI177 – Psicologia do Desenvolvimento Humano 1 (Ementa: O campo da psicologia do desenvolvimento humano e a ciência do desenvolvimento humano. Métodos de pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento. Desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo-emocional e social na infância.).
PSI183 – Psicologia do Desenvolvimento Humano 2 (Ementa: Desenvolvimento cognitivo, afetivo-emocional e social na adolescência, idade adulta e na velhice. Abordagens integradoras do desenvolvimento ao longo do curso de vida).
PSI174 – Psicologia da Aprendizagem (Ementa: Principais teorias psicológicas da aprendizagem e suas implicações educacionais).
Esse eixo tem como objetivo ajudar o formando a demarcar a natureza e a especificidade do fenômeno psicológico e a percebê-lo em sua interação com fenômenos biológicos, humanos e sociais, assegurando uma compreensão integral e contextualizada dos fenômenos e processos psicológicos. Além de estar presente em outras atividades e disciplinas do curso, esse eixo é constituído, principalmente, pelas seguintes disciplinas:
ANA010 – Anatomia Aplicada à Psicologia (Ementa: A Anatomia Aplicada à Psicologia estuda as estruturas que constituem o corpo humano agrupadas nos seguintes sistemas funcionais: esquelético, articular, muscular, nervoso, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital masculino e genital feminino. Inclui também conhecimentos necessários à compreensão do funcionamento do organismo em condições normais e nas doenças, e um maior enfoque é dedicado ao Sistema Nervoso.).
ANA510 – Anatomia Aplicada à Psicologia – Prática (A Anatomia Aplicada à Psicologia estuda as estruturas que constituem o corpo humano agrupadas nos seguintes sistemas funcionais: esquelético, articular, muscular, nervoso, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital masculino e genital feminino. Inclui também conhecimentos necessários à compreensão do funcionamento do organismo em condições normais e nas doenças, e um maior enfoque é dedicado ao Sistema Nervoso.).
CSO076 – Antropologia: Indivíduo e Cultura (Ementa: A primeira parte do curso visa uma introdução ao campo da Antropologia, apresentando a disciplina, suas noções e princípios fundamentais, passando por uma reflexão sobre o “conceito de homem” e os fundamentos do projeto antropológico que se caracteriza pela observação e estudo da diversidade cultural e das relações sociais. Na segunda parte serão abordadas as implicações mútuas entre noções de sociedade, indivíduo e pessoa. E, na última parte do curso, serão examinadas as noções de cultura e de identidade).
FSI037 – Psicofisiologia (Ementa: Estudo fisiológico e fenomenológico das funções neurais e psíquicas).
PSI190 – Psicologia e Necessidades Educacionais Especiais 1 (Ementa: Modelos de classificação e identificação das necessidades educacionais especiais. Contextualização da Educação Especial e Inclusiva, focalizando as deficiências sensoriais, intelectual, física, além da paralisia cerebral e das deficiências múltiplas).
PSI194 – Psicologia e Necessidades Educacionais Especiais 2 (Ementa: Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, transtorno do espectro do autismo e outros transtornos globais do desenvolvimento. Gerontologia educacional. (Super)Dotação e talento. Estudantes hospitalizados).
Esse eixo tem como objetivo assegurar um núcleo básico de competências que permitam a atuação profissional e a inserção do graduado em diferentes contextos institucionais e sociais, de forma articulada com profissionais de áreas afins. Além de estar presente em outras atividades e disciplinas do curso, esse eixo é constituído, principalmente, pelas seguintes disciplinas:
DEO019 – Ética profissional em Psicologia (Ementa: conceitos e fundamentos de Ética Geral e Ética Profissional; ato moral; responsabilidade profissional; código de ética profissional).
PSI191 – Psicologia Clínica 1 (Ementa: Características e princípios da psicanálise. Visão crítica da clínica psicanalítica e seu lugar na psicologia. Os conceitos fundamentais da psicanálise: transferência, sintoma, inconsciente e pulsão. As especificidades do atendimento psicanalítico e sua ética singular).
PSI195 – Psicologia Clínica 2 (Ementa: Características e princípios das terapias cognitivas. Relação terapêutica. Avaliação em terapias cognitivas. O trabalho com elementos clínicos cognitivo-comportamentais: crenças, pensamentos, emoções e comportamentos. Técnicas cognitivo-comportamentais.).
PSI188 – Psicologia da Saúde (Ementa: Os determinantes sócio-históricos e o desenvolvimento do conceito de saúde: novos e velhos paradigmas; conceitos, definições e significados. A trajetória da política de saúde no Brasil. O Sistema Único de Saúde: intervenções na atenção primária, secundária e terciária).
PSI192 – Psicologia e Saúde nas Instituições (Ementa: O modelo biopsicossocial em saúde. A Psicologia e a ética na promoção, prevenção e reabilitação na saúde do indivíduo em diferentes instituições (trabalho, educação, saúde etc.). A atuação do Psicólogo nas equipes de saúde das instituições: novas possibilidades de intervenção).
PSI196 – Introdução à Psicologia Comunitária (Ementa: Panorama e pressupostos teóricos da Psicologia Comunitária. Ferramentas e métodos de intervenção e pesquisa comunitária. Atuação do psicólogo comunitário nos diversos setores).
PSI189 – Prevenção e Promoção de Saúde em Contextos Educacionais (Ementa: Níveis e modalidades de intervenção preventiva e promotora de saúde em contextos educacionais com ênfase no desenvolvimento psicossocial).
PSI193 – Prevenção das Dificuldades de Aprendizagem (Ementa: Dificuldades, transtornos ou distúrbios de aprendizagem. Níveis e modalidades de intervenção preventiva com foco nas dificuldades de aprendizagem da linguagem oral, da linguagem escrita e do aprendizado da matemática).
PSI187 – Psicologia e Trabalho (Ementa: O mundo atual do trabalho. A Psicologia e a orientação para o trabalho nas diversas fases da vida. Formação técnica e superior como forma de preparação para o trabalho. Treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) de pessoas. Aspectos do comportamento organizacional: satisfação no trabalho; envolvimento; comprometimento; percepção de justiça organizacional. Envelhecimento, longevidade e trabalho. Orientação para a aposentadoria).
Além das disciplinas acima, o núcleo comum conta também com disciplinas transversais que integram os diferentes eixos estruturantes e que servem, também, para operacionalizar a obrigatoriedade de se cursar, pelo menos, duas ênfases do curso. As disciplinas obrigatórias transversais são:
PSI197 – Seminário Integrativo 1 (Ementa: Disciplina de conteúdo variável que visa à observação e discussão de pesquisas e relatos de experiências da ênfase “Processos e contextos educacionais: saberes e práticas em Psicologia”).
PSI198 – Seminário Integrativo 2 (Ementa: Disciplina de conteúdo variável que visa à observação e discussão de pesquisas e relatos de experiências da ênfase “Processos psicossociais e da saúde: saberes, contextos e práticas em Psicologia”).
PSI199 – Seminário Integrativo 3 (Ementa: Disciplina de conteúdo variável que visa à observação e discussão de pesquisas da ênfase “Psicologia e processos de investigação científica”).
PSI200 – Seminário Integrativo 4 (Ementa: Disciplina de conteúdo variável que visa à observação, apresentação e discussão de resultados de pesquisas, projetos de pesquisas ou relatos de experiência profissional de uma das ênfases do curso de Psicologia da UFJF).
PSI201 – Seminário Integrativo 5 (Ementa: Disciplina de conteúdo variável que visa à observação, apresentação e discussão de resultados de pesquisas, projetos de pesquisas ou relatos de experiência profissional de uma das ênfases do curso de Psicologia da UFJF).
PSI202 – Práticas e Saberes em Psicologia 1 (Ementa: Disciplina de conteúdo variável que visa ao aprofundamento da discussão e da reflexão sobre a prática psicológica em uma das três ênfases do curso de Psicologia da UFJF).
PSI203 – Práticas e Saberes em Psicologia 2 (Ementa: Disciplina de conteúdo variável que visa ao aprofundamento da discussão e da reflexão sobre a prática psicológica em uma das três ênfases do curso de Psicologia da UFJF).
PSI204 – Práticas e Saberes em Psicologia 3 (Ementa: Disciplina de conteúdo variável que visa ao aprofundamento da discussão e da reflexão sobre a prática psicológica em uma das três ênfases do curso de Psicologia da UFJF).
PSI205 – Práticas e Saberes em Psicologia 4 (Ementa: Disciplina de conteúdo variável que visa ao aprofundamento da discussão e da reflexão sobre a prática psicológica em uma das três ênfases do curso de Psicologia da UFJF).
PSI206 – Trabalho de Conclusão de Curso 1 (Ementa: Revisão bibliográfica inicial e delimitação de um tema de pesquisa ou de um relato de experiência profissional relacionado a uma das ênfases do curso de Psicologia da UFJF, escolhida pelo(a) discente).
PSI207 – Trabalho de Conclusão de Curso 2 (Ementa: Elaboração de projeto de pesquisa ou relatório de experiência profissional ou relatório de pesquisa sobre um tema relacionado a uma das ênfases do curso de Psicologia da UFJF, escolhida pelo(a) discente).
PSI208 – Trabalho de Conclusão de Curso 3 (Ementa: Revisão bibliográfica inicial e delimitação de um tema de pesquisa ou de um relato de experiência profissional relacionado a uma das ênfases do curso de Psicologia da UFJF, escolhida pelo(a) discente).
PSI209 – Trabalho de Conclusão de Curso 4 (Ementa: Elaboração de projeto de pesquisa ou relatório de experiência profissional ou relatório de pesquisa sobre um tema relacionado a uma das ênfases do curso de Psicologia da UFJF, escolhida pelo(a) discente).