Fechar menu lateral

Descobrindo um novo mundo

Após praticamente dois anos em que o calendário acadêmico sofre alterações por conta da pandemia da Covid-19, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inicia, nesta segunda-feira, 3, o desafio de receber os ingressantes dos cursos de graduação no campus-sede e em Governador Valadares.

De acordo com dados da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), 2.901 novos estudantes chegam à UFJF, seja através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Entre eles, está Raphaela Paião Rocha, de 18 anos, aprovada para a Faculdade de Farmácia. A ansiedade é grande e as dúvidas também. Perguntas feitas por Raphaela, como “teremos aulas em formato presencial ou on-line?”, são comuns, assim como questionamentos sobre funcionamento do Restaurante Universitário (RU), bolsas de assistência estudantil ou projetos de extensão, bibliotecas e carteirinha de estudante.

Siga
O primeiro passo em busca destas respostas está no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).Todas as informações sobre a vida acadêmica de alunos e alunas da UFJF estão na plataforma on-line, cujo acesso se dá mediante a apresentação do número de matrícula e de uma senha. É no Siga que os estudantes têm informações sobre grades de horários e histórico escolar, por exemplo.

Raphaela já sabe qual será sua primeira aula: Histologia e Embriologia X. E, apesar de certa dificuldade inicial, a estudante teve acesso a um tutorial completo sobre o funcionamento do Sistema através da página da Central de Atendimento (CAT). A página oferece informações para as mais diversas dúvidas, não apenas em relação ao Siga.

Restaurante Universitário (RU)
Raphaela pergunta: “o RU vai funcionar normalmente?”. Quem responde é a pró-reitora de Assistência Estudantil, Cristina Bezerra. Segundo a representante da Proae, o RU retorna, em 2022, com a disponibilidade de atender a um número maior de estudantes. No entanto, é preciso estar atento às regras de distanciamento social impostas pela pandemia. “Ainda permanecemos com limitações de espaço físico. É possível oferecer 200 refeições simultaneamente. Então, pedimos para que os estudantes se programem para não irem ao RU nos horários de pico.”

Os restaurantes do campus e do  centro da cidade vão funcionar das 11h às 14h, para almoço, e das 17h às 18h30, para jantar. No entanto, ainda não estarão em esquema self-service. As refeições serão disponibilizadas em marmitex. Mesmo não estando em ensino presencial, alunos e alunas poderão utilizar ambas as instalações. A previsão de abertura do RU-Campus já é para esta segunda, 3, e do RU-Centro, para o dia 10 de janeiro.

Bolsas de Assistência Estudantil
As bolsas de Assistência Estudantil buscam auxiliar estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A UFJF oferece diversas modalidades. A obtenção dos benefícios está condicionada a uma avaliação social e econômica de cada estudante e à disponibilidade orçamentária da Universidade. Para 2022, os auxílios disponíveis previstos são a bolsa do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e auxílios moradia, transporte, alimentação, creche e de inclusão digital.

“A perspectiva de atendimento da Proae é de que a gente possa, assim como em 2021, mesmo com todo o sacrifício orçamentário, garantir aos alunos mais necessitados as condições de permanência na Universidade”, afirma Cristina, lembrando que todos os critérios de seleção são definidos pela equipe de Serviço Social da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e podem ser conferidos através de sua Página.

Outros tipos de bolsas
Os estudantes de graduação têm acesso também a bolsas ligadas aos projetos de Extensão da UFJF. Atualmente, a Universidade conta com 562 programas e projetos vigentes nesta área, que somam 500 bolsistas, 1375 voluntários de graduação e 72 de pós-graduação, além de outros 30 estudantes voluntários provenientes da rede pública de ensino.

“No caso da Extensão, os alunos podem ser bolsistas desde o primeiro período. Quem define a participação dos estudantes são os coordenadores dos projetos – professores ou técnico-administrativos em Educação (TAEs) de nível superior. Eles estabelecem a ação a ser realizada e aprovada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex)”, explica a pró-reitora Ana Lívia Coimbra.

O valor das bolsas de Extensão é de R$ 300 e o estudante deve estar atento aos editais lançados nas páginas de suas respectivas faculdades ou institutos e também no site da Proex. Já as bolsas de programas de Treinamento Profissional, de mesmo valor e funcionando sob as mesmas regras, são ligadas à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Bibliotecas
Outra pergunta de Raphaela diz respeito ao funcionamento das bibliotecas. Desde outubro de 2021, foi autorizado o atendimento presencial nas seguintes unidades: Bibliotecas Central, do Instituo de Ciências Exatas (ICE), do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e da Medicina. É possível recorrer às bibliotecas apenas para serviços de empréstimo e devolução de obras. Para a solicitação de empréstimo, é preciso acessar o Pergamum (Siga Azul) e basta seguir um passo a passo. Para devoluções, não é mais necessário nenhum tipo de agendamento.

Carteirinha de estudante
Outra dúvida importante é: “Como conseguir a carteirinha de estudante da UFJF?”. Este cartão de acesso é a identificação pessoal e intransferível dos alunos e alunas, que possibilita, por exemplo, a entrada no RU e o uso das bibliotecas. A solicitação deve ser feita no endereço www.carteirinha.ufjf.br, mas somente estudantes com o status ativo no Siga conseguem fazer o pedido. Para mais informações sobre o procedimento, basta acessar o site do RU.

Protocolos de Biossegurança
A grande questão imposta pela pandemia da Covid-19 está relacionada ao retorno das aulas presenciais. Assim como Raphaela, muitos alunos e alunas estão ansiosos para encontrar seus futuros colegas de faculdade. Assim como Raphaela, muitos estudaram, durante os anos de 2020 e 2021, através de sistemas remotos de ensino. E não veem a hora de criar novas relações sociais. No entanto, somente alguns cursos retornaram com as atividades presenciais e seguem rigorosamente os Protocolos de Biossegurança da UFJF, elaborados pela Comissão de Infraestrutura e Saúde (Cis) e aprovados em agosto de 2020 pelo Conselho Superior (Consu).

As restrições sanitárias dizem respeito às ações de professores, TAEs, estudantes, trabalhadores terceirizados e outras pessoas com acesso aos campi. O uso de máscaras de proteção facial, por exemplo, é obrigatório em qualquer ambiente da UFJF; o distanciamento social também é exigido. “É importante destacar, neste processo de retomada, que é fundamental que todos observem rigorosamente todos os protocolos de biossegurança, desde da preocupação com a complementação do ciclo vacinal até o cumprimento de de todas as regras de higienização e distanciamento para que possamos trabalhar e estudar com segurança”, ressalta o reitor Marcus David.

Sistema Busco Saúde
Para auxiliar no combate à pandemia, a UFJF ainda disponibiliza para estudantes, professores, TAEs e terceirizados o sistema Busco Saúde, plataforma que registra e monitora os sintomas de usuários cadastrados. É possível que os membros da comunidade acadêmica entrem em contato com profissionais de saúde através de um canal de teleorientação e sejam encaminhados aos locais de atendimento do município, em caso de contato com pessoas contaminadas pelo Coronavírus.

A partir do dia 3, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, todos devem realizar seu automonitoramento através do site ou aplicativo Busco Saúde. “Isso é muito novo pra nós, no Brasil. Várias universidades aderiram a programas de monitoramento e rastreamento e a UFJF foi uma das primeiras. Através do sistema, podemos detectar se está havendo um aumento de transmissibilidade em alguma área específica, e aumento de número de casos. Isso garante que a nossa Universidade siga aberta”, ressalta a professora da Faculdade de Medicina e uma das idealizadoras do Busco Saúde, Sandra Tibiriçá.

Todos esses cuidados são apontados pelo pró-reitor de Graduação da UFJF, Cassiano Caon Amorim, como fundamentais para um retorno seguro e gradual das atividades, como vem ocorrendo com os cursos da área de saúde, com aulas presenciais desde julho deste ano. “Aos poucos, essa retomada indica que a Universidade volta a ser o lugar preferencial de aprendizagem e de ensino. A gente deseja que isso aconteça logo para todos os estudantes da Instituição.”

Compreensão conjunta
Ângelo Denadai, diretor geral do campus avançado de Governador Valadares, que irá receber cerca de 500 novos estudantes, ressalta que professores, coordenadores e servidores do campus vêm fazendo um esforço grande para garantir as atividades remotas e presenciais. “Embora o cenário atual seja mais tranquilo do que no início de 2021, em virtude da vacinação, não podemos nos descuidar dos protocolos de biossegurança. Que tenhamos todos uma compreensão conjunta dos vários desafios a serem enfrentados para superar esse cenário pandêmico, que ainda gera riscos à comunidade, e também os que envolvem a manutenção dessa universidade pública e de qualidade disponível para a comunidade valadarense, que vem se consolidando no decorrer dos anos.”

Superação
O reitor Marcus David também enfatiza a expectativa em relação ao novo semestre letivo. “Desejamos que 2022 seja um ano de recuperação, de muita esperança, que possamos superar dificuldades e continuar a trilhar esse caminho de uma universidade comprometida com a sociedade, que opera como grande vetor de transformação econômica, social e cultural da nossa sociedade.”