Fechar menu lateral

Aulas serão retomadas em 3 de janeiro

A volta às aulas nos dois campi da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está marcada para o dia 3 de janeiro. Devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19, nem todos os cursos de graduação da Universidade terão aulas nesta data; além disso, aqueles que retomam suas atividades no dia 3 de janeiro seguem calendários acadêmicos distintos.

Terceiro período suplementar

O curso de Fisioterapia do campus-sede e os cursos de Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia do campus Governador Valadares cumprirão o terceiro período suplementar. Para esses alunos, as aulas começam no dia 3 de janeiro e encerram-se em 19 de março.

Confira o calendário acadêmico do terceiro período suplementar.

Farmácia; Jornalismo; Rádio, TV e Internet – JF

Três cursos de graduação do campus Juiz de Fora tiveram um período suplementar: Farmácia; Jornalismo; Rádio, TV e Internet (RTVI). Para esses estudantes, o segundo  semestre de 2021 inicia-se em 3 de janeiro de 2022 e termina no dia 9 de maio.

Confira o calendário acadêmico para os cursos de Farmácia, Jornalismo e RTVI de Juiz de Fora.

Enfermagem, Medicina e Odontologia – JF

Outros três cursos de graduação do campus-sede tiveram dois períodos suplementares: Enfermagem, Medicina e Odontologia. Os discentes desses cursos iniciam as aulas do primeiro semestre de 2021 no dia 3 de janeiro, terminando em 9 de maio.

Confira o calendário acadêmico para os cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia do campus-sede.

Cursos do 2º semestre regular de 2021

Os cursos de graduação dos dois campi universitários que tiveram condições de iniciar o ano letivo de 2021 encontram-se, atualmente, cumprindo o segundo semestre de aulas, que retorna no dia 3 de janeiro. Para esses estudantes, o atual semestre letivo, que teve início no dia 18 de outubro de 2021, encerra-se no dia 26 de fevereiro de 2022.

Confira o calendário acadêmico dos cursos que tiveram condições de iniciar o ano letivo de 2021.

Calendário acadêmico 2022

A Resolução nº 73/2021 do Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da UFJF aprovou o calendário acadêmico de 2022, válido somente para os cursos de Educação a Distância (EAD) e para as graduações presenciais dos dois campi da Universidade que têm condições de iniciar o ano letivo de 2022. Para esses cursos, as aulas do primeiro semestre começam em 18 de abril e terminam em 19 de agosto. Já as do segundo período letivo  iniciam em 12 de setembro e finalizam no dia 20 de janeiro de 2023.

Protocolos de Biossegurança

Todos os cursos que tiverem atividades presenciais nos dois campi da UFJF devem seguir, rigorosamente, os Protocolos de Biossegurança da Instituição, elaborados pela Comissão de Infraestrutura e Saúde (CIS) e aprovados em agosto de 2020, pelo Conselho Superior (Consu). As restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19 dizem respeito às ações de professores, técnicos, estudantes, trabalhadores terceirizados e qualquer pessoa que tenha acesso aos campi. O uso de máscaras de proteção facial, por exemplo, é obrigatório em qualquer ambiente da cidade universitária; o distanciamento social também é exigido de todos os usuários da Universidade.