Fechar menu lateral

Pism II: Como chegar ao campus da UFJF?

Mais de 7.200 candidatos se preparam para prestar as provas do módulo II do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021, neste final de semana, em Juiz de Fora. O campus sede da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) prepara-se para receber 3.119 estudantes em 14 prédios e institutos, além daqueles que foram direcionados para a Faculdade de Medicina, localizada fora da cidade universitária. No total, 12.001 inscritos realizarão os exames do vestibular seriado em cinco cidades.

Mesmo com a maior concentração de estudantes distribuídos na cidade universitária, 4.136 candidatos serão acolhidos em outros 16 locais de prova na cidade, incluindo o Colégio de Aplicação João XXIII. É importante que o inscrito se organize para chegar à instituição de ensino em que está alocado, no mínimo, 30 minutos antes. A orientação é que procure conhecer o local com antecedência para evitar possíveis imprevistos e aglomerações. As provas começam às 13h, sendo que os portões abrem às 11h30 para evitar aglomerações. Atrasos não são tolerados.

Para acolher e tirar as dúvidas dos estudantes, a UFJF irá disponibilizar uma equipe com cerca de cem integrantes, distribuída pelos locais de prova em Juiz de Fora, dentro e fora do campus universitário. A equipe de Receptivo estará vestida com coletes cinza e crachás de identificação vermelho.

No campus

Na Cidade Universitária, os estudantes serão distribuídos nas Faculdades de Administração e Ciências Contábeis; Comunicação (prédio novo); Direito; Educação (prédio novo); Economia; Enfermagem; Engenharia; Farmácia; Letras; Odontologia; Serviço Social e nos Institutos de Artes e Design, Ciências Humanas (prédio novo), e Ciências Biológicas (prédio anexo). Fora do campus, há provas também na Faculdade de Medicina, que fica próxima ao Hospital Universitário, unidade Dom Bosco.

Vale ressaltar que não será possível estacionar automóveis no campus nos dias dos exames, por isso, é importante que os motoristas se organizem para deixar os participantes.

Como a Cidade Universitária possui uma ampla dimensão, é fundamental que o inscrito se atente ao local exato onde prestará o exame. Lembrando que a informação consta no comprovante definitivo de inscrição, que pode ser acessado na Área do Candidato. Clique no mapa do campus para ampliar:

Confira o itinerário dos ônibus dentro da UFJF

Para facilitar o acesso ao campus, a Secretaria de  Mobilidade Urbana (SMU) vai disponibilizar mais ônibus das linhas 545 e 555, que vão circular com horários extras nos dias do exame, a partir das 10h.

A linha 545 que dá acesso ao portão Sul – entrada pela Avenida Itamar Franco -, tem o primeiro ponto próximo à sede do Corpo de Bombeiros. A segunda parada é em frente às faculdades de Odontologia, Farmácia e Enfermagem (setor H). O ponto seguinte é em frente à Faculdade de Direito, localizada junto às faculdades de Serviço Social, Administração e Educação (setor K).

Seguindo o caminho e contornando o anel viário, os ônibus param um pouco à frente da Faculdade de Letras (setor B). A próxima parada é no Instituto de Ciências Biológicas (setor C), seguido pelo ponto de desembarque dos candidatos que farão a prova no Instituto de Ciências Exatas (setor D).

Já os ônibus da linha 555, que entram pelo portão Norte – no bairro São Pedro -, têm seu primeiro ponto próximo à Faculdade de Letras (setor B). Depois, sobem para os setores C, D e E. Na descida, eles param na Faculdade de Educação Física (setor G), contornam o Anel Viário e se dirigem ao setor H. O ponto final é no setor K, em frente à Faculdade de Direito.

Os candidatos que realizarão a prova na faculdades de Medicina, localizadas no bairro Dom Bosco, devem optar pelas linhas 510 (Dom Bosco), 511 e 512 (Dom Bosco/ Borboleta), 515 (Dom Orione) e 539 (Santos Dumont).

Governador Valadares

Em Governador Valadares (MG), oito instituições de ensino serão locais de prova e vão receber 1.039 candidatos.

O Centro Interescolar Dr. Raimundo Soares De Albergaria Filho fica localizado na praça Júlio Soares, na Ilha dos Araújos. O ônibus 15 (Vila Mariana via Ilha) passa pelo local.

A Escola Estadual Professor Paulo Freire está localizada no bairro Grã Duquesa, e é atendida pelas linhas 31A e 31B.

A Escola Estadual Júlio Soares, no bairro São Pedro, é atendida pelas linhas 21 Figueira/Santos Dumont, 25A e 25B.

A Escola Estadual Quintino Bocaiúva, no bairro Jardim Pérola, é atendida pelas linhas 09A, B e C, da linha Bela Vista, além do 58A e 58B (Atalaia/Fraternidade).

A Escola Estadual Dona Arabela de Almeida Costa, que fica no bairro Vila Mariana, é atendida pela linha 15 (Vila Mariana).

A Unipac é atendida pelas linhas 09A, B e C, da linha Bela Vista, além da linha 15.

A Faculdade Pitágoras pode ser acessada pelas linhas 10 (Vila Ozanan) e  16B (Santa Paula).

A Escola Estadual Professor Nelson Sena e a Escola Estadual Israel Ribeiro são atendidas pelas linhas 31 (Conquista), 81 (Santa Rita), 25 (Capim) e 21 (Santos Dumont).

Atenção

As provas do Pism serão aplicadas neste sábado e domingo, 26 e 27, em cinco cidades, às 13h.  Os candidatos devem, obrigatoriamente, utilizar máscaras cirúrgicas, de tecido – com pelo menos duas camadas – ou outras de qualidade superior. Não serão aceitas máscaras de crochê ou tricô e nem transparentes.

Além disso, apenas serão aceitos como Documentos Oficiais de Identificação, aqueles que possuam foto: Carteira de Identidade, Passaporte, Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Qualquer outra documentação, diferente das citadas, impossibilita a participação do estudante no Pism 2021. Não serão aceitos documentos digitais nem cópias autenticadas.

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br  – Copese

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF