Fechar menu lateral

UFJF lança site exclusivo sobre Ensino Remoto Emergencial

Para promover maior familiaridade da comunidade acadêmica em relação ao método de ensino virtual, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disponibiliza, a partir desta sexta-feira, 21, um site exclusivo com informações relativas ao Ensino Remoto Emergencial (ERE). Na página, podem ser encontrados o novo calendário acadêmico, regulamentos e normasmaterial de apoio, além de ações de suporte à capacitação no Moodle e no Google Sala de Aula.

Confira a página do Ensino Remoto Emergencial.

Para a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen de Melo, a criação do site para o Ensino Remoto Emergencial representa uma imensa alegria para a UFJF, pois identifica o desenvolvimento de um trabalho construído por toda a Instituição. “Tivemos o envolvimento de muitas pessoas para que a página pudesse ser colocada no ar com todas as informações necessárias. Dessa maneira, na medida em que as ações forem sendo aprimoradas, elas serão veiculadas por meio dessa ferramenta. A busca pelo ensino emergencial vem acontecendo há muito tempo na instituição e foi preciso que o processo fosse aprofundado e amadurecido. O site é o reflexo de inúmeras deliberações, discussões e reflexões que envolveram diversos atores.”

Maria Carmen também reitera sobre a importância da fundamentação da minuta 33/2020, aprovada pelo Conselho Superior (Consu), que tem como base o Diagnóstico das Condições de Acesso Digital realizado junto a estudantes, professores e técnico-administrativos em Educação (TAEs) da Universidade. “O site representa todo esse pensamento que vem sendo construído. É uma alegria muito grande para nós, pois aponta um trabalho desenvolvido coletivamente por toda a UFJF, com muito apoio dos professores Cassiano CaonMichèle FarageMarcos TanureMônica RibeiroLuiz Paulo BarraEduardo Condé, assim como de toda a Diretoria de Imagem Institucional e do Centro de Educação a Distância (Cead).”

Lives para tirar dúvidas
Para tirar as dúvidas da comunidade acadêmica, a UFJF organiza uma série de lives para explicar sobre a metodologia remota de ensino. Os diálogos  trazem temas diversos, como, por exemplo, desafios e possibilidades de ensino durante a pandemia; inclusão dos segmentos estudantis e docentes diante da situação de excepcionalidade; e uso de metodologias ativas para a continuidade da oferta de uma educação de qualidade. As atividades podem ser acompanhadas pelo canal da UFJF no Youtube, sem a necessidade de inscrição prévia.

Outras informações
Ensino Remoto Emergencial

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF