No polo do PROFLETRAS na Universidade Federal de Juiz de Fora, todas as dissertações acompanham produtos educacionais desenvolvidos e aplicados quando da intervenção pedagógica realizada pelos discentes. Tais produtos constituem-se em uma estratégia de divulgação das intervenções realizadas, podendo ser utilizados por outros professores ou mesmo servir como inspiração para a proposição de outras práticas pedagógicas.
Egressa: Aline Cristina Robadel Nobre
Orientadora: Patrícia Pedrosa Botelho
Egressa: Ananda Elisabeth Fernandes
Orientadora: Natália Sathler Sigiliano
O diálogo argumentativo em sala de aula: um caminho para a formação cidadã
Egressa: Carolina Campos Pereira Mattos
Orientadora: Carolina Alves Fonseca
Egresso: Gabriel Barbosa Mendes
Orientadora: Thais Fernandes Sampaio
Egressa: Marcela Pimentel Escoralique Rubio
Orientadora: Carolina Alves Fonseca
Projeto didático de letramentos: potencialidades do gênero meme para a formação de sujeitos críticos
Egressa: Rafaela Aparecida Medeiros de Almeida
Orientadora: Daniela da Silva Vieira
Egressa: Wanessa Aparecida Ferreira Freitas
Orientadora: Natália Sathler Sigiliano
Egressa: Ana Carmelita de Moraes Milhomem
Orientadora: Thais Fernandes Sampaio
Egressa: Ana Cláudia Duarte Corrêa
Orientadora: Natália Sathler Sigiliano
Egresso: Cláudio André da Silva
Orientadora: Luciana Teixeira
Egressa: Edneia Aparecida Amâncio
Orientadora: Elza de Sá Nogueira
Egressa: Josiane Silveira Coimbra
Orientador: Marco Aurélio de Sousa Mendes
Egressa: Lidiane Reis Guedes
Orientadora: Érika Kelmer Mathias
Estratégias para desenvolvimento da escrita no ensino fundamental I: capacidade discursiva em foco
Egressa: Maria Aparecida Lopes
Orientadora: Carolina Alves Fonseca
Desmascarando as fake news no ensino fundamental: reflexão linguística a favor da formação cidadã
Egressa: Mariana Soares da Costa
Orientadora: Natália Sathler Sigiliano
Egressa: Aline Neves Mrad
Orientadora: Thais Fernandes Sampaio
Egresso: Bruno Luis Oliveira Bastos
Orientadora: Patrícia Pedrosa Botelho
Egressa: Carina de Almeida Coelho
Orientadora: Luciana Teixeira
Estratégias didáticas para a produção de podcasts no nono ano do ensino fundamental
Egressa: Cássia Aparecida da Costa Santos
Orientadora: Thais Fernandes Sampaio
Egressa: Delane Teodora de Oliveira Leonardo
Orientadora: Elza de Sá Nogueira
Egresso: Eduardo Nogueira
Orientador: Marco Aurélio de Sousa Mendes
Egresso: Gustavo Gomes Siqueira da Rocha
Orientadora: Luciana Teixeira
Egressa: Lais Rios Berno
Orientadora: Elza de Sá Nogueira
Egressa: Marli Corrêa Pires
Orientadora: Érika Kelmer Mathias
Egressa: Noemia de Azevedo Nascimento
Orientadora: Patrícia pedrosa Botelho
Egressa: Roberta Baffa Andrade
Orientadora: Natália Sathler Sigiliano
Egressa: Thaisa Hosken Cruz
Orientador: Marco Aurélio de Sousa Mendes
Egressa: Thamiris Alvim de Souza
Orientadora: Natália Sathler Sigiliano
Egressa: Joseani Adalemar Netto
Orientadora: Patrícia Pedrosa Botelho
Egressa: Lívia Nascimento Arcanjo
Orientador: José Carlos Gonçalves
Egresso: José Ignacio Ribeiro Marinho
Orientadora: Elza de Sá Nogueira
Ampliação do repertório literário através da leitura e produção de conto de fadas
Egressa: Helga Carvalho Baptista de Almeida
Orientador: José Carlos Gonçalves
A reescrita dirigida como parte do processo de consolidação da escrita
Egressa: Ana Cristina Miranda Fajardo
Orientadora: Lucilene Hotz Bronzato
Egressa: Luciana dos Santos Silva
Orientador: Marco Aurélio de Sousa Mendes
Análise reflexiva do ensino de língua portuguesa: um caminho para novas práticas pedagógicas
Egresso: Abel Gomes Vieira
Orientadora: Thais Fernandes Sampaio
Egressa: Vanda Pinheiro de Lacerda Freitas
Orientadora: Natália Sathler Sigiliano
Campanha Educativa: a construção de um gênero como ação social
Egressa: Christiana Franck Cardoso Ferreira
Orientadora: Lucilene Hotz Bronzato
Egressa: Mariele Furtado de Barros Gomes
Orientador: Marco Aurélio de Sousa Mendes
Egressa: Bianca de Souza Carrara
Orientadora: Natália Sathler Sigiliano
Narrativas fantásticas e letramento literário: a formação do jovem leitor
Egresso: Laio Henrique de Oliveira
Orientadora: Érika Kelmer Mathias
Egressa: Alice Cristiane Souza Ferreira da Silva
Orientadora: Érika Kelmer Mathias
Egressa: Aline Mariano da Silva Rodrigues
Orientadora: Elza de Sá Nogueira
A narrativa do holocausto: realidade e ficção no repertório literário dos alunos da EJA
Egressa: Terezila Barra Silva de Oliveira
Orientadora: Elza de Sá Nogueira
Egressa: Fernanda Luciane de Oliveira
Orientadora: Thais Fernandes Sampaio
Egressa: Juliana Maria de Oliveira Moreira
Orientadora: Natália Sathler Sigiliano
Aprendizagem de língua portuguesa – promovendo a educação linguística, ética e estética
Egressa: Alyne Alves Vieira
Orientadora: Neusa Salim Miranda
Egressa: Cássia Ferreira de Freitas Tirapani
Orientador: Marco Aurélio de Sousa Mendes
Egresso: Lucas Neiva da Silva
Orientador: Marco Aurélio de Sousa Mendes
Egresso: Icaro Rodrigues da Rocha
Orientadora: Érika Kelmer Mathias
Da indiferença ao pertencimento: uma educação linguística e cidadã
Egressa: Mariana de Carvalho Halfeld Oliveira
Orientadora: Neusa Salim Miranda
Egressa: Júlia Maria Cerqueira Soares
Orientadora: Érika Kelmer Mathias
Dinâmicas de grupo para se fazer na escola
Egressa: Márcia Cristina Valle
Orientadora: Lucilene Hotz Bronzato
A pontuação e a produção de sentidos: uma proposta interventiva na educação de jovens e adultos
Egressa: Claudia Aparecida Ferreira Ferraz
Orientadora: Natália Sathler Sigiliano
Criando um ambiente de aprendizagem na sala de aula de língua portuguesa
Egressa: Ana Paula Rodrigues Gravina Almeida
Orientadora: Neusa Salim Miranda
Egressa: Rosane Queiroga Eliotério
Orientador: Marco Aurélio de Sousa Mendes
Jogando com o policial: uma proposta de ampliação do repertório do jovem leitor
Egresso: Pablo Itaboray de Carvalho
Orientadora: Elza de Sá Nogueira
O uso da Rádio Escola Web como estratégia de motivação na aula de língua portuguesa
Egressa: Otávia Vieira Machado Lima
Orientadora: Thais Fernandes Sampaio
Egressa: Marcela Gomes de Souza
Orientadora: Elza de Sá Nogueira
Alunos protagonistas aprendendo a argumentar utilizando a rede social Facebook
Egressa: Fernanda de Paula Assis
Orientadora: Denise Barros Weiss
Educação linguística e cidadã – um desafio de aprendizagem para a sala de aula de língua portuguesa
Egressa: Emiliana Torteloti Freitas
Orientadora: Neusa Salim Miranda
O ensino do substantivo e do adjetivo em perspectiva: proposta de aplicação a partir do gênero conto
Egressa: Denise Pereira Rebello Viglioni
Orientadora: Natália Sathler Sigiliano
Egressa: Andréa de Matos Cardoso
Orientadora: Érika Kelmer Mathias
Projetos didáticos ancorados em uma leitura-gatilho
Egressa: Marcella D Angela Alcaraz Ferreira
Orientadora: Lucilene Hotz Bronzato
Contos maravilhosos na escola : um caminho possível para o letramento literário
Egressa: Alexandra Cristina Bento Silveira
Orientadora: Érika Kelmer Mathias