O Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora é um dos polos do PROFLETRAS Nacional (abre em outra aba), o qual conta com 49 unidades no Brasil. Trata-se de um programa de mestrado em rede, coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o qual recebe como alunos, para formação continuada em serviço, professores atuantes no Ensino Fundamental II de escolas públicas brasileiras.
Na Universidade Federal de Juiz de Fora, o programa teve início no ano de 2013 e, durante todos esses anos, recebeu alunos de diversas cidades do Sudeste brasileiro.
A matriz curricular do PROFLETRAS conta com disciplinas obrigatórias, quais sejam:
Fonologia, Variação e Ensino;
Texto e Ensino
Gramática, Variação e Ensino
Literatura e Ensino
As duas primeiras costumam ser ofertadas no primeiro semestre do curso, enquanto as duas últimas o são no segundo. Em ambos os semestres, são ofertadas também disciplinas optativas, sendo necessário cursar duas optativas para a integralização do curso. Tais disciplinas optativas são ofertadas de acordo com o leque de disciplinas da Matriz Curricular Nacional (formato PDF, tamanho 2MB) e com a disponibilidade do corpo docente da UFJF.
O PROFLETRAS prevê o cumprimento de um mínimo de 360 (trezentos e sessenta) horas em disciplinas do programa, as quais correspondem a 4 (quatro) disciplinas obrigatórias e 2 (duas) optativas, cada uma delas com 60 horas. Adicionalmente, os alunos devem, ao longo do segundo ano do curso, dedicar-se à redação do trabalho de conclusão sob a orientação de um dos docentes do programa.
Obrigatoriamente o discente deve estar em serviço e a pesquisa desenvolvida no âmbito do programa deve ser de caráter interventivo, assumindo como foco de investigação um problema advindo da sala de aula do Ensino Fundamental em que atua o mestrando no que tange ao ensino e aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa.
Na Universidade Federal de Juiz de Fora, as aulas ocorrem às quintas e sextas (manhã e tarde).
Conheça as linhas e projetos de pesquisa desenvolvidos na unidade do PROFLETRAS na UFJF.