Fechar menu lateral

Produtos Educacionais

No polo do PROFLETRAS na Universidade Federal de Juiz de Fora, todas as dissertações acompanham produtos educacionais desenvolvidos e aplicados quando da intervenção pedagógica realizada pelos discentes. Tais produtos constituem-se em uma estratégia de divulgação das intervenções realizadas, podendo ser utilizados por outros professores ou mesmo servir como inspiração para a proposição de outras práticas pedagógicas.

 

Cadernos Pedagógicos

Coleção 2024

Letramento literário no 7º ano do ensino fundamental II: uma proposta de leitura para a obra Malala, a menina que queria ir para a escola

Egressa: Aline Cristina Robadel Nobre
Orientadora: Patrícia Pedrosa Botelho

Por uma ressignificação do trabalho com o vocativo: ensino sob a perspectiva da prática de análise linguística/semiótica

Egressa: Ananda Elisabeth Fernandes
Orientadora: Natália Sathler Sigiliano

O gênero podcast de causo de assombração na escola do campo: do desenvolvimento de capacidades de linguagem à valorização da identidade rural

Egressa: Marcela Pimentel Escoralique Rubio
Orientadora: Carolina Alves Fonseca

Projeto didático de letramentos: potencialidades do gênero meme para a formação de sujeitos críticos

Egressa: Rafaela Aparecida Medeiros de Almeida
Orientadora: Daniela da Silva Vieira

A negação como estratégia persuasiva em propagandas e anúncios publicitários: prática de análise linguística/semiótica no ensino fundamental II

Egressa: Wanessa Aparecida Ferreira Freitas
Orientadora: Natália Sathler Sigiliano

Coleção 2023

O uso do gênero cartaz reivindicatório no 2° ano do ensino fundamental: a cidadania transformadora em pauta

Egressa: Ana Carmelita de Moraes Milhomem
Orientadora: Thais Fernandes Sampaio

Storytelling como estratégia persuasiva em propagandas: caminhos para a análise linguística no Ensino Fundamental II

Egressa: Ana Cláudia Duarte Corrêa
Orientadora: Natália Sathler Sigiliano

Curadoria educacional e práticas de leitura no ensino fundamental: uma proposta para a formação de alunos leitores em tempos de “infodemia”

Egresso: Cláudio André da Silva
Orientadora: Luciana Teixeira

A ficção, o leitor e a realidade social: uma proposta de abordagem de A Odisseia de Penélope, de Margaret Atwood, para o nono ano do ensino fundamental

Egressa: Edneia Aparecida Amâncio
Orientadora: Elza de Sá Nogueira

A construção de personagens em Vidas Secas de Graciliano Ramos e em uma adaptação em HQ: proposta de ampliação de repertório e letramento literário

Egressa: Josiane Silveira Coimbra
Orientador: Marco Aurélio de Sousa Mendes

A Postura Ativa do Professor (PAP) em prol da ampliação de repertório literário com HQs no livro didático de língua portuguesa

Egressa: Lidiane Reis Guedes
Orientadora: Érika Kelmer Mathias

Estratégias para desenvolvimento da escrita no ensino fundamental I: capacidade discursiva em foco

Egressa: Maria Aparecida Lopes
Orientadora: Carolina Alves Fonseca

Desmascarando as fake news no ensino fundamental: reflexão linguística a favor da formação cidadã

Egressa: Mariana Soares da Costa
Orientadora: Natália Sathler Sigiliano

Coleção 2021

Estratégias lúdicas para intensificar e ressignificar práticas de produção escrita com alunos do 3º ano do ensino fundamental

Egressa: Aline Neves Mrad
Orientadora: Thais Fernandes Sampaio

Das ‘cartas do leitor’ aos ‘comentários críticos do instagram’ como prática para ampliação da competência argumentativa de discentes de 7º ano do ensino fundamental

Egresso: Bruno Luis Oliveira Bastos
Orientadora: Patrícia Pedrosa Botelho

O estudo da variação linguística nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental: uma proposta contra o preconceito linguístico e social

Egressa: Carina de Almeida Coelho
Orientadora: Luciana Teixeira

Estratégias didáticas para a produção de podcasts no nono ano do ensino fundamental

Egressa: Cássia Aparecida da Costa Santos
Orientadora: Thais Fernandes Sampaio

O espaço narrativo em O Hobbit, de J. R. R. Tolkien: uma proposta de abordagem para o sétimo ano do Ensino Fundamental II

Egressa: Delane Teodora de Oliveira Leonardo
Orientadora: Elza de Sá Nogueira

Letramento literário, ampliação de repertório e adaptação: inter-relações entre o conto, o cinema e os “causos” populares

Egresso: Eduardo Nogueira
Orientador: Marco Aurélio de Sousa Mendes

A produção de comentários críticos em contexto de Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom): uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental

Egresso: Gustavo Gomes Siqueira da Rocha
Orientadora: Luciana Teixeira

Representações do gênero feminino na ficção e seu impacto no repertório cultural de alunos do Ensino Fundamental II

Egressa: Lais Rios Berno
Orientadora: Elza de Sá Nogueira

O jogo rimático no rap: uma proposta de letramento literário pelo viés das rimas multissilábicas nos anos finais do ensino fundamental II

Egressa: Marli Corrêa Pires
Orientadora: Érika Kelmer Mathias

A obra de Milton Hatoum Dois irmãos e a adaptação da HQ de Fábio Moon e Gabriel Bá como proposta de letramento literário e ampliação de repertório dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II

Egressa: Noemia de Azevedo Nascimento
Orientadora: Patrícia pedrosa Botelho

A Carta aberta como instrumento de exercício para a cidadania: o trabalho com operadores argumentativos nos anos finais do Ensino Fundamental

Egressa: Roberta Baffa Andrade
Orientadora: Natália Sathler Sigiliano

O objeto livro na aula de literatura: letramento literário e ampliação de repertório de alunos do sexto ano com leituras de adaptações de Dom Quixote

Egressa: Thaisa Hosken Cruz
Orientador: Marco Aurélio de Sousa Mendes

O discurso citado na entrevista e na reportagem: uma abordagem de análise linguística em aulas do 8º ano

Egressa: Thamiris Alvim de Souza
Orientadora: Natália Sathler Sigiliano

Coleção 2020

Do conto à aldravipeia – uma proposta de ampliação do repertório literário através da produção de textos poéticos

Egressa: Joseani Adalemar Netto
Orientadora: Patrícia Pedrosa Botelho

 

Os diários dialogados como instrumento de ensino para a construção de um ambiente de aprendizagem culturalmente sensível

Egressa: Lívia Nascimento Arcanjo
Orientador: José Carlos Gonçalves

 

As tirinhas em quadrinhos de Armandinho na ampliação do repertório artístico-literário do jovem leitor nos anos finais do ensino fundamental

Egresso: José Ignacio Ribeiro Marinho
Orientadora: Elza de Sá Nogueira

 

Ampliação do repertório literário através da leitura e produção de conto de fadas

Egressa: Helga Carvalho Baptista de Almeida
Orientador: José Carlos Gonçalves

 

A reescrita dirigida como parte do processo de consolidação da escrita

Egressa: Ana Cristina Miranda Fajardo
Orientadora: Lucilene Hotz Bronzato

 

Uma introdução ao cânone: ampliação de repertório e letramento literário através de O Cortiço de Aluísio Azevedo e uma adaptação em HQ de Ronaldo Antonelli

Egressa: Luciana dos Santos Silva
Orientador: Marco Aurélio de Sousa Mendes

 

Análise reflexiva do ensino de língua portuguesa: um caminho para novas práticas pedagógicas

Egresso: Abel Gomes Vieira
Orientadora: Thais Fernandes Sampaio

 

Ensino contextualizado dos tempos verbais: relato de experiência vivida como forma de aproximação entre escola e família

Egressa: Vanda Pinheiro de Lacerda Freitas
Orientadora: Natália Sathler Sigiliano

 

Campanha Educativa: a construção de um gênero como ação social

Egressa: Christiana Franck Cardoso Ferreira
Orientadora: Lucilene Hotz Bronzato

 

Letramento literário e ampliação de repertório: a ambiguidade na construção das personagens machadianas em textos originais e adaptações

Egressa: Mariele Furtado de Barros Gomes
Orientador: Marco Aurélio de Sousa Mendes

 

Verbete de dicionário em sala de aula: ampliação lexical guiada pela reflexão sobre os temas morte e vida

Egressa: Bianca de Souza Carrara
Orientadora: Natália Sathler Sigiliano

 

Coleção 2019

 

Das Reinações de Narizinho ao Oitavo Vilarejo: uma proposta de ampliação do repertório literário do jovem leitor

Egressa: Aline Mariano da Silva Rodrigues
Orientadora: Elza de Sá Nogueira

 

A narrativa do holocausto: realidade e ficção no repertório literário dos alunos da EJA

Egressa: Terezila Barra Silva de Oliveira
Orientadora: Elza de Sá Nogueira

 

Uma experiência de ressignificação do papel da gramática na aula de português: mudanças na abordagem, nos recursos e nas crenças do professor

Egressa: Fernanda Luciane de Oliveira
Orientadora: Thais Fernandes Sampaio

 

Gêneros pautando um ensino reflexivo do adjetivo e do advérbio: discussões sobre bullying e cinema em um novo contexto escolar

Egressa: Juliana Maria de Oliveira Moreira
Orientadora: Natália Sathler Sigiliano

 

Aprendizagem de língua portuguesa – promovendo a educação linguística, ética e estética

Egressa: Alyne Alves Vieira
Orientadora: Neusa Salim Miranda

 

Crime e loucura, uma introdução ao cânone por meio dos narradores nos universos de Poe e Machado: uma proposta de ampliação de repertório e letramento literário

Egressa: Cássia Ferreira de Freitas Tirapani
Orientador: Marco Aurélio de Sousa Mendes

 

A interação entre literatura e cinema no espaço ficcional da Cataguases de Luiz Ruffato: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório

Egresso: Lucas Neiva da Silva
Orientador: Marco Aurélio de Sousa Mendes

 

Coleção 2018

 

Mediação de leitura e escrita pelo viés do terror psicológico: uma proposta de ampliação de repertório literário a partir do universo de contos de Edgar Allan Poe

Egressa: Júlia Maria Cerqueira Soares
Orientadora: Érika Kelmer Mathias

 

Dinâmicas de grupo para se fazer na escola

Egressa: Márcia Cristina Valle
Orientadora: Lucilene Hotz Bronzato

 

A pontuação e a produção de sentidos: uma proposta interventiva na educação de jovens e adultos

Egressa: Claudia Aparecida Ferreira Ferraz
Orientadora: Natália Sathler Sigiliano

 

Criando um ambiente de aprendizagem na sala de aula de língua portuguesa

Egressa: Ana Paula Rodrigues Gravina Almeida
Orientadora: Neusa Salim Miranda

 

Personagens planos e esféricos como reveladores de um discurso afrodescendente na obra de Machado de Assis e de Lima Barreto

Egressa: Rosana Queiroga Eliotério
Orientador: Marco Aurélio de Sousa Mendes

 

Jogando com o policial: uma proposta de ampliação do repertório do jovem leitor

Egresso: Pablo Itaboray de Carvalho
Orientadora: Elza de Sá Nogueira

 

O uso da Rádio Escola Web como estratégia de motivação na aula de língua portuguesa

Egressa: Otávia Vieira Machado Lima
Orientadora: Thais Fernandes Sampaio

 

Das narrativas bíblicas às outras jornadas de herói: uma proposta de ampliação do repertório do jovem leitor

Egressa: Marcela Gomes de Souza
Orientadora: Elza de Sá Nogueira

 

Alunos protagonistas aprendendo a argumentar utilizando a rede social Facebook

Egressa: Fernanda de Paula Assis
Orientadora: Denise Barros Weiss

 

Educação linguística e cidadã – um desafio de aprendizagem para a sala de aula de língua portuguesa

Egressa: Emiliana Torteloti Freitas
Orientadora: Neusa Salim Miranda

 

O ensino do substantivo e do adjetivo em perspectiva: proposta de aplicação a partir do gênero conto

Egressa: Denise Pereira Rebello Viglioni
Orientadora: Natália Sathler Sigiliano

 

A aquisição de estratégias de escrita através do universo da narrativa investigativa de Agatha Christie

Egressa: Andréa de Matos Cardoso
Orientadora: Érika Kelmer Mathias

 

Coleção 2017

 

Contos maravilhosos na escola : um caminho possível para o letramento literário

Egressa: Alexandra Cristina Bento Silveira
Orientadora: Érika Kelmer Mathias