[contact-form-7 id=”894″ title=”Andre.assis”]
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Tenho trabalhado com os fundamentos da física: gravitação, eletromagnetismo, mecânica relacional
e origem da inércia, eletrodinâmicas de Weber e de Ampère, cosmologia e história da ciência.
Um dos focos no mestrado profissional é trabalhar com experiências de baixo custo adaptadas ao
ensino médio. Além de planejar e montar estas experiências, é importante dar o contexto histórico
relacionado ao fenômeno que está sendo estudado. Também é relevante explorar as diferentes
explicações para um mesmo fenômeno e os vários paradigmas que têm sido adotados pela física ao
longo do tempo. É fundamental levar estes projetos para a sala de aula e analisar seu
impacto no sentido de melhorar o ensino de física. Homepage com algumas orientações e trabalhos
nestas áreas de pesquisa: http://www.ifi.unicamp.br/~assis
[contact-form-7 id=”896″ title=”claudio.teixeira”]
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ensino de Física através de Projetos é uma metodologia que exige preparo e intervenção dos participantes com o objetivo de apresentar a ciência como parte da sociedade e do mundo real gerando um aprendizado significativo para o estudante. Este procedimento é conhecido como alfabetização científica e tenológica e busca-se dar autonomia aos participantes ao mesmo tempo que apresentam-se modelos e teorias cientificas. Ir-se-á nesta proposta definir o que configura-se em Projeto para Ensino de Física e mostrar possíveis escolhas e procedimentos assim como as etapas mínimas necessárias para desenvolver esta metodologia em sala de aula delimitando o contexto e gerando o conhecimento. Pretende-se obter no decorrer do mestrado a produção de um projeto desenvolvido no âmbito escolar de atuação do candidato.
[contact-form-7 id=”898″ title=”diana.tuyarot”]
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
[contact-form-7 id=”899″ title=”emanuel.freitas”]
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
[contact-form-7 id=”900″ title=”jose.luiz.matheus”]
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Uma das linhas de pesquisa de interesse para o mestrado profissional em ensino de Física envolve analisar o perfil formativo de professores, quando suas concepções sobre o ensino e a educação como um todo são investigadas.
Também estudos sobre estratégias de divulgação cientifica em espaços não formais de ensino tendo como cenário o Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora, buscam entender como espaços de divulgação científica podem influenciar na prática do ensino formal.
Outro assunto de interesse para pesquisa é a aplicação do método de Aprendizado Colaborativo, na busca de subsídios para melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula, no qual tomamos como base o trabalho desenvolvido pela equipe de Ensino de Ciências da Universidade de Washington.
[contact-form-7 id=”902″ title=”tagliati”]
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
[contact-form-7 id=”904″ title=”Wilson Melo”]
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________