O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um programa profissional de pós-graduação stricto sensu voltado para professores de física e ciências da Educação Básica, com ênfase nos aspectos do ensino e da aprendizagem de conteúdos de física. O programa é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e conta atualmente com 59 polos espalhados em todo o território nacional. O polo 24 foi constituído por uma parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF – Sudeste, MG) e conta com a infraestruturada e um corpo docente de professores doutores das duas instituições, além de outros colaboradores externos.
O público-alvo deste mestrado são professores em exercício no ensino de física e de ciências, em nível médio e fundamental, com formação em física (licenciatura ou bacharelado) ou áreas afins.
O objetivo do curso é capacitar professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de física e de estratégias e metodologias atuais de ensino, por meio do desenvolvimento de produtos educacionais para aplicação em sala de aula.
Para a integralização do curso os alunos devem cumprir o mínimo de 32 créditos, em um período de 24 meses, assim distribuídos:
As aulas são presenciais e ministradas às sextas-feiras, tarde e noite, e aos sábados, pela manhã, nas dependências da UFJF ou do IF Sudeste MG.
O ingresso no curso se dá por meio de processo seletivo nacional anual, coordenado por uma comissão de seleção nacional e por comissões locais, dividido em duas etapas:
Cumprindo todos os requisitos do programa, incluindo a aprovação da dissertação, o aluno receberá o diploma de MESTRE EM ENSINO DE FÍSICA, emitido pela UFJF.