Fechar menu lateral

X Workshop de Ensino de Física

Evento Virtual – 10 e 11 de setembro de 2021

Os vídeos de registro dos eventos estão disponíveis nos links indicados na programação.


Programação:

DATA: 10/09/2021 – Sexta-feira

14:00 – Sessão 01 (Acesse aqui o registro das apresentações da sessão 01)

Apresentação de trabalhos

Mediador: Prof. Guilherme Peixoto

HORA

Título do Trabalho

Mestrando(a)

Orientador(a)

Coorientador(a)

Leitores Críticos

14:00

UMA ABORDAGEM ABProb (APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS) SOBRE O ESTUDO DA FÍSICA NA AGRICULTURA

(RESUMO)

Rafael Fernando da Silva Barra

Giovana Trevisan Nogueira

Emanuel Reis

Alysson Freitas

14:30

UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DE ELETRODINÂMICA

(RESUMO)

Ben Hur Martins de Castro

Guilherme Peixoto

Bruno Rizzuti

Bruno Gonçalves

15:00

ESTUDOS CONCEITUAIS DAS CORRENTES DE FOUCAULT EM UM PÊNDULO DE BAIXO CUSTO

(RESUMO)

Carlos Juliano Vieira da Silva

Bruno Ferreira Rizzut

Bruno Gonçalves

Emanuel Freitas

Thales Soares

15:30

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA COMO ELEMENTO MOTIVADOR DO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

(RESUMO)

Cleber Pimentel

Paulo Menezes

José RobertoTagliati

Giovana Nogueira

16:00

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ELETROMAGNETISMO: EXPERIMENTO DE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA – EXPINEL

(RESUMO)

João Victor de Souza Machado

Alysson Miranda de Freitas

Wilson Melo

Guilherme Peixoto

16:30

ENSINANDO A DILATAÇÃO DOS SÓLIDOS UTILIZANDO EXPERIMENTAÇÃO

(RESUMO)

Guttemberg Martins da Silva

Bruno Gonçalves

Giovana Nogueira

Emanuel Freitas

17h às 18:00 – Intervalo

18:00 – Sessão 02 (Acesse aqui o registro das apresentações da sessão 02)

Relação dos trabalhos apresentados

Mediador: Prof. José Luiz

HORA

Título do Trabalho

Mestrando(a)

Orientador(a)

Coorientador(a)

Leitores Críticos

18:00

AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA COMO FERRAMENTA DE MELHORIA DO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

(RESUMO)

João Paulo Costa Vasconcelos

Wilson de Souza Melo

Alysson Feitas

Paulo Menezes

18:30

INVESTIGAÇÃO DO PÊNDULO SIMPLES VIA ARDUINO E PHYPHOX

(RESUMO)

Genes Raone Dias

Bruno Gonçalves

Bruno Ferreira Rizzuti

Júlio Akashi

José Luiz

19:00

PIRATE DISCOVERY: O ENSINO DE ASTRONOMIA ATRAVÉS DE JOGOS EM DISPOSITIVOS ANDROID

(RESUMO)

Julio Cesar de Carvalho Stoco

Jose Luiz Matheus Valle

Bruno Gonçalves

André Gondim

19:30

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA: A RADIOTERAPIA NO TRATAMENTO DO CÂNCER

(RESUMO)

Marize Cristina de Almeida

José Luiz Matheus Valle

Marlon Alcantara

Wilson Melo

20:00

RALLY DA FÍSICA: UMA ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA E LÚDICA DO ENSINO DE TERMODINÂMICA

(RESUMO)

Abílio Bittar

Paulo Menezes

José Luiz

Marlon Alcantara

 

DATA: 11/09/2021 – Sábado

8:00 – Sessão 03 (Acesse aqui o registro das apresentações da sessão 03)

Relação dos trabalhos apresentados

Mediador: Prof. Paulo Menezes

HORA

Título do Trabalho

Mestrando(a)

Orientador(a)

Coorientador(a)

Leitores Críticos

08:00

TRANSPORTE PÚBLICO NA CONCEPÇÃO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE: UMA PROPOSTA DE ENSINO CENTRADA NAS INTER-RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE OS ASPECTOS CENTRAIS DA PRÁTICA TECNOLÓGICA

(RESUMO)

Renata Kaiser Gumieri

Emanuel José Reis de Oliveira

José Roberto Tagliati

Paulo Menezes

08:30

A CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE REDES HISTÓRICAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: MÁQUINAS A VAPOR

(RESUMO)

Shaiane Silva de Oliveita

Marlon C. Alcantara

André Gondim

Emanuel Reis

09:00

UM DISCURSO HISTÓRICO, EXPERIMENTAL E TECNOLÓGICO SOBRE A GERAÇÃO DE ENÉRGIA ELÉTRICA E CONSUMO

(RESUMO)

Sidney Pinheiro Duarte Santana

Júlio Akashi Hernandes

Bruno Rizzuti

Thales Soares

09:30 às 10:00 – Intervalo

10:00Palestra de Encerramento (Acesse aqui o registro da palestra de encerramento)

Evolução do ensino competencial e a BNCC: como fica o ensino de Física?”

Palestrante: Profa. Dra. Silvana Perez

(UFPA – Vice-coordenadora da CPG/MNPEF)

Resumo:

Desde a discussão do conceito de competência linguística até os dias de hoje, as diretrizes oficiais governamentais de diversos países foram pouco a pouco incorporando o paradigma do ensino competencial. Nesta palestra, buscaremos entender como essa dinâmica aconteceu, e como se reflete na realidade brasileira, em particular comparando os documentos europeus e brasileiro.