Os vídeos de registro dos eventos estão disponíveis nos links indicados na programação.
DATA: 10/09/2021 – Sexta-feira
14:00 – Sessão 01 (Acesse aqui o registro das apresentações da sessão 01)
Apresentação de trabalhos
Mediador: Prof. Guilherme Peixoto |
||||||
HORA |
Título do Trabalho |
Mestrando(a) |
Orientador(a) |
Coorientador(a) |
Leitores Críticos |
|
14:00 |
UMA ABORDAGEM ABProb (APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS) SOBRE O ESTUDO DA FÍSICA NA AGRICULTURA (RESUMO) |
Rafael Fernando da Silva Barra |
Giovana Trevisan Nogueira |
Emanuel Reis |
Alysson Freitas |
|
14:30 |
UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DE ELETRODINÂMICA (RESUMO) |
Ben Hur Martins de Castro |
Guilherme Peixoto |
Bruno Rizzuti |
Bruno Gonçalves |
|
15:00 |
ESTUDOS CONCEITUAIS DAS CORRENTES DE FOUCAULT EM UM PÊNDULO DE BAIXO CUSTO (RESUMO) |
Carlos Juliano Vieira da Silva |
Bruno Ferreira Rizzut |
Bruno Gonçalves |
Emanuel Freitas |
Thales Soares |
15:30 |
A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA COMO ELEMENTO MOTIVADOR DO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (RESUMO) |
Cleber Pimentel |
Paulo Menezes |
José RobertoTagliati |
Giovana Nogueira |
|
16:00 |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ELETROMAGNETISMO: EXPERIMENTO DE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA – EXPINEL (RESUMO) |
João Victor de Souza Machado |
Alysson Miranda de Freitas |
Wilson Melo |
Guilherme Peixoto |
|
16:30 |
ENSINANDO A DILATAÇÃO DOS SÓLIDOS UTILIZANDO EXPERIMENTAÇÃO (RESUMO) |
Guttemberg Martins da Silva |
Bruno Gonçalves |
Giovana Nogueira |
Emanuel Freitas |
17h às 18:00 – Intervalo
18:00 – Sessão 02 (Acesse aqui o registro das apresentações da sessão 02)
Relação dos trabalhos apresentados
Mediador: Prof. José Luiz |
||||||
HORA |
Título do Trabalho |
Mestrando(a) |
Orientador(a) |
Coorientador(a) |
Leitores Críticos |
|
18:00 |
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA COMO FERRAMENTA DE MELHORIA DO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (RESUMO) |
João Paulo Costa Vasconcelos |
Wilson de Souza Melo |
Alysson Feitas |
Paulo Menezes |
|
18:30 |
INVESTIGAÇÃO DO PÊNDULO SIMPLES VIA ARDUINO E PHYPHOX (RESUMO) |
Genes Raone Dias |
Bruno Gonçalves |
Bruno Ferreira Rizzuti |
Júlio Akashi |
José Luiz |
19:00 |
PIRATE DISCOVERY: O ENSINO DE ASTRONOMIA ATRAVÉS DE JOGOS EM DISPOSITIVOS ANDROID (RESUMO) |
Julio Cesar de Carvalho Stoco |
Jose Luiz Matheus Valle |
Bruno Gonçalves |
André Gondim |
|
19:30 |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA: A RADIOTERAPIA NO TRATAMENTO DO CÂNCER (RESUMO) |
Marize Cristina de Almeida |
José Luiz Matheus Valle |
Marlon Alcantara |
Wilson Melo |
|
20:00 |
RALLY DA FÍSICA: UMA ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA E LÚDICA DO ENSINO DE TERMODINÂMICA (RESUMO) |
Abílio Bittar |
Paulo Menezes |
José Luiz |
Marlon Alcantara |
DATA: 11/09/2021 – Sábado
8:00 – Sessão 03 (Acesse aqui o registro das apresentações da sessão 03)
Relação dos trabalhos apresentados
Mediador: Prof. Paulo Menezes |
||||||
HORA |
Título do Trabalho |
Mestrando(a) |
Orientador(a) |
Coorientador(a) |
Leitores Críticos |
|
08:00 |
TRANSPORTE PÚBLICO NA CONCEPÇÃO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE: UMA PROPOSTA DE ENSINO CENTRADA NAS INTER-RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE OS ASPECTOS CENTRAIS DA PRÁTICA TECNOLÓGICA (RESUMO) |
Renata Kaiser Gumieri |
Emanuel José Reis de Oliveira |
José Roberto Tagliati |
Paulo Menezes |
|
08:30 |
A CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE REDES HISTÓRICAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: MÁQUINAS A VAPOR (RESUMO) |
Shaiane Silva de Oliveita |
Marlon C. Alcantara |
André Gondim |
Emanuel Reis |
|
09:00 |
UM DISCURSO HISTÓRICO, EXPERIMENTAL E TECNOLÓGICO SOBRE A GERAÇÃO DE ENÉRGIA ELÉTRICA E CONSUMO (RESUMO) |
Sidney Pinheiro Duarte Santana |
Júlio Akashi Hernandes |
Bruno Rizzuti |
Thales Soares |
09:30 às 10:00 – Intervalo
10:00 – Palestra de Encerramento (Acesse aqui o registro da palestra de encerramento)
“Evolução do ensino competencial e a BNCC: como fica o ensino de Física?”
Palestrante: Profa. Dra. Silvana Perez
(UFPA – Vice-coordenadora da CPG/MNPEF)
Resumo:
Desde a discussão do conceito de competência linguística até os dias de hoje, as diretrizes oficiais governamentais de diversos países foram pouco a pouco incorporando o paradigma do ensino competencial. Nesta palestra, buscaremos entender como essa dinâmica aconteceu, e como se reflete na realidade brasileira, em particular comparando os documentos europeus e brasileiro.