O Conselho Setorial de Extensão e Cultura (Conexc) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) definiu, em reunião ordinária remota realizada nesta sexta-feira, dia 30, alguns encaminhamentos de trabalho para este ano. A atividade foi a primeira após a posse dos novos integrantes do órgão colegiado, ocorrida em 30 de junho.
Confira aqui a lista de integrantes do Conexc e todas as atribuições do Conselho.
Durante a reunião, os conselheiros tiveram oportunidade de conhecer a estrutura da Pró-reitoria de Extensão, setores e trabalhadores, bem como de tomar ciência sobre o planejamento das atividades do setor. “Preparamos a primeira reunião desse modo para que todos os conselheiros e conselheiras possam estar informados, para os nossos próximos encontros aqui, nesta instância que é normativa, consultiva e deliberativa”, afirmou a presidente do Conexc e pró-reitora de Extensão (Proex), Ana Lívia Coimbra.
Visibilidade às ações extensionistas
Há cerca de um mês, a Proex tem um novo setor: Comunicação e Eventos. O objetivo é conferir maior visibilidade às ações extensionistas realizadas por meio de programas, projetos, cursos e demais ações, assim como planejar, organizar e coordenar eventos sociais, culturais e técnico-científicos.
“Fortalecer a extensão significa fortalecer a dimensão social da Universidade, por isso é fundamental conferirmos visibilidade às atividades extensionistas. Nós não defendemos aquilo que não conhecemos ou que não nos é possível acessar”, destacou a pró-reitora.
Curricularização, PDI e representações
Durante a reunião ordinária do Conexc, também foram debatidos o processo de curricularização da extensão; o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e indicados representantes para os conselhos setoriais de Graduação (Congrad) e de Pós-Graduação e Pesquisa (CSPP) e para o Conselho Superior (Consu).
Sobre a curricularização da extensão na UFJF, Ana Lívia pontuou que as condições sanitárias provocadas pela pandemia de Covid-19 adiaram o debate. Atualmente, uma comissão – composta por representantes do Conexc, do Congrad, da Proex, da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), de estudantes e de técnico-administrativos em educação (Taes) – prepara uma minuta para que o assunto seja discutido no Congrad.
“A curricularização, antes de ser debatida no Conselho Superior (Consu), precisa ser analisada pelo Conselho de Graduação (Congrad). A expectativa é que a minuta seja avaliada pelo Congrad ainda neste semestre. Fazemos a defesa de que todos os graduandos e graduandas passem pela extensão, porque as atividades extensionistas aproximam o ensino da intervenção, favorecendo o desenvolvimento local e regional e melhores condições de vida para todos e todas”, enfatizou Ana Lívia.
Planejamento e gestão institucional
De acordo com a pró-reitora, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento de planejamento e gestão, e será elaborado para vigorar entre os anos de 2022 e 2026. Ainda conforme a Ana Lívia, o PDI deve ser estruturado considerando a filosofia de trabalho, a missão, as diretrizes pedagógicas, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas da UFJF.
“A meta é definir os objetivos e determinar as melhores estratégias para atingi-los. Trata-se, portanto, de um documento norteador da vida universitária que afetará todas as decisões estratégicas da organização ao longo dos anos. Por isso, é tão importante a participação de todas e todos neste processo.”
Veja aqui como participar da elaboração do PDI.
Saiba mais sobre o Conexc:
Novos integrantes do Conselho de Extensão e Cultura são empossados
Outras informações: imprensa.extensao@ufjf.edu.br