Autoridades participaram da cerimônia on-line que deu posse aos conselheiros (Imagem: Reprodução)

Os novos integrantes do Conselho Setorial de Extensão e Cultura (Conexc) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram empossados durante cerimônia remota, realizada na tarde desta quarta-feira, dia 30. O evento contou com a participação do reitor da UFJF, Marcus Vinícius David; da vice-reitora, Girlene Alves da Silva; da prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão; da vereadora Laiz Perrut; da pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra; da pró-reitora adjunta de Extensão, Maria Cristina Vasconcellos Furtado; dentre outros representantes da comunidade acadêmica e da Prefeitura de Juiz de Fora.

“Este é um momento muito importante em tempos difíceis. A sociedade brasileira enfrenta vicissitudes inéditas: a pandemia e outras dificuldades, porque nos vêm faltando orientação nacional. No que diz respeito à educação, as dificuldades existem, sobretudo, devido aos cortes orçamentários. Paradoxalmente, num momento no qual sabemos que só a ciência salva. Esta não é a posse de qualquer conselho, é um conselho de relevância. Neste momento, é cada vez mais ponderada a atuação da extensão e da cultura. É extraordinário o potencial de cooperação que vislumbramos”, ressaltou a prefeita Margarida Salomão.

O reitor Marcus David destacou a importância da retomada das atividades do Conexc em 2017, visando à implementação de uma gestão universitária participativa. “A gestão participativa é fundamental, principalmente, neste cenário no qual vivemos uma das crises mais graves das universidades federais. Além da asfixia orçamentária, há ameaças à autonomia universitária, à política de democratização de acesso às universidades, às ações afirmativas e aos nossos servidores, por meio da proposta de reforma administrativa”, salientou.

A avaliação é compartilhada pela professora do curso de Direito do campus de Governador Valadares e integrante do Conexc, Tayara Talita Lemos. “Compor o Conexc em qualquer cenário é extremamente importante, mas começar a fazer parte desse conselho, em plena pandemia e em situação de tão grave desmonte de direitos humanos, incluindo a educação e seu orçamento, significa um desafio diferente, especialmente porque nos impulsiona a desenvolver novas formas de diálogo, interação e, nomeadamente, novas maneiras de fazer com que a extensão cumpra o papel que ela mesma se propõe, que é o de articular ensino e pesquisa, encarnar a função social da universidade.”

Traçar diretrizes

O Conexc é um órgão colegiado superior normativo, consultivo e deliberativo sobre temas relacionados à extensão e à cultura no âmbito da Universidade. Tem como principal atribuição traçar normas e critérios para as políticas de extensão e de cultura da instituição e está subordinado às diretrizes do Conselho Universitário (Consu)

Confira aqui a lista de integrantes do Conexc e todas as atribuições do Conselho.

A pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, destaca que o Conselho Setorial de Extensão e Cultura realiza um caminho de mão dupla entre a UFJF e a sociedade, porque a comunidade externa tem oportunidade de participação. Em outros termos, o Conexc permite que, além de beneficiária, a sociedade seja formuladora de ações extensionistas, tendo expectativas e necessidades atendidas pela Universidade.

Ana Lívia recorda, ainda, que, apesar do momento dramático vivenciado pelo país devido à perda de mais de 500 mil vidas para a Covid-19, a UFJF mantém-se firme e atenta na defesa dos direitos sociais. “Estamos aqui hoje reafirmando uma instância participativa, democrática e coletiva da UFJF. Uma instância que reconhece e respeita a diversidade e busca contribuir com o acesso a direitos. Um coletivo formado por aqueles e aquelas diretamente responsáveis por fortalecer o elo que une a universidade e a comunidade. Estamos, portanto, diante de um momento de suspensão desse cotidiano de dor e de desconsideração.”

Articulação entre ensino, pesquisa e demandas da sociedade

A extensão universitária é a responsável por promover a articulação entre o ensino, a pesquisa e as demandas da sociedade, em um exercício de contribuição mútua. E o Conexc, reativado em 2017 pela atual gestão, permite que ações extensionistas e culturais, implementadas pela Universidade, sejam definidas em consonância com os anseios da sociedade.

“Desde sua reativação, inúmeros debates foram travados e encaminhamentos foram deliberados pelo Conexc. A partir desse processo, foi possível traçar uma política institucional robusta e crítica, que adota princípios nacionalmente acordados entre os sujeitos que realizam extensão nas instituições públicas de ensino superior: interação dialógica, interdisciplinaridade e interprofissionalidade, indissociabilidade com o ensino e a pesquisa, formação socialmente referenciada dos estudantes e a transformação social”, conclui Ana Lívia.

Durante a cerimônia de posse dos novos membros do Conexc, os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais acerca das ações extensionistas, por meio de um vídeo, desenvolvido pelo projeto de extensão “UFJF Transformadora”. Confira abaixo:

O mandato dos integrantes do Conexc tem duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. Confira aqui o regimento eleitoral de 2021.

Saiba mais sobre a Extensão:
Extensão supera desafio do distanciamento social e chega até a comunidade durante a pandemia

Outras informações: Pró-Reitoria de Extensão da UFJF