Abertas inscrições para cursos gratuitos do Boa Vizinhança Línguas

Estão abertas as inscrições para os cursos do programa de extensão Boa Vizinhança Línguas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  A iniciativa, coordenada pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) em parceria com a Faculdade de Letras (Fale), tem por objetivo  oferecer aos moradores dos bairros do entorno da Universidade a oportunidade de aprendizagem gratuita de vários idiomas.  As aulas serão realizadas presencialmente,  a partir de 20 de março.

Ao todo, são disponibilizadas 280 vagas, 35 por curso, sendo eles: língua inglesa, língua espanhola, língua francesa, língua italiana, libras, língua grega clássica, língua latina e português como língua de acolhimento para migrantes, refugiados e apátridas [pessoas que não têm sua nacionalidade reconhecida por nenhum país]. Cada curso tem a duração de três semestres letivos, divididos em três módulos, com carga horária de 60 horas por semestre.

Confira o edital na íntegra aqui.

A pró-reitora adjunta de Extensão da UFJF, Fernanda Cunha Sousa, ressalta que, além da aproximação com os moradores do entorno do campus, o programa Boa Vizinhança Línguas contribui para a formação acadêmica dos graduandos em Letras.

Inscrições e requisitos

O prazo de inscrições nos cursos do Boa Vizinhança Línguas vai de 07 de fevereiro a 1º de março. Os interessados devem preencher  formulário on-line ou comparecer – de posse dos documentos indicados no edital – na secretaria da Proex, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e 13h às 17h, no prédio da Reitoria, no campus de Juiz de Fora.

Podem participar do processo seletivo  candidatos oriundos de escola pública ou bolsistas integrais de instituições particulares, que não tenham vínculo com nenhum curso de graduação ou pós-graduação da UFJF. Conforme já mencionado, as vagas são destinadas, preferencialmente, para moradores do entorno da Universidade e, caso não sejam preenchidas, para interessados dos demais bairros.

Também é exigida como escolaridade mínima o ensino fundamental. Quanto à faixa etária, para todas as turmas o candidato deve ter 16 anos ou mais, com exceção da língua inglesa, para a qual o aluno deve ter idade mínima de 18 anos. Cada candidato pode se inscrever em até três opções dos cursos de língua ofertados, sendo contemplado somente em uma delas. A previsão é de que a lista final com os selecionados seja divulgada em 10 de março.

Além dos 35 candidatos a serem contemplados com uma vaga em cada um dos cursos, serão listados 15 candidatos, que constarão na lista de espera de cada língua oferecida. Caso haja mais candidatos inscritos como primeira opção para as 35 vagas, acrescidas de 15 vagas de lista de espera, será feito sorteio público, exclusivamente para as vagas destinadas às línguas em que a procura superar os 35 interessados. O sorteio público dessas vagas será transmitido pelo canal no YouTube da Pró-reitoria de Extensão da UFJF, no dia 09 de março, às 15h.

Outras informações:

(32) 2102-3992 ou 2102-3961 – Pró-reitoria de Extensão da UFJF (atendimento por telefone de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h);  boavizinhanca.extensao@ufjf.edu.br.