Projeto do Boa Vizinhança leva jovens e crianças ao Jardim Botânico

Visita acontece nesta sexta, 8, com grupo do Bairro Dom Bosco (Foto Carolina de Paula/UFJF)

Cerca de 40 jovens e crianças integrantes do projeto de extensão “Oficinas de musicalização e aulas de violão no Grupo Dom”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizam, nesta sexta-feira, 8, uma visita técnica ao Jardim Botânico da UFJF. Será a primeira vez do grupo, residente no bairro Dom Bosco, nesse  fragmento florestal de Mata Atlântica.

De acordo com o técnico-administrativo em Educação (TAE) da UFJF e coordenador do projeto, Guido Jordão, a Universidade fornece transporte e é responsável pelo grupo durante o deslocamento e a visita ao Jardim. “O objetivo da iniciativa é favorecer a inclusão da comunidade em contextos e espaços que ela normalmente não tem acesso”, explica.

O Jardim Botânico é um equipamento de extensão, espaço público gerido e mantido pela UFJF, no qual os visitantes têm a oportunidade de trocar saberes sobre a sociobiodiversidade e de estar em contato com mais de 400 espécies nativas da Mata Atlântica. As oficinas de musicalização, por sua vez, integram o Programa Boa Vizinhança da instituição, o qual congrega ações extensionistas que atendem às demandas apresentadas pelos movimentos sociais, associações, coletivos culturais e escolas dos bairros localizados no entorno do campus universitário.

Transformação recíproca
Conforme a pró-reitora adjunta de Extensão, Fernanda Sousa, o setor é responsável por promover a articulação entre o ensino, a pesquisa e as demandas da sociedade, em um exercício de contribuição mútua. Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) coordena e apoia programas, projetos, eventos e demais atividades, considerando o compromisso social da Universidade enquanto instituição pública empenhada na ação reflexiva de questões que envolvem a maioria da população.

Além disso, busca ampliar os espaços de aprendizagem da comunidade acadêmica através da vivência de situações práticas, desenvolvimento e aplicação de pesquisas nos diferentes campos do conhecimento. “Proporcionar o acesso desses jovens e crianças ao Jardim Botânico da UFJF é uma das maneiras para que a Universidade cumpra uma de suas funções sociais. Essa experiência certamente proporcionará para todos os membros do projeto uma oportunidade para a troca de saberes e para a construção de conhecimentos e memórias, estreitando ainda mais sua relação com a Universidade”, afirma a pró-reitora.

imprensa.extensao.ufjf@gmail.com