Estabelecidas diretrizes para retorno das atividades presenciais de extensão

O Conselho Setorial de Extensão e Cultura (Conexc) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) torna pública nesta quarta-feira, 10, a Resolução 01/2021. O documento estabelece diretrizes para o retorno das atividades presenciais de extensão universitária, estipulando que esse processo deverá ser realizado  gradativamente, respeitando a aplicação dos protocolos de biossegurança e o distanciamento físico e espacial recomendados pela Comissão de Infraestrutura e Saúde da UFJF.

A Universidade define como atividades de  extensão universitária – e que poderão ser oferecidas de forma presencial e/ou híbrida – aquelas que articulam o ensino e a pesquisa às demandas da comunidade, contribuindo com a formulação de políticas públicas, a promoção de valores democráticos de igualdade, a transformação social e a formação profissional e cidadã dos estudantes, tais como: programas, projetos, cursos e eventos.

De acordo com o Conexc, o retorno presencial deve ser processual, com avaliação constante, conforme o cenário epidemiológico nacional e dos municípios em que se inserem os campi da Universidade e/ou os locais de realização das atividades a serem desenvolvidas. As atividades extensionistas presenciais também devem estar inseridas no plano de retorno gradual da unidade acadêmica ou administrativa a que o coordenador ou coordenadora da ação de extensão esteja vinculado, bem como precisam ser informadas à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com documentação a ser encaminhada via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

“Caberá ao coordenador ou coordenadora, juntamente com os demais integrantes de equipe, organizar o retorno das atividades presenciais e/ou híbridas das ações de extensão.  Deverão ser consideradas as condições dos estudantes envolvidos e a aplicabilidade da ação agora nesse novo contexto possível”, explica a presidente do Conexc e pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra.

Além disso, o Conexc determina que permanece em vigor o oferecimento de ações extensionistas no regime de Ensino Remoto Emergencial (ERE), e o consequente lançamento de frequência, desde que em compatibilidade com o cronograma e desenvolvimento necessários, considerando as diretrizes estabelecidas para o  processo de retorno gradual da extensão da UFJF.

Prevenção e enfrentamento direto à Covid-19

Conforme a resolução do Conexc,  deve ser priorizado o retorno presencial ou híbrido das ações de extensão de prevenção e enfrentamento direto à COVID-19. “E também aquelas ações cujas características não permitem a continuidade do desenvolvimento de forma remota, seguindo os protocolos de biossegurança da UFJF, bem como o distanciamento físico e espacial recomendados pela Comissão de Infraestrutura e Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora”, explica Ana Lívia.

O Conselho Setorial de Extensão e Cultura (Conexc) também estipulou que é obrigatório, por parte de todas as pessoas envolvidas nas atividades presenciais, o cadastro e o monitoramento na Plataforma Busco Saúde. Saiba como utilizá-la clicando aqui. Além disso, os membros de equipe de ação de extensão deverão

realizar curso de capacitação de prevenção à Covid-19, disponível na plataforma Moodle e no site da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe).

Siga a Pró-reitoria de Extensão no Instagram.

Outras informações: extensao@ufjf.edu.br – Coordenação de Extensão